Conversas de Galeria | Território, subjetividades e afetos, com Miguel Afa

Programações

Conversas de Galeria | Território, subjetividades e afetos, com Miguel Afa

30 de Nov / 30 de Nov de 2023

No dia 30 de novembro, a partir das 18h, acontece mais uma edição do encontro “Conversas de Galeria”, projeto integrante do nosso Programa Educativo “Caminhos Para Gamboa”. Este mês, o coordenador do programa, Fernando Porto, convida o artista Miguel Afa para um bate-papo sobre território, subjetividades e afetos em torno da construção de sua poética.  A entrada é gratuita.

Atualmente em cartaz no Centro Cultural Inclusartiz com a exposição “Em construção”, Miguel Afa nasceu e cresceu no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, e iniciou sua carreira como grafiteiro nos anos 2000. Desde 2019, vem se dedicando à pintura e explorando suas inúmeras nuances em paletas que transitam entre tons de marrom, bege, terra, preto e suas muitas variações.

Seu trabalho reside no reino figurativo, reconstruindo meticulosamente memórias, tecendo fios enigmáticos do inconsciente com elementos tangíveis da realidade. Este processo o permite criar narrativas profundamente alinhadas com a sua visão artística. Com o tempo, esta jornada em evolução transformou-se numa exploração matizada da cor. Como colorista, descobriu sua autêntica identidade artística.

O projeto “Conversas de Galeria” se propõe a ser um ciclo de conversas com artistas, curadores, educadores e personalidades de dentro e fora do universo da arte e da cultura, que desenvolvem ações em torno da economia criativa e do desenvolvimento socioambiental sustentável. A ação faz parte do Programa Educativo “Caminhos para Gamboa”, composto por formações livres e continuadas sobre arte, educação, cultura e história do Rio de Janeiro, tendo como públicos prioritários os moradores da região portuária, estudantes da rede pública de ensino, educadores, artistas e profissionais da cultura.