10 de agosto de 2022

Instituto Inclusartiz apoia exposição “Beirute: o caminho dos olhares”, individual do libanês Dia Mrad, no Museu de Arte do Rio

Realizada pelo Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro, mostra fotográfica homenageia as vítimas da explosão do Porto de Beirute

A explosão do Porto de Beirute, em 4 de agosto de 2020, marcou profundamente a história recente do Líbano. Considerada a segunda maior explosão não nuclear do mundo, a tragédia tirou a vida de mais de 200 pessoas, feriu outras milhares e destruiu metade da capital do país.

Após dois anos do incidente, o Consulado Geral do Líbano no Rio de Janeiro homenageia as vítimas apresentando pela primeira vez no Brasil a exposição “Beirute: o caminho dos olhares”, com 28 fotografias  fine art do artista libanês Dia Mrad.

“Ícone” (2020) / Foto: divulgação Dia Mrad.

O fotógrafo, que chegou a Beirute no dia seguinte à catástrofe, realizou uma verdadeira peregrinação pelos restos pulverizados da cidade e confirmou uma verdade insondável: o local havia sido dizimado. A partir daí, Mrad, que desde 2017 costumava fazer registros da arquitetura do país, sucumbiu ao seu ofício e passou a capturar sua nova realidade.

Inaugurada no dia 5 de agosto no quinto andar da Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio – MAR, a mostra, realizada com apoio do Instituto Inclusartiz, fica em cartaz até o próximo dia 28.

“Alarde” (2020) / Foto: divulgação Dia Mrad.

 “Beirute: o caminhos dos olhares” conta ainda com apoio do Museu de Arte do Rio – MAR, da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Orquestra Maré do Amanhã, da Federação das Entidades Líbano-Brasileiras do Rio de Janeiro e da Câmara de Comércio Líbano-Brasileira do Rio de Janeiro.


SOBRE O ARTISTA

Dia Mrad é um fotógrafo libanês de arquitetura. Nasceu em 1991, em Ras Baalbeck, e mudou-se para Beirute em 2007, cidade que instantaneamente o intrigou com o seu “mistério e fascínio arquitetônico cativante”.

O caminho para explorar sua curiosidade materializou-se em 2011, com a graduação em arquitetura, quando Dia também começou a utilizar a fotografia como ferramenta para explorar padrões e analisar situações urbanas. Após se formar em 2017, iniciou uma  prática baseada na mistura de fotografia e formação acadêmica para tentar decifrar Beirute, que ainda era um mistério para ele.

“Dunas de Beirute” (2020) / Foto: divulgação Dia Mrad.

SERVIÇO

Beirute: o caminho dos olhares, de Dia Mrad
5º andar da Escola do Olhar – Museu de Arte do Rio – MAR
Visitação: quinta-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h), até 28 de agosto.