13 de março de 2024

CAMINHOS PARA GAMBOA: CONFIRA A PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA DO INCLUSARTIZ PARA MARÇO

O Programa Educativo “Caminhos para Gamboa” tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e Granado e conta com a coordenação do Fernando Porto, que tem construído oficinas artístico-pedagógicas, visitas mediadas nas exposições, rodas de conversa, entre outras ações, em diálogo com a importância histórica e cultural do bairro da Gamboa.

“Este ano, convidaremos jovens estudantes de arte, educação e humanidades para monitorar as oficinas, mediar conversas e auxiliar em atividades e eventos do Programa Educativo Caminhos para Gamboa, com o propósito de fomentar através das ações educativas, oportunidades para a capacitação e empregabilidade juvenil nos espaços de Arte e Cultura, em especial da juventude residente em comunidades, favelas e periferias do Rio de Janeiro.” conta Fernando.

Fernando Porto é Educador, Pesquisador e Artista. Vem efetuando pesquisas em Educação Museal, Críticas e Teorias da Arte. Tem atuações como Educador em instituições como  Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Moderna do Rio, Fundação Bienal de São Paulo entre outras. É criador e coordenador do Programa Educativo “Caminhos Para Gamboa” no Centro Cultural Inclusartiz, onde vem dando continuidade em metodologias e práticas de Educação Artística e Museologia Social  direcionadas ao público morador da região portuária e estudantes da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Registro da Oficina de Rabiscos – Verbo desenhar (Acervo Inclusartiz)

Oficina Afro-sonoridades “De baixo do barro também tem beat”

16 de Março – Sábado
14:00h ás 16:30h
Total 15 participantes 
Livre. 

Conhecer instrumentos e tocar ritmos que vem  do chão brasileiro nos conecta à conhecimentos artísticos ancestrais do nosso país. O que é  enriquecedor para percepção e o pertencimento cultural, principalmente da criança e do jovem brasileiro, reconhecendo a importância e a presença desses ritmos na maioria das nossas expressões culturais, chegando até os dias atuais com as novas tecnologias e sonoridades, como os beats afro futuristas, baseados nas descobertas do passado mas comprometidas com as novas florestas musicais erguidas hoje nesse território. A oficina “Afro-sonoridades” propõe a construção de instrumentos musicais baseados na cultura afro-brasileira e através do manejo e do toque, experimentar suas relações próximas com os novos beats tecnológicos.

A oficina contará com Raphael Pippa, que é um artista das sonoridades, das palavras e da educação. Cria do Morro do Pinto, na Zona Portuária, onde teve acesso à música através de vizinhos. Pippa é neto de nordestinos e mergulha na confluência de ritmos regionais tradicionais brasileiro com sonoridades e temáticas contemporâneas. Em seu trabalho musical solo de estreia “Tombo de Coragem” Pippa homenageou sua avó materna Teresa, violonista nascida na região do Cariri paraibano.

No teatro, fez parte do Centro de Teatro do Oprimido durante 8 anos e mais tarde atuou em musicais infantis como “Zaquim” e “Barulinho”. Na arte-educação, Pippa fez parte do Grupo Cultural Afrorregae ensinando canto para crianças e jovens de Vigário Geral. Também foi arte-educador do projeto Casa Viva, em Jardim Sulacap. Atualmente trabalha na rede Sesc Rio como instrutor de Canto Coral para idosas, além de lecionar violão e teclado para jovens e adultos e musicalização para crianças.

Trocas Poéticas com Artistas Residentes  

23 de Março – Sábado
Total: 15 participantes 
Livre.

Oficinas com artistas brasileiros e internacionais residentes do Programa de Residência Artística do Instituto Inclusartiz. Cada artista residente irá ministrar uma oficina para a comunidade da Gamboa a partir dos seus processos criativos e buscas poéticas no período de sua residência no Centro Cultural. Os encontros se iniciam em março e acontecem todo mês até o final do programa no mês de agosto. 

11h às 13h –  Céline Le Guillou 
15h às 17h –  Alma Berrow                 

Conexões Vizinhas – Domingos na Praça. 
24 de Março – Domingo
Café da Manhã – por Bendita Maria Confeitaria Artesanal\ Providência RJ
10:00h até 13:00h.

Pode o Bairro ser um Museu?

Sinopse: Pode uma rua ter tantas histórias? Iremos traçar no mapa do bairro, as nossas lembranças de pessoas e acontecimentos que marcam a memória histórica e afetiva do bairro, envolvendo suas ruas, calçadas, praças, estabelecimentos e personalidades da Gamboa. 

Pesquisa e Cadastramento dos nossos Vizinhos da Gamboa e adjacências, para sugestões, construções e informações da programação cultural do bairro e dos eventos e atividades educativas do Centro Cultural Inclusartiz. 

Histórias na Praça: Nyangara Chena, a serpente mágica. Era uma vez a história de um bondoso sábio chamado Tangewna, do povo Xona, do Zimbábue que, ao adoecer, necessita da ajuda dos homens do seu povoado para levarem ele até Nyangara Chena, uma cobra curandeira com saliva mágica que possui poderes sobrenaturais capazes de curar qualquer enfermidade. Será que eles vão conseguir salvar o chefe da aldeia?

Livremente inspirado no livro “Nyangara Chena: A cobra curandeira” de Rogério Andrade Barbosa

Com Marjory Leonardo