Amazônia, Agora

Projetos

Amazônia, Agora

Dos desafios que o século XXI nos trouxe, há um cujo epicentro está no Brasil: a questão amazônica. De um ponto de vista cosmopolita, trata-se de um problema global; afinal, a crise climática tem escalas mundiais e está intrinsecamente ligada à floresta. Mas a abordagem do problema exige muito mais do que esforço coletivo ou vontade política. Faz-se necessário, mais do que nunca, compreendermos o que é a Amazônia em sua imensidão e pluralidades para, assim, começarmos a colher as respostas acerca de seu futuro e, portanto, o horizonte de todo o planeta.

O programa multidisciplinar Amazônia, Agora é um convite para nos aproximarmos de olhares que partem da floresta e de seus múltiplos agentes para percebermos que até as questões mais urgentes necessitam de um mínimo de contemplação. Não há mais somente um olhar do mundo para a Amazônia, mas da Amazônia para o mundo.

Por meio da união de produções, olhares e pesquisas de artistas e agentes atuantes no complexo amazônico, o novo programa permanente do Instituto Inclusartiz será dividido em três eixos, sendo eles, Expositivo, Experimental – um programa de debates, oficinas e exibição de vídeos e filmes intitulado Laboratório Amazônico – ; além do eixo Pesquisa – ativação de parcerias com organizações, instituições e outros projetos artísticos que estabeleçam intercâmbios entre vozes e atores de diferentes regiões do país.

Colocando-nos tanto como estrangeiros nesta terra, quanto permitindo-nos enxergá-la mais de perto, estendendo o alcance da imensidão verde amazônica até regiões que, antes, longínquas, agora tornam-se, dentro dos múltiplos tentáculos do projeto Amazônia Agora, mais próximas daqueles que se engajarem nas distintas frentes de um projeto cuja pesquisa vem sendo realizada no curso dos últimos dois anos pela equipe curatorial do Instituto Inclusartiz e seus parceiros institucionais.