19 de outubro de 2023

Prix du Frac Bretagne – Art Norac 2023 seleciona Céline Le Guillou para o Programa de Residência do Inclusartiz

Realizado por meio de uma parceria entre a Frac Bretagne e o Instituto Inclusartiz, premiação elegeu jovem artista francesa para um período de residência artística de seis semanas no Rio de Janeiro

Lançado em 2020, o Prix du Frac Bretagne – Art Norac, promovido pela Frac Bretagne, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional internacional de artistas que vivem e trabalham na Bretanha, região no extremo noroeste da França. Este ano, a premiação foi realizada em parceria com o Instituto Inclusartiz, elegendo um dos 43 inscritos para uma residência de seis semanas na sede do instituto, no Rio de Janeiro.

Entre as candidaturas recebidas, um júri de profissionais da arte estabeleceu uma seleção de quatro finalistas – Cécile Le Guillou, Charlotte Vitaioli, Claire Guetta e Louis Guillaume – cujos trabalhos estão em exibição na Frac Bretagne, em Rennes, até 14 de janeiro de 2024. Após conhecer a produção de cada artista em seus ateliês, os curadores Victor Gorgulho e Lucas Albuquerque, do Instituto Inclusartiz, entregaram o Prix du Frac Bretagne – Art Norac 2023 a Céline Le Guillou.

Os curadores Victor Gorgulho e Lucas Albuquerque, do Instituto Inclusartiz, entregaram o Prix du Frac Bretagne – Art Norac 2023 a Céline Le Guillou / Foto: divulgação


“Apesar de ter sido uma escolha difícil, uma vez que os quatro finalistas possuem produções e pesquisas excepcionais, a nossa decisão se deu, ao final, por Céline Le Guillou. Sua produção em pintura e escultura apresenta uma surpreendente maturidade dentro de sua jovem trajetória como artista. Acreditamos fortemente que seu período em residência artística no Rio de Janeiro será de imensa contribuição para sua jornada”, conta Victor Gorgulho, Curador-chefe do Instituto Inclusartiz.

Nascida em 1994, Céline Le Guillou atualmente vive e trabalha entre Quimper e Courtils. Sua abordagem artística é focada na atenção aos materiais que utiliza e no processo de criação em si. Possui formação na Escola Superior de Arte de Annecy e, posteriormente, na Escola Superior Europeia de Arte da Bretanha, onde concluiu seus estudos em 2018. Além disso, aprimorou suas técnicas de cerâmica no Instituto Europeu de Artes Cerâmicas do Alto Reno. 

O período de residência da artista no Instituto Inclusartiz, previsto para acontecer entre os meses de abril e maio de 2024, será finalizado com uma exposição individual, no segundo andar do centro cultural, com trabalhos inéditos produzidos in loco e acompanhados de perto por Lucas Albuquerque, curador do Programa de Residência Artística e Pesquisa da instituição.

“Acredito que o nosso programa de residências irá proporcionar um intercâmbio cultural enriquecedor e a chance de Celine expandir seus horizontes artísticos. Estou ansioso para ver como ela irá explorar as influências e inspirações que o Rio de Janeiro tem a oferecer e como isso se refletirá em sua produção”, finaliza Lucas Albuquerque.

Trabalhos de Céline Le Guillou estão em exibição na Frac Bretagne, em Rennes, até 14 de janeiro de 2024 / Foto: divulgação