10 de janeiro de 2023

Tadáskía dá início a residência artística no Salzburger Kunstverein, na Áustria

Com apoio do Instituto Inclusartiz, artista carioca irá passar três meses na cidade de Salzburg para dar seguimento a sua pesquisa, que mobiliza paisagens inventadas e místicas

A artista Tadáskía iniciou no dia 10 de janeiro uma residência artística no Salzburger Kunstverein, organização de arte contemporânea sediada na Áustria. Com apoio do Instituto Inclusartiz, a carioca irá passar três meses na cidade de Salzburg para dar seguimento a sua pesquisa, que envolve desenho, aparição, fotografia, instalação e têxtil. Por meio de sua prática, que mobiliza paisagens inventadas e místicas, busca também elaborar as experiências imaginativas da diáspora negra em torno de encontros familiares e estrangeiros. 

Tadáskía dá início a residência artística no Salzburger Kunstverein, na Áustria / Foto: divulgação

Recentemente, Tadáskía criou uma publicação de páginas soltas bilíngue chamada “Ave Preta Mística/Mystical Black Bird”. Nesta história, narra a transformação de uma ave em muitas coisas, inclusive incitando a emancipação da população negra, em uma livre interpretação de Sankofa. E é a partir da produção de livros de desenhos e textos poéticos que pretende desenvolver seu trabalho no Salzburger Kunstverein.

“Quando eu cheguei no Salzburger, já sabia que o escopo da residência era bem livre em relação a produção e entrega de trabalhos. De todo modo, no momento em que o avião estava pousando, pela primeira vez na minha vida, eu vi uma quantidade imensa de coelhos pulando no escuro da mata. Foi uma cena que me deixou extremamente comovida. A partir dela, penso em realizar mais uma história, misturando amor e magia, emergindo de alguma escuridão até o brilho”, conta.

Artista irá passar três meses na cidade de Salzburg para dar seguimento a sua pesquisa, que mobiliza paisagens inventadas e místicas / Foto: Lydia Metral

Esta é a segunda vez que a artista participa de uma residência artística na Europa. Anteriormente esteve na Homesession, em Barcelona, onde produziu ao longo de dois meses trabalhos que tiveram como base a natureza local e o imaginário que foi surgindo a partir de seu contato com o novo território. 

“Quando eu cheguei na Homesession, percebi que havia uma praça chamada Ocellets, palavra em catalão que pode ser traduzida como passarinho. Meu trabalho nesse contexto envolveu frutas e legumes frescos, redesenhei cercados de madeiras e costurei cascas de ovos com linha dourada. Eu gosto de me aproximar amorosamente dos materiais e imaginações que encontro, é uma sensação de estar viva, de criar alguma linguagem temporária com um mundo até então estrangeiro”, explica.

Trabalho produzido por Tadáskía durante residência artística na Homesession, em Barcelona / Foto: divulgação

Após o encerramento da residência na Áustria, em março, Tadáskía irá integrar o programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz por seis meses, onde terá a oportunidade de aprimorar os projetos iniciados no Salzburger Kunstverein. A artista também irá ministrar no instituto, ainda este ano, um curso de pintura em torno dos métodos que elaborou e costuma trabalhar.

Tadáskía possui licenciatura em Artes Visuais pela UERJ, é mestre em Educação pela UFRJ e já participou de diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. Em 2022, realizou sua primeira mostra individual “Tadáskía: noite dia” na sede da Sé Galeria, em São Paulo. Possui trabalhos nas coleções do Museu de Arte do Rio (MAR), Inhotim, MAM-SP, Institute for Studies on Latin American Art, Instituto Cultural Çarê e em importantes acervos privados.