27 de novembro de 2023

Edição de novembro do projeto “Conversas de Galeria” recebe o artista Miguel Afa

O encontro, mediado pelo coordenador do programa educativo do Centro Cultural Inclusartiz, Fernando Porto, terá como tema “Território, subjetividades e afetos”

Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, acontece mais uma edição do encontro “Conversas de Galeria”, projeto integrante do nosso Programa Educativo “Caminhos Para Gamboa”. Neste mês, o coordenador do programa, Fernando Porto, convida o artista Miguel Afa para um bate-papo sobre território, subjetividades e afetos em torno da construção de sua poética.  A entrada é gratuita.

Atualmente em cartaz no Centro Cultural Inclusartiz com a exposição “Em construção”, Miguel Afa nasceu e cresceu no Complexo do Alemão, Zona Norte da cidade, e iniciou sua carreira como grafiteiro nos anos 2000. Desde 2019, vem se dedicando à pintura e explorando suas inúmeras nuances em paletas que transitam entre tons de marrom, bege, terra, preto e suas muitas variações.

Pintura “O tremor e o terroso” (2023), de Miguel Afa, em cartaz na exposição “Em construção”

Seu trabalho reside no reino figurativo, reconstruindo meticulosamente memórias, tecendo fios enigmáticos do inconsciente com elementos tangíveis da realidade. Este processo o permite criar narrativas profundamente alinhadas com a sua visão artística. Com o tempo, esta jornada em evolução transformou-se numa exploração matizada da cor. Como colorista, descobriu sua autêntica identidade artística.

>> Miguel Afa inaugura exposição individual no Centro Cultural Inclusartiz

O projeto “Conversas de Galeria” se propõe a ser um ciclo de conversas com artistas, curadores, educadores e personalidades de dentro e fora do universo da arte e da cultura, que desenvolvem ações em torno da economia criativa e do desenvolvimento socioambiental sustentável. A ação faz parte do Programa Educativo “Caminhos para Gamboa”, composto por formações livres e continuadas sobre arte, educação, cultura e história do Rio de Janeiro, tendo como públicos prioritários os moradores da região portuária, estudantes da rede pública de ensino, educadores, artistas e profissionais da cultura.

Sobre os convidados

Miguel Afa – Iniciou sua trajetória por meio do grafite em 2001 nas ruas e becos do Complexo do Alemão e frequentou a Escola de Belas Artes – UFRJ. Seu trabalho faz uma leitura sobre o corpo periférico, contrapondo os aspectos desfavoráveis aos quais são submetidos e propondo outras leituras imagéticas que potencializam o entendimento de afeto. Por vezes, são imagens singelas e cheias de sensibilidade, em outras, apresentam uma mensagem política direta. O que seu olhar captura ganha uma aura própria com as cores que utiliza; sua paleta amena é um componente fundamental na sua produção, intensificando ainda mais a profundidade do que é representado. Já participou de diversas exposições coletivas no Brasil, além da mostra “Paura” (2023), na ERA Gallery, em Milão, Itália. Em agosto deste ano, realizou sua primeira individual, “O tremor e o terroso”, na NONADA (RJ). Em novembro, inaugurou as individuais “Em construção”, no Centro Cultural Inclusartiz (RJ), e “Apócrifos”, na Galeria Graça Brandão (Lisboa, Portugal).

Miguel Afa

Fernando Porto – É educador, artista e pesquisador com foco em educação museal, crítica e teorias decoloniais da arte e da cultura. Já passou por instituições como o Museu de Arte do Rio – MAR, Caixa Cultural RJ, MAM-RJ e Museu do Amanhã. Hoje, integra a equipe de Educação e Mediação da Fundação Bienal de SP, além de ser criador e coordenador do Programa Educativo “Caminhos Para Gamboa”, do Instituto Inclusartiz, onde desenvolve projetos e metodologias artísticas/pedagógicas direcionadas aos moradores da Região Portuária e da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ações que fomentam tecnologias de apoio ao território, empregabilidade juvenil, justiça climática e educação das relações étnico-raciais.

Fernando Porto


Serviço

Conversas de Galeria | Território, subjetividades e afetos
Com Miguel Afa
Mediação Fernando Porto
Quinta-feira, 30 de novembro, às 18h
Centro Cultural Inclusartiz – Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa – RJ
Entrada gratuita