Residentes
CHRISTOPHER PAGE
Christopher Page (n. 1984) nasceu e cresceu em Londres, Reino Unido. Ele frequentou a Camberwell College of Art, Central St. Martins, antes de receber um MFA da Yale School of Art em 2011.
O foco de Page é a complexa interação entre o chamado registro “imaginário” e “simbólico” no espaço arquitetônico. Atualmente ele vive e trabalha em Atenas, na Grécia, com o intuito de se incorporar ao movimento em massa de pessoas, e pensar sobre isso em vista de uma longa história de dialética entre o “leste” e o “oeste”.
www.christopherorlandopage.com
PROJETO
Residuais
Por Chris Sharp
Jogando com anonimato da mão, trabalho, luz, o interior, questões de opacidade e estruturas de apoio, Christopher Page criou um conjunto de pinturas quasi-site-specific para o Programa Internacional de Residência Artística do Instituto Inclusartiz no Rio de Janeiro.
Para este conjunto de obras, Page afastou-se do habitual apoio da tela em um alongador e está pintando em superfícies especialmente concebidas a partir de drywall montado em tachas de metal que imitam o interior opaco, fechado da casa.
As próprias obras procuram refletir e revelar a luz do ambiente, enquanto hospedam as superfícies rasas e “trompe-l’oeil” (tecninca artistica que “engana o olho” usada em pintura ou arquitetura) pelo qual Page é conhecido.
Ao fazê-lo, Page continua seu interrogatório dos fundamentos da pintura, tais como o apoio, superfície, opacidade, ilusão e profundidade, que ele compara com a estrutura da casa, o modo como ela é formada por uma miríade de gestos anônimos e invisíveis , e, finalmente, fechada.