4 de outubro de 2021

INSTITUTO INCLUSARTIZ REALIZA AÇÃO CULTURAL NO PIAUÍ COM A ARTISTA MARCELA CANTUÁRIA EM QUE CHAMA A ATENÇÃO PELA PRESERVAÇÃO DO PEIXE-BOI

Muros de Cajueiro da Praia receberam pinturas da artista e de moradores locais

O Instituto Inclusartiz reafirma a sua missão de promover, através da arte, atividades de educação ambiental com uma ação em Cajueiro da Praia (Piauí). Batizado de ‘Murais Caju – Manatí’, o projeto trouxe a artista Marcela Cantuária, que pintou muros e fachadas nas principais ruas da cidade para chamar a atenção para a preservação do peixe-boi, verdadeiro símbolo da região. 

Idealizada pelo Inclusartiz, a ação tem a parceria da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de Vieira Rezende Advogados e da Galeria A Gentil Carioca. Marcela Cantuária compartilhou seu talento para ajudar na construção de uma nova identidade visual dos espaços urbanos do município.

Legenda: “O Mar onde o Céu Flutua” Mural de 4 x 7 m da artista Marcela Cantuária na sede do ICMBIO em Cajueiro da Praia.

‘Tive uma troca com a comunidade, fui conhecendo todos muito rápido, pescadores, marisqueiras, as crianças do lugar. Temos esse eixo ambientalista, a nossa grande estrela é o peixe-boi, mas também falamos dos nativos, os índios tremembés, as tradições, como a celebração de Santa Adelaide, uma santa não canonizada, e das casas tradicionais’, conta Marcela, que chama a atenção para a participação e o envolvimento das crianças em todo o processo de criação e produção dos murais. ‘Aqui a pintura está à serviço de algo maior, do ambientalismo, das ações coletivas, da participação de todos, de plantar a semente com essas crianças. A vontade é pensar na continuidade desse projeto’, relata a artista.

Legenda: Elkson, criança de Cajueiro da Praia que participou das oficinas de pintura.