24 de abril de 2023

Exposições do projeto “Interseções” são prorrogadas até 28 de maio

Mostras individuais de Dalton Paula e Márcia Falcão estão abertas ao público no Centro Cultural Inclusartiz

Previstas para serem encerradas no dia 23 de abril, as exposições integrantes do projeto Interseções – diálogos entre a arte contemporânea e a literatura foram prorrogadas e podem ser vistas pelo público até o dia 28 de maio. Sob a curadoria de Victor Gorgulho, Curador-chefe do Instituto Inclusartiz, a iniciativa apresenta em sua primeira edição mostras individuais de dois artistas visuais cujas produções dialogam não apenas com o campo literário, como também possuem inúmeros pontos de interseção e conexão entre si.

Exposições do projeto Interseções – diálogos entre a arte contemporânea e a literatura ficam abertas ao público até 28 de maio / Foto: Beatriz Gimenes

A abertura dos olhos, de Dalton Paula, reúne alguns de seus primeiros experimentos artísticos, em um momento de sua trajetória em que a foto-performance e o uso do vídeo atravessavam profundamente sua prática, realizando atos performáticos ora para a câmera estática ora para fins audiovisuais. Nestes trabalhos, já distantes de sua produção atual, podemos testemunhar o peculiar momento em que Dalton retratava o seu próprio corpo – ou o corpo negro, de um modo geral – com seus rostos e olhos usualmente vendados, cerrados ou mesmo cobertos por algum objeto ou aparato. Um segundo grupo de obras – três pinturas oriundas de sua famosa série retratos brasileiros, em que pinta o rosto de lideranças negras históricas do Brasil – nos revelam a abertura dos olhos destas personagens, cujas memórias foram apagadas pela historiografia tradicional e são, hoje, reescritas na delicada e potente obra do artista.

>> Confira entrevista com o artista Dalton Paula em nosso canal no Youtube.

A fotografia “A Cor de Pele A” (2012), de Dalton Paula, integra a exposição “A abertura dos olhos” / Foto: cortesia do artista

Em outra sala, o público pode visitar a exposição Pai Contra Mãe, de Márcia Falcão, que apresenta pela primeira vez o conjunto completo das pinturas produzidas pela artista carioca especialmente para a nova edição do conto homônimo de Machado de Assis, recém-publicado pela Editora Cobogó. Escrita em 1906, a obra, uma das mais brilhantes do autor, faz um duro retrato da sociedade brasileira de sua época. Ao apresentar o personagem Cândido Neves, que “cedeu à pobreza quando adquiriu o ofício de pegar escravos fugidos”, Machado de Assis expõe com crueza a miséria e a violência vivida por negros e pobres no Brasil.

Para o jornalista Tiago Rogero, que assina um texto na publicação, as pinturas de Márcia Falcão destacam a “assertividade contra a barbárie” do texto original e “abrilhantam esta edição”. Seu estilo figurativo e expressivo, carregado de um olhar combativo às desigualdades sociais e de gênero, pontua a leitura com imagens intensas que reforçam a conexão entre o conto e a contemporaneidade. Afinal, Machado deflagra violências que persistem em pleno século XXI.

>> Confira entrevista com a artista Márcia Falcão em nosso canal no Youtube.

Pintura “Balança da fome” (2022), de Márcia Falcão, integra a exposição “Pai Contra Mãe” / Foto: divulgação Fortes D’Aloia & Gabriel

SOBRE O PROJETO

O projeto Interseções – diálogos entre a arte contemporânea e a literatura reforça a vocação interdisciplinar que atravessa as diversas atividades do Instituto Inclusartiz. Desde a sua inauguração definitiva, no último ano, o centro cultural vem desenvolvendo um programa multidisciplinar e de natureza híbrida, reunindo desde seu tradicional Programa de Residência Artística e Pesquisa – em curso desde 2014 – até uma programação expositiva que enaltece tal caráter tentacular das iniciativas do instituto.

“Do casarão à Praça da Harmonia, de sua sede no Rio de Janeiro até outras tantas cidades mundo afora, o Inclusartiz segue a carregar, em sua essência, um latente desejo de fomentar a cultura, não apenas no circuito da arte contemporânea mas, para muito além, busca alcançar territórios de fricção e aproximação entre as artes visuais e outras linguagens, como o teatro, a música, a dança e, no presente projeto, a literatura”, conta o curador Victor Gorgulho.

Exposições do projeto Interseções – diálogos entre a arte contemporânea e a literatura ficam abertas ao público até 28 de maio / Foto: Beatriz Gimenes


SERVIÇO

Projeto Interseções – diálogos entre a arte contemporânea e a literatura
Visitação: terça-feira a domingo,  das 11h às 18h, até 28 de maio
Centro Cultural Inclusartiz — Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa.
Entrada gratuita