23 de novembro de 2022

Praça da Harmonia recebe a primeira etapa de obras de restauração

Realizada em parceria entre o Instituto Inclusartiz, o Revitaliza Rio e o Carioca DNA, projeto de melhorias atende a sugestões e interesses de moradores e trabalhadores da região a partir de conversas e escutas

Ao inaugurar o seu centro cultural na Praça da Harmonia, o Instituto Inclusartiz assumiu o compromisso de contribuir para a restauração e manutenção do ponto que escolheu para fixar a sua sede, em 2020. Depois de adotar oficialmente o local, a organização carioca realizou uma série de encontros com moradores, trabalhadores e representantes de associações da região, e, em outubro de 2022, deu início às obras de melhorias.

Reforma atende a sugestões e interesses de moradores e trabalhadores da região a partir de conversas e escutas / Foto: divulgação

Nessa primeira etapa da iniciativa, executada em parceria com as ONGs Revitaliza Rio e Carioca DNA, foi realizado o nivelamento do terreno para a manutenção dos canteiros e do piso de saibro, além da renovação do parque infantil com a substituição dos brinquedos quebrados. A reforma, que pretende tornar o espaço ainda mais acolhedor para as pessoas que o desfrutam, acontece no ano em que o Instituto Inclusartiz completa o seu 25º aniversário, seguindo a premissa de potencializar os valores intrínsecos ao seu DNA: a inclusão por meio da arte, do diálogo e da troca de experiências.

Reforma atende a sugestões e interesses de moradores e trabalhadores da região a partir de conversas e escutas / Foto: divulgação

Uma série de atividades educativas também estão previstas para acontecerem na praça ao longo do período de reformas, como a oficina de plantio de novas espécies realizada pelo Mais Paisagem no dia 20 de outubro com crianças da Gamboa Ação, organização de impacto social que incentiva o desenvolvimento humano integrado de crianças e adolescentes da região portuária.

Crianças da ONG Gamboa Ação participaram de oficina de plantio na Praça da Harmonia / Foto: divulgação
Crianças da ONG Gamboa Ação participaram de oficina de plantio na Praça da Harmonia / Foto: divulgação

Sobre a praça

A Praça da Harmonia, localizada no bairro da Gamboa, é uma área de importância histórica para o Rio de Janeiro, sendo hoje um dos principais pontos de lazer da região. O terreno onde se situa a praça já abrigou o Mercado da Harmonia, criado para absorver parte da demanda superabundante do Mercado Municipal da Praça XV. No entanto, a baixa movimentação do mercado fez com que o a região progressivamente se transformasse em um grande cortiço.

Durante a Revolta da Vacina, em 1904, os restos do velho mercado foram utilizados como trincheiras e muito material foi retirado da área para a formação de barricadas. Ao fim da revolta, o prefeito Pereira Passos reurbanizou totalmente o local, estabelecendo uma nova praça, batizada de Praça da Harmonia, um dos lugares mais pitorescos e charmosos do Rio de Janeiro.