23 de novembro de 2022

Centro Cultural Inclusartiz amplia dias de visitação durante a semana

Com entrada franca, espaço agora fica aberto ao público de terça-feira a domingo

Inaugurado em 2020 no bairro da Gamboa, região portuária do Rio de Janeiro, o Centro Cultural Inclusartiz acrescentou mais dois dias de funcionamento durante a semana. O espaço, cuja a entrada é gratuita, agora abre suas portas de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Um dos principais fomentadores de arte contemporânea do país, o Instituto Inclusartiz, organização à frente do centro cultural, pretende dessa forma ampliar o acesso dos moradores de seu entorno e do público geral à cultura e a arte.

Centro Cultural Inclusartiz agora funciona de terça-feira a domingo / Foto: divulgação

Atualmente, os visitantes podem conferir no térreo do espaço a exposição “Por detrás da retina”, que reúne obras de 16 artistas brasileiros contemporâneos que investigam, de diferentes formas e por meio de variados suportes, as relações entre o espaço físico e a virtualidade, ao passo em que buscam instaurar novos territórios que extrapolam a capacidade convencional da visão humana. A mostra coletiva, com curadoria de Victor Gorgulho, apresenta um recorte intergeracional, mesclando a produção de jovens artistas, como Laryssa Machada e Vitória Cribb, a nomes renomados do circuito, como Adriana Varejão e Bárbara Wagner.

Exposição “Por detrás da retina” reúne obras de 16 artistas brasileiros contemporâneos  / Foto: Thales Leite

Já o piso superior do centro cultural hospeda o “Open Studio – estudos em trânsito”, organizado pelo coordenador do programa de residências artísticas do instituto, Lucas Albuquerque. Tomando o formato de estúdios abertos como ponto de partida, a mostra exibe trabalhos e pesquisas em processo dos nove artistas, curadores e pesquisadores que passaram ou ainda passarão pelo programa ao longo deste ano: Brígida Campbell, Filomena Mairosse, Luisa Brandelli, Mariana Souza, Mkutaji Wa Nija, Moara Tupinambá, Nayara Jinknss, Patfudyda e Paulete Lindacelva. A montagem apresenta um caráter heterogêneo, mesclando trabalhos em vídeo, fotografia, publicações, esquemas e metodologias de pesquisa inéditos ou, ainda, trabalhos artísticos que apontam para as futuras pesquisas a serem desenvolvidas.

“Open Studio – estudos em trânsito” exibe trabalhos dos nove residentes que passaram pelo instituto em 2022  / Foto: Thales Leite

No mesmo andar, o público ainda pode conferir de perto os trabalhos que integram o Clube dos 25, programa de aquisição de obras de arte contemporânea que foi lançado na ArtRio 2022. O projeto — cujo título remete ao quarto de século que o instituto completa este ano — visa a seleção anual de cinco artistas brasileiros proeminentes da cena nacional e internacional para desenvolver trabalhos inéditos, de tiragem limitada, criados unicamente para o programa.  A primeira edição conta com trabalhos de Jota Mombaça, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Talles Lopes e Vivian Caccuri; artistas com origens e pesquisas distintas entre si, mas que circunscrevem em seus trabalhos uma gama de questões em voga na arte contemporânea brasileira, revisitando a história mediante uma postura crítica em relação ao presente.

Serviço

Centro Cultural Inclusartiz
Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa, Rio de Janeiro – RJ
Visitação: terça-feira a domingo, das 11h às 18h
Entrada gratuita