Residentes
Marcela Cantuária
Marcela Cantuária (1991) é uma artista brasileira que vive e trabalha no Rio de Janeiro. Desenvolve pinturas que entrelaçam imagens históricas advindas do universo da política a representações da cultura visual contemporânea. Parte de suas invenções pictóricas advém de sua pesquisa sobre as lutas travadas por mulheres ao redor do mundo. Cantuária elabora narrativas de enfrentamentos a sociedade estruturada no machismo e na misoginia, e assim cria seus vocábulos cujas particularidades são coesas com seu processo criativo, com sua paleta cromática e com as articulações que surgem das camadas abertas e latentes de suas tintas.
Incentivada pelo Instituto Inclusartiz, inaugurou em fevereiro de 2022 a obra inédita “A invocação do passado na velocidade do agora” dentro do circuito da ARCO, Feira Internacional de Artes de Madri. Criada in loco e especialmente para o evento, a pintura em óleo e acrílico está exposta junto com um vídeo de making of do painel, no CentroCentro, espaço cultural situado no Palácio de eCibeles, sede da Câmara Municipal da capital espanhola, onde a carioca está em residência artística.
Além do painel, também está em cartaz no local um curta documental sobre a ação socioambiental realizada pela artista em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. A ação, batizada de “Murais Caju – Manatí”, idealizada pelo Instituto Inclusartiz, convidou Cantuária a pintar muros e fachadas nas principais ruas da cidade piauiense para chamar a atenção para a preservação do peixe-boi, verdadeiro símbolo da região. A artista compartilhou seu talento para ajudar na construção de uma nova identidade visual dos espaços urbanos do município, comandando oficinas de arte com a comunidade local.