1 de setembro de 2023

Will Fredo Furtado participa de residência artística na sede do Inclusartiz

Durante a temporada no Rio de Janeiro, artista guatemalteca-cabo-verdiano irá investigar elementos das culturas afro-brasileiras e afro-indígenas que possam dialogar com a sua pesquisa em curso

Em agosto, o artista, escritor e editor Will Fredo Furtado iniciou uma residência artística de na sede do Instituto Inclusartiz, no Rio de Janeiro. Nascido em Portugal, Will, que se identifica como uma pessoa não-binária, tem herança guatemalteca e cabo-verdiana. Atualmente vive em Berlim, na Alemanha, onde desde 2017 é editor adjunto da Contemporary And, uma plataforma de arte focada em perspectivas africanas. 

Foi através da plataforma que Will estreitou seus laços com o Inclusartiz, tendo ministrado nos dias 26 e 27 de agosto uma oficina de escrita reflexiva no centro cultural. A atividade, realizada por meio de uma parceria entre o instituto, a Salta Art Foundation e a Contemporary And, contemplou dez jovens críticos de arte.

Como fruto desta interseção, o artista foi convidado também a integrar o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Inclusartiz, sob a orientação do curador Lucas Albuquerque. Em sua prática artística, Will Fredo Furtado trabalha com imagens, corpo e texto para explorar a pós-descolonialidade e as epistemologias do Sul Global, abordando as dinâmica de poder, a deslocação cultural e a confluência entre cultura pop, negritude, pensamento decolonial, kuirness e tecnologia. 

Will Fredo Furtado ministrou curso de escrita reflexiva no Centro Cultural Inclusartiz / Foto: divulgação

Nesta temporada no Rio de Janeiro, irá investigar elementos das culturas afro-brasileiras e afro-indígenas, em especial no território da Pequena África – região onde o Inclusartiz está inserido –, que possam dialogar com a sua pesquisa em curso. 

Will Fredo já expôs em diversas instituições ao redor do mundo, como Goethe-Institut Bogotá, Videonale 19, Bundeskunsthalle, Eastside Projects, Kunsthalle Baden Baden, apexart, 6ª Ural Industrial Biennale, Galerie im Körnerpark, Galleria Fonti, entre outras.

A residência de Will Fredo Furtado é apoiada pelo Instituto Inclusartiz e Salta art.

Will Fredo Furtado ministrou curso de escrita reflexiva no Centro Cultural Inclusartiz / Foto: divulgação