24 de março de 2023

Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz recebe propostas de candidatos de dez países

Open Call irá selecionar artistas, curadores e pesquisadores para um período de orientação, pesquisa e produção na sede do instituto, no Rio de Janeiro

A Open Call para a edição de 2023 do Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz registrou mais de 500 candidaturas de artistas, curadores e pesquisadores de todos os estados brasileiros e de outras dez nações integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), territórios para onde a convocatória foi direcionada este ano.

A decisão de abrir o programa para candidatos de outros países lusófonos é reflexo do desejo contínuo do instituto de expandir a sua atuação para além do solo nacional e também uma continuidade do que já foi iniciado no ano passado, quando a convocatória foi aberta para candidatos de países da África Meridional.

“Há algum tempo buscamos colaborações em Portugal, onde identificamos um campo fértil para o desenvolvimento de projetos de inclusão social por meio da arte, além de ser uma porta de entrada natural para o Brasil no mercado europeu. Aproveitamos este gancho para adentrar também o circuito cultural de outros países lusófonos, onde há uma sinergia de valores, cultura e história para muito além do idioma em comum”, conta Frances Reynolds, presidente do Inclusartiz.

PRÓXIMOS PASSOS

Passado o período de inscrições, os candidatos serão avaliados, até 4 de abril, por um júri convidado formado por cinco nomes de diferentes partes do Brasil, cada um representando uma região do país. São eles: Brígida Campbell (Belo Horizonte, MG), Divino Sobral (Goiânia, GO), Keila Sankofa (Manaus, AM), Josué Matos (Florianópolis, SC) e Maria Rosa (Recife, PE).

>> Conheça os integrantes do júri consultivo.

“Esse júri avalia cada uma das inscrições individualmente, buscando entender tanto a relevância do projeto e a coesão com o portfólio, como também a pertinência da proposta a ser desenvolvida dentro do nosso centro cultural, entendendo as nossas especificidades e as aberturas que temos para promover o seu desenvolvimento. Importante salientar que durante o processo cada um dos jurados vai olhar o portfólio e em seguida a gente debate em conjunto todos os nomes que foram apontados como relevantes para o processo de seleção”, explica Lucas Albuquerque, Coordenador do Programa de Residência Artística e Pesquisa.

Após esta pré-seleção, entre 18 e 20 nomes serão escolhidos para a fase de entrevistas com a equipe do Instituto Inclusartiz, que além de Albuquerque conta ainda com os curadores Victor Gorgulho e Aldones Nino, além de Frances Reynolds. As entrevistas serão realizadas entre os dias 10 e 14 de abril. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 25 do mesmo mês.

Ao todo, são oferecidas dez vagas, sendo cinco para artistas e cinco para curadores/pesquisadores. Dentro de cada categoria, quatro vagas são destinadas a candidatos brasileiros e uma para estrangeiros. As residências terão início em 15 de maio e serão realizadas ao longo do ano na sede do instituto, na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro, divididas em cinco ciclos de quatro semanas cada. Cada ciclo será formado por um artista e um curador/pesquisador.

“A proposta é que os dez residentes sejam recebidos em duplas, formadas por um artista e um curador ou pesquisador. Cada dupla passará quatro semanas no instituto, configurando um ciclo. Neste edital, estão previstos cinco ciclos. Dentro dessas propostas de união, pretendemos costurar o programa de maneira que as pesquisas tenham um ponto de contato, entendendo que não necessariamente elas precisam tratar de um mesmo tópico, mas que podem apresentar intercâmbios que auxiliem as duplas a trocarem e a se complementarem”, explica Lucas Albuquerque.

>> Confira entrevista completa com Lucas Albuquerque, Coordenador do Programa de Residência Artística e Pesquisa, sobre o processo de seleção.

O PROGRAMA

Realizado desde 2014, o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz tem como objetivo fomentar a produção artística nacional e internacional e já hospedou mais de quarenta nomes, incluindo profissionais renomados, como Amanda Abi Khalil (Líbano), Yuko Hasegawa (Japão), Gerda Steiner & Jorg Lenzlinger (Suíça), Hans Ulrich Obrist (Inglaterra) e Valeska Soares (Brasil); além de jovens talentos brasileiros, como Hal Wildson, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Manauara Clandestina, Vivian Caccuri e Xadalu Tupã Jekupé.

Em 2022, o instituto remodelou o programa e lançou a sua primeira chamada aberta, direcionada a candidatos brasileiros e de países da África Meridional (África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue). A convocatória de estreia recebeu mais de 530 inscrições.

Neste novo formato, o programa é dividido em ciclos, com duração de quatro semanas cada. Cada ciclo conta com uma dupla formada por um artista e um curador/pesquisador, que recebem todo o suporte necessário para o desenvolvimento de suas pesquisas, como espaço de habitação, ateliê coletivo na sede do Instituto Inclusartiz, acompanhamento curatorial personalizado, equipe de produção e comunicação dedicadas e uma bolsa residência para custear alimentação, transporte e compra de material.

Como parte do programa, o Inclusartiz ainda organiza uma série de atividades educacionais, como workshops, oficinas, publicações, falas públicas e sessões de crítica voltadas para estudantes de arte de instituições de ensino do Rio de Janeiro, ampliando o intercâmbio cultural entre os residentes e a comunidade artística local.

CRONOGRAMA

Período de seleção do júri: 13 de março a 4 de abril
Entrevistas com pré-selecionados: 10 a 14 de abril
Divulgação do resultado: 25 de abril
Início do 1º ciclo de residência: 15 de maio