28 de novembro de 2023

Caminhos Para Gamboa: confira a programação educativa do Inclusartiz para dezembro

Programa conta com oficinas artístico-pedagógicas, visitas mediadas nas exposições, rodas de conversa, entre outras ações em diálogo com a importância histórica e cultural do bairro da Gamboa

O “Caminhos Para Gamboa” é um programa educativo do Centro Cultural Inclusartiz, espaço localizado no bairro da Gamboa, de frente para a Praça da Harmonia, no coração da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Região que passa por mudanças urbanísticas e culturais desde muito antes da própria fundação da cidade e local onde eclodiu revoltas e outras passagens importantes para a história do Brasil, se configurando como um espaço complexo e fértil de questões.

Desenvolvida por Fernando Porto, Coordenador do Programa Educativo, a iniciativa, como o seu próprio nome revela, tem essa região como eixo transversal para estas experiências educativas. A partir disso, em que um centro cultural pode contribuir para a salvaguarda e visibilidade da importância histórica do território? Pode um centro cultural ser a extensão de uma sala de aula e promover outros processos de ensino e aprendizagem? Pode um centro cultural promover a cidadania e o desenvolvimento socioeducativo? Pode um espaço de arte discutir e fomentar políticas públicas para a ciência, cultura e educação?

O programa educativo é composto por oficinas artístico-pedagógicas, visitas mediadas nas exposições, na praça e dependências do prédio histórico, rodas de conversa, performances, peças teatrais, contação de histórias, feiras, lançamento de livros, shows, entre outras ações em diálogo com a importância histórica e cultural do bairro da Gamboa, suas personalidades e empreendedores locais, assim como o seu valor simbólico, criativo e econômico para a cidade.

Programa conta com oficinas artístico-pedagógicas, visitas mediadas nas exposições, rodas de conversa, entre outras ações em diálogo com a importância histórica e cultural do bairro da Gamboa

Confira a programação para o mês de dezembro:

Toda semana, de terça a sexta-feira | Caminhos da Gamboa – Visitas Mediadas

Público: livre
Vagas: grupos de até 15 pessoas
Horário: 11h às 18h
Inscrições: agendamento pelo e-mail agendamento@inclusartiz.org

Quinta-feira, 07/12 | Experimentações Livres em Arte Contemporânea – Oficina Verbo Colar e Montar

Público: 6 a 15 anos
Vagas: 15
Horário: 15h às 17h
Inscreva-se aqui

Quinta-feira, 14/12 | Experimentações Livres em Arte Contemporânea – Oficina Verbo Colar e Montar

Público: 6 a 15 anos
Vagas: 15
Horário: 15h às 17h
Inscreva-se aqui

Quinta-feira, 14/12 | Arte, Cultura e Sociedade – Conversas de Galeria

Público: a partir de 16 anos
Vagas: 30
Horário: 19h às 21h
Inscreva-se aqui

Domingo, 17/12 | Conexões Vizinhas – Domingos na Praça

Público: livre
Vagas: ilimitadas
Horário: 11h às 13h30
Inscrição: não é preciso se inscrever.