23 de janeiro de 2023

Instituto Inclusartiz lança convocatória para seu Programa de Residência Artística e Pesquisa

Este ano, o projeto irá contemplar artistas, curadores e pesquisadores de todo o Brasil e das demais nações integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Inscrições abertas entre os dias 23 de janeiro e 24 de fevereiro.

O Instituto Inclusartiz lança no dia 23 de janeiro a convocatória para a edição de 2023 de seu Programa de Residência Artística e Pesquisa, um dos mais prestigiados e completos do país. Este ano, além de contemplar artistas, curadores e pesquisadores do Brasil, o programa também oferece oportunidades para candidatos oriundos de outras nações integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A decisão de abrir o programa para candidatos dos demais países lusófonos é reflexo do desejo contínuo do instituto de expandir a sua atuação para outros territórios e também uma continuidade do que já foi iniciado no ano passado, quando a convocatória foi aberta para candidatos de países da África Meridional.

“Há algum tempo buscamos colaborações em Portugal, onde identificamos um campo fértil para o desenvolvimento de projetos de inclusão social por meio da arte, além de ser uma porta de entrada natural para o Brasil no mercado europeu. Aproveitamos este gancho para adentrar também o circuito cultural de outros países lusófonos, onde há uma sinergia de valores, cultura e história para muito além do idioma em comum”, conta Frances Reynolds, presidente do Inclusartiz.

As residências terão duração de quatro semanas e serão realizadas ao longo do ano na sede do instituto, na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Ao todo, são oferecidas dez vagas, sendo cinco para artistas e cinco para curadores/pesquisadores. Dentro de cada categoria, quatro vagas são destinadas a candidatos brasileiros e uma para estrangeiros. Os interessados em participar devem submeter seus portfólios e projetos inéditos, que precisam estar relacionados com as diretrizes do instituto. A análise das propostas será feita pela equipe de residência do Inclusartiz e por um júri convidado composto por profissionais das cinco regiões do Brasil, que será anunciado em breve.

“É imprescindível que os portfólios dos candidatos apresentem a teia de discussões que emaranham as suas pesquisas artísticas e que estas se mostrem contundentes para o estado da arte na cena contemporânea. Além disso, é muito importante que o projeto, seja ele poético ou teórico, defenda de modo objetivo um escopo de trabalho que faça sentido dentro do percurso desenvolvido em sua pesquisa. Além, é claro, da sua relevância”, explica Lucas Albuquerque, coordenador do programa.

As inscrições ficam abertas entre os dias 23 de janeiro e 24 de fevereiro.

>> Edital completo
>> Formulário de inscrição

Este ano, o programa irá contemplar artistas, curadores e pesquisadores de todo o Brasil e das demais nações integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa / Foto: Guilherme Tarini

O PROGRAMA

Realizado desde 2014, o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz tem como objetivo fomentar a produção artística nacional e internacional e já hospedou mais de quarenta nomes, incluindo profissionais renomados, como Amanda Abi Khalil (Líbano), Yuko Hasegawa (Japão), Gerda Steiner & Jorg Lenzlinger (Suíça), Hans Ulrich Obrist (Inglaterra) e Valeska Soares (Brasil); além de jovens talentos brasileiros, como Hal Wildson, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Manauara Clandestina, Vivian Caccuri e Xadalu Tupã Jekupé.

Em 2022, o instituto remodelou o programa e lançou a sua primeira chamada aberta, direcionada a candidatos brasileiros e de países da África Meridional (África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue). A convocatória de estreia recebeu mais de 530 inscrições.

Neste novo formato, o programa é dividido em ciclos, com duração de quatro semanas cada. Cada ciclo conta com uma dupla formada por um artista e um curador/pesquisador, que recebem todo o suporte necessário para o desenvolvimento de suas pesquisas, como espaço de habitação, ateliê coletivo na sede do Instituto Inclusartiz, acompanhamento curatorial personalizado, equipe de produção e comunicação dedicadas e uma bolsa residência para custear alimentação, transporte e compra de material.

Como parte do programa, o Inclusartiz ainda organiza uma série de atividades educacionais, como workshops, oficinas, publicações, falas públicas e sessões de crítica voltadas para estudantes de arte de instituições de ensino do Rio de Janeiro, ampliando o intercâmbio cultural entre os residentes e a comunidade artística local.


CRONOGRAMA

Período de inscrição: 23 janeiro a 24 de fevereiro
Período de seleção do júri: 2 a 23 de março
Entrevistas com pré-selecionados: 27 a 31 de março
Divulgação do resultado: 3 de abril
Início do 1º ciclo de residência: 2 de maio
Vagas: dez (cinco para artistas e cinco para curadores)