31 de julho de 2023

Em sua estreia, projeto “Conversas de Galeria” recebe a Yalorixá Mãe Celina de Xangô e a artista Yedda Affini

O encontro, que será realizado nesta quinta-feira (3) no Centro Cultural Inclusartiz, terá como tema “O Poder das Ervas”

A primeira atividade do projeto “Conversas de Galeria” será realizada nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, às 19h. O encontro, que terá como tema “O Poder das Ervas”,  será mediado por Fernando Porto, coordenador do Programa Educativo do Centro Cultural Inclusartiz, e contará com a participação da Yalorixá e presidente do Centro Cultural Pequena África, Mãe Celina de Xangô, e da multiartista carioca Yedda Affini.

Trabalho “O Poder das Ervas” (2022), de Mãe Celina de Xangô, presente na exposição “Gamboa: nossos caminhos não se cruzaram por acaso” / Foto: Wagner Kox

O projeto se propõe a ser um ciclo de conversas com artistas, curadores, educadores e personalidades de dentro e fora do universo da arte e da cultura, que desenvolvem ações em torno da economia criativa e do desenvolvimento socioambiental sustentável. A ação faz parte do Programa Educativo “Caminhos para Gamboa”, composto por formações livres e continuadas sobre arte, educação, cultura e história do Rio de Janeiro, tendo como públicos prioritários os moradores da região portuária, estudantes da rede pública de ensino, educadores, artistas e profissionais da cultura.

Sobre as convidadas

Mãe Celina de Xangô é Yalorixá e gestora do Centro Cultural Pequena África há treze anos. Em 2011 e 2012, foi convidada pelo Departamento de Arqueologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ a participar do reconhecimento de objetos encontrados nas escavações do Cais do Valongo, localizado na Zona Portuária do Rio, que recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO por ser o único vestígio material da chegada de africanos escravizados nas Américas.

Mãe Celina de Xangô / Foto: divulgação

Yedda Affini é multiartista e trabalha com fotografia, vídeo e performance. Sua poética percorre encruzilhadas entre os rituais e o corpo negro, sendo a pluralidade de vivências e culturas com as quais se conecta nos fluxos pelo Brasil que dão forma a sua pesquisa. Ancestralidade e espiritualidade são os fundamentos das suas obras. Participou de exposições no Museu de Arte do Rio, Inhotim e no Kunstmuseum Wolfsburg, na Alemanha. Atualmente é a artista mais jovem a compor o acervo do MAR.

Yedda Affini / Foto: divulgação

Serviço

Conversas de Galeria – O poder das ervas
Com Mãe Celina de Xangô e Yedda Affini
Quinta-feira, 3 de agosto, às 19h
Centro Cultural Inclusartiz – Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa – RJ
Entrada gratuita