8 de dezembro de 2023

Última edição do projeto “Conversas de Galeria” do ano recebe a artista Kika Carvalho e o curador Lucas Albuquerque

O encontro, mediado pelo coordenador do programa educativo do Inclusartiz, Fernando Porto, será realizado em torno da pesquisa que resultou na exposição individual “Ultramar”, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin

Na quinta-feira, dia 14 de dezembro, a partir das 19h, acontece a última edição do ano do “Conversas de Galeria”. Desta vez, receberemos a artista capixaba Kika Carvalho e o curador do programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz, Lucas Albuquerque, para uma conversa em torno da produção artística de Kika. Entre processos pictóricos e fotográficos, a artista examina a relação da cor azul como índice e marca de uma memória da negritude.

Partindo de sua pesquisa acerca do azul na história material, Kika conecta a cor com a vista do horizonte banhado pelo mar da ilha onde nasceu e viveu. Fazendo uso deste dado afetivo, ela incorpora o azul como dado de uma memória fotográfica longínqua, que interpela não apenas suas lembranças pessoais como mulher negra, mas também a história brasileira e suas relações além-mar, na grande Kalunga.

No encontro, intitulado “Histórias de pescador: contar as gotas para aprender a nadar”, a dupla parte da pesquisa que resultou na exposição “Ultramar” — individual de Kika com curadoria de Albuquerque, aberta ao público recentemente na Casa Museu Eva Klabin em parceria com o Inclusartiz —, para traçar como as memórias do mar, coletivas ou pessoais, vivenciadas por Kika entre Vitória, Rio e Luanda, se interligam entre duas esferas: em sua prática artística como uma forma de construir e escavar, mutuamente, velaturas da memória afro-brasileira; e em sua vivência enquanto mulher negra, fazendo parte de um movimento revisionista contemporâneo. A conversa contará com a mediação de Fernando Porto, coordenador do programa educativo do instituto.

>> Casa Museu Eva Klabin e Inclusartiz inauguram exposição individual de Kika Carvalho

Trabalho de Kika Carvalho em exibição na exposição “Ultramar”, em cartaz na Casa Museu Eva Klabin

O projeto “Conversas de Galeria” se propõe a ser um ciclo de conversas com artistas, curadores, educadores e personalidades de dentro e fora do universo da arte e da cultura, que desenvolvem ações em torno da economia criativa e do desenvolvimento socioambiental sustentável. A ação faz parte do Programa Educativo “Caminhos para Gamboa”, composto por formações livres e continuadas sobre arte, educação, cultura e história do Rio de Janeiro, tendo como públicos prioritários os moradores da região portuária, estudantes da rede pública de ensino, educadores, artistas e profissionais da cultura.

Sobre os convidados

Kika Carvalho – É graduada em Artes Visuais (Licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Sua prática artística se materializa em diferentes suportes, técnicas e escalas, com uma pesquisa atenta em torno da cor azul, que pode estar relacionada tanto com as paisagens da cidade-ilha onde nasceu, como com aspectos da história da pintura. Sua obra é atravessada por questões ultramarinas de presença e ausência, tão caras à diáspora Atlântica. Sua produção também é entrecruzada por algumas experiências, como a prática de pintura urbana e a arte educação; além da participação em programas de residências artísticas, como: Angola AIR – Espaço Luanda Arte (2022); Malungas (2018), com a artista Rosana Paulino; entre outras.

Kika Carvalho

Lucas Albuquerque – É bacharel em História da Arte pela UERJ e mestre em Processos Artísticos pelo PPGARTES/ UERJ. É curador independente e pesquisador, tendo sido curador-organizador da Galeria Aymoré (Rio de Janeiro). Atualmente, é curador do programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz, estabelecendo conexões com artistas, curadores e pesquisadores entre o Brasil, Reino Unido, Holanda, Espanha e França. Realizou a curadoria das exposições “Muamba: Brazilian Traces of Movement” (2023), na Ruby Cruel (Londres, U.K.); “O Sagrado na Amazônia” (2023), com Paulo Herkenhoff, e “Gamboa: nossos caminhos não se cruzaram por acaso” (2022), no Instituto Inclusartiz (RJ); “USTÃO” (2023), na Casa Museu Eva Klabin (RJ); entre outras individuais e coletivas.

Lucas Albuquerque

Fernando Porto – É educador, artista e pesquisador com foco em educação museal, crítica e teorias decoloniais da arte e da cultura. Já passou por instituições como o Museu de Arte do Rio – MAR, Caixa Cultural RJ, MAM-RJ e Museu do Amanhã. Hoje, integra a equipe de Educação e Mediação da Fundação Bienal de SP, além de ser criador e coordenador do Programa Educativo “Caminhos Para Gamboa”, do Instituto Inclusartiz, onde desenvolve projetos e metodologias artísticas/pedagógicas direcionadas aos moradores da Região Portuária e da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ações que fomentam tecnologias de apoio ao território, empregabilidade juvenil, justiça climática e educação das relações étnico-raciais.

Fernando Porto

Serviço

Conversas de Galeria | Território, subjetividades e afetos
Com Miguel Afa
Mediação Fernando Porto
Quinta-feira, 14 de dezembro, das 19h às 21h
Centro Cultural Inclusartiz – Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa – RJ
Entrada gratuita