Contemporary And América Latina (C&AL) promove Oficina de Escrita Reflexiva no Centro Cultural Inclusartiz
A atividade, que será realizada em colaboração com o Instituto Inclusartiz e a Salta Art Foundation, acontece nos dias 26 e 27 de agosto de 2023
Em colaboração com o Instituto Inclusartiz e a Salta Art Foundation, a Contemporary And América Latina (C&AL) oferece uma Oficina de Escrita Reflexiva voltada para jovens críticos de arte. A atividade será realizada no Centro Cultural Inclusartiz, no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de agosto de 2023.
A oficina tem como principais objetivos facilitar a partilha de conhecimento e experiência entre os participantes; discutir a prática de reportagem de arte e escrita reflexiva, especialmente para atrair um público mais jovem; fornecer as ferramentas adequadas para a escrita de resenhas, comentários e ensaios circunscritos em um determinado contexto; orientar o uso de diferentes plataformas de mídia em suas relações com determinados temas; dar dicas sobre os processos de edição; ampliar a rede de jornalistas do Brasil; por os participantes em contato com uma rede internacional de jornalistas de arte colaboradores da C&AL, prevendo a possibilidade de publicação futura; e apoiar os jovens críticos de arte a encontrar outros canais de publicação, para além da C&AL.
Os interessados devem enviar CV e uma carta de motivação e/ou texto próprio, de uma página (máx. 1000 palavras) para o e-mail info@contemporaryand.com até o dia 13 de agosto. Para participar, os candidatos devem ter experiência inicial jornalística e de escrita no campo cultural e foco nas artes visuais. Escritores sêniores, com experiências de longo prazo, não serão aceitos.
>> Confira aqui o edital completo.
Conheça os instrutores da oficina:
Daniel Brazil é cria do Morro do Encontro. É escritor, editor e co-fundador da Oriki Editora. Autor do romance “Tudo o que prometi ser” (Bando Editorial Favelofágico, 2022) e do livro de poesia “Roleta do genocídio ou signos da diáspora” (Oríkì, 2019). Integra as coletâneas “Favela em mim” (Oríkì, 2019), “Porremas: escreva muito bêbado, edite de ressaca” (Mórula, 2018) e “Grãos imastigáveis: contos favelofágicos” (Bando Editorial Favelofágico, 2015).
Will Fredo Furtado é artista guatemalteca-cabo-verdiana não-binárie, além de escritore e editore adjunte da Contemporary And América Latina. Em sua prática, Will trabalha com imagens, texto, corpo e objeto para expandir ideias de futuridade queer e epistemologias descoloniais. Will expôs com instituições como Goethe-Institut Bogota, Videonale 19, Bundeskunsthalle, Eastside Projects, Kunsthalle Baden Baden, apexart, 6ª Ural Industrial Biennale, Galerie im Körnerpark, Galleria Fonti entre outras.
Sobre a C&AL
Contemporary And América Latina é uma revista de arte dinâmica e crítica, com enfoque nas perspectivas africanas e indígenas que conectam a América Latina, o Caribe e a África.
Salta Art Foundation
A Salta Art Foundation é uma organização artística independente sem fins lucrativos que busca promover o intercâmbio de ideias entre a América do Sul e a Alemanha. Salta Art apoia residências, palestras, performances, exposições e pesquisas para estimular o diálogo entre artistas, curadores, produtores culturais e entusiastas da arte, visando proporcionar oportunidades para colaborações e o desenvolvimento mútuo.