Elabora: Instituto Inclusartiz promove curso de Joalheria com qualificação em Ourivesaria voltado para mulheres
A formação profissional terá duração de oito meses e será realizada presencialmente no Rio de Janeiro a partir de outubro deste ano
De acordo com o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2022, o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com maior percentual de mulheres chefes de família: elas respondem por 81% do total de inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e por 87% do total que recebe o Bolsa Família. Além disso, a taxa de desemprego entre as mulheres é 50% maior e elas ganham salários 20% menores do que homens com a mesma formação.
A partir deste contexto, o Instituto Inclusartiz desenvolveu o Programa Elabora, um curso de Joalheria com qualificação profissional em Ourivesaria emitida pela FIRJAN/SENAI, que tem como objetivos: promover a igualdade social, racial e de gênero; criar novas perspectivas, oferecendo formação educacional, qualificação para o trabalho e geração de emprego para mulheres em uma carreira valorizada e promissora; quebrar o paradigma histórico das profissões de segmento joalheiro que têm predominância tradicionalmente masculina; disseminar a sustentabilidade e as boas práticas na joalheria; e promover o conhecimento por meio de palestras de caráter cultural e artístico.
Idealizado e dirigido pela designer de joias e empreendedora social Nathalie Kuperman, o curso oferece 20 vagas (sendo 30% destinadas para cotas raciais) para mulheres a partir dos 18 anos, graduandas ou recém-graduadas em Arquitetura, Belas Artes, Desenho Industrial ou Moda, estudantes de universidades públicas ou bolsistas de universidades privadas, com renda per capita de até 1,5 salários mínimos.
“O Programa Elabora foi criado para trazer transformação para esse grupo de mulheres. Uma oficina de ourivesaria é um espaço onde a transformação acontece o tempo todo. A gente tem a fusão dos metais, a transformação da lapidação das pedras brutas criando novas formas. Então a nossa ideia é trazer essa transformação toda que a gente vê na oficina para a vida dessas mulheres”, explica Nathalie Kuperman.
As aulas do Programa Elabora serão realizadas presencialmente no SENAI – Labjoias – Unidade Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro, a partir do dia 2 de outubro deste ano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ao longo de oito meses. A matriz curricular conta com disciplinas que vão desde história da joalheria até empreendedorismo, passando por confecção de modelos de joias em cera e técnicas de cravação de gemas. Todas as aulas serão inclusivas, contando com intérprete de Libras para receber alunas com deficiência auditiva.
O curso terá como projeto final a criação de uma coleção de joias orientada por uma equipe multidisciplinar que conta com a designer de joias Andrea Paes de Castro, a professora e designer de produto Jeanine Torres Geammal, e com a artista visual e ativista das causas indígenas Moara Tupinambá, que em seu processo criativo aborda memória, identidade, ancestralidade, resistência e pensamento anticolonial. A coleção será apresentada na edição de 2024 da ArtRio e no Centro Cultural do Instituto Inclusartiz, na Gamboa. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de julho ou até serem contabilizadas cem inscritas.
O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis aqui.
Para se candidatar, é preciso apresentar RG, CPF, declaração da instituição de ensino superior (para quem está cursando a universidade), certificado de conclusão de curso (diploma) – para aquelas que já concluíram a graduação; e declaração de renda per capita de até 1,5 salários mínimos.