Residentes

Mariana Souza

Brasil

Mariana Souza (Aracaju-SE, 1992) foi selecionada para o programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz por meio de uma chamada aberta para artistas de todo o Brasil e de países da África Meridional realizada em 2022. A curadora chegou à sede do Inclusartiz, no Rio de Janeiro, em agosto daquele ano para desenvolver sua pesquisa “Aporias e Fractais”, na qual elabora um estudo a respeito das multiplicidades identitárias e das diásporas americanas a partir das imagens em movimento.

Souza, que atualmente vive e trabalha em Recife (PE), é idealizadora e coordenadora do “Pulo – Ciclo de Oficinas sobre Imagens da Diáspora” e do curso “O cinema lésbico e as práticas de visibilidade”. Também é curadora de cinema com foco nas fronteiras entre linguagens visuais e idealizadora da “Correnteza – Mostra Internacional de Cinema Atlântico”. Sua pesquisa volta-se aos estudos das heranças da diáspora negra e da presença indígena na América, assim como sua influência na cultura visual contemporânea e nas representações desviantes de feminilidade no cinema.

OUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS Residentes