Exposições

MANHÃ NUNCA ACABA

4 de Mar / 9 de Abr de 2023

O Centro Cultural Inclusartiz abre ao público neste sábado, dia 4 de março, a exposição MANHÃ NUNCA ACABA, de Béla Pablo Janssen, artista alemão que expõe pela primeira vez no Brasil. A individual irá ocupar parcialmente o segundo andar do centro cultural — destinado a ser um ateliê coletivo e espaço expositivo para os artistas residentes — com trabalhos recentes do artista que, entre dezembro de 2022 e fevereiro deste ano, integrou o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz, em paralelo à sua residência na FAAP, em São Paulo.

A pesquisa e as obras de Janssen, que já estiveram presentes em instituições de arte e feiras no Japão, Suíça, França, entre outros países, agora ganham um novo desdobramento em solo brasileiro. Com texto crítico e orientação de Lucas Albuquerque, curador e Coordenador do programa de residência do Inclusartiz, a mostra conta com a série “Horizontal agora vertical” (2022), em que o artista faz uso de guarda-sóis como suporte para a criação de pinturas instalativas que integram seus exercícios de figurar o nascer do sol e materializar, assim, a frase que guia este corpo de trabalhos. Outra série presente na exposição é “Sim, Sim, Segredos Fugazes” (2022), que toma como discussão a condição da pintura, fazendo o uso da alegoria da cortina como pista para a criação de obras que lidam com a autorreflexividade e a representação.

“Mediante o uso de materiais não ortodoxos na tradição pictórica, mas muito comuns para nós, como o TNT e o mosquiteiro, o artista problematiza em seus trabalhos a relação dúbia da pintura, que é ao mesmo tempo suporte bidimensional e possível janela para a representação tridimensional da formação de uma imagem. Para isto, Béla faz uso da autorreflexividade do vidro, que coloca o espectador em cena, como também da alegoria da cortina: aquilo que se interpõe entre a visão e a encenação, que está para além. Comparativamente, posso afirmar que o corpo de trabalho é produzido com interesse justamente nesse lugar, o limiar que separa o dentro e o fora”, comenta o curador Lucas Albuquerque.

A participação de Béla Pablo Janssen no Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz, assim como a realização de sua individual, estão alinhadas ao projeto de fomento à arte contemporânea global promovido pelo Inclusartiz desde a sua criação, que tem como objetivo o intercâmbio cultural e o compartilhamento de saberes entre artistas, curadores e pesquisadores a nível nacional e internacional.

SOBRE O ARTISTA

Béla Pablo Janssen (1981) vive e trabalha em Colônia, Alemanha. É graduado em Ilustração, Design e Comunicação pela Hochschule für Angewandte Wissenschaften Hamburg (2007) e mestre em Pintura, com Walter Dahn, pela Hochschule für Bildende Künste Braunschweig (2012). Entre as exposições das quais participou, destacam-se BÉLA PABLO, pela #NotFor$ale, Basel, Suíça (2022); Mit Wenig nach Venedig, na artothek, Colônia, Alemanha (2018); Le soleil se leve derriere l’abstraction, Gallery Jeanroch Dard, Paris, França (2014).

OUTRAS ExposiçõesOUTRAS ExposiçõesOUTRAS ExposiçõesOUTRAS ExposiçõesOUTRAS ExposiçõesOUTRAS ExposiçõesOUTRAS ExposiçõesOUTRAS Exposições