Noara Quintana

Natural de Santa Catarina, a artista Noara Quintana foi selecionada para o programa de residências artísticas da Delfina Foundation,  centro de arte contemporânea britânico sediado em Londres, por meio de uma chamada aberta destinada a artistas da região Sul do Brasil realizada em parceria com o Instituto Inclusartiz em 2022. 

“Participar de uma residência que promove diálogos entre artistas, curadores e agentes culturais de diferentes partes do mundo e, além disso, ter a possibilidade de desenvolver uma pesquisa em instituições do Reino Unido, sem dúvida será uma experiência única. Acredito que essa temporada na Delfina será uma grande oportunidade de crescimento na minha trajetória como artista”, afirma Quintana.

A pesquisa da catarinense concentra-se na materialidade de objetos cotidianos e nos índices de histórias do Sul Global que eles carregam. Por meio de instalações e esculturas, seu trabalho aponta para trocas econômicas, formas arquitetônicas e narrativas contrárias ao legado de um imaginário colonial. Recentemente, integrou as exposições “Cultivo”, na Galeria Marli Matsumoto (São Paulo – SP); “11º Salão Nacional Victor Meirelles”, no MASC (Florianópolis); e “The Children Have to Hear Another Story – Alanis Obomsawin”, no Haus der Kulturen der Welt, em Berlim.

“Partindo do interesse sobre como certos materiais informam sobre narrativas silenciadas, busco, por meio do meu trabalho, outras visualidades para o imaginário do Sul Global, em especial ao que se refere à modernidade. Em continuidade ao projeto que venho desenvolvendo sobre o látex, durante a residência em Londres pretendo pesquisar sobre como as plantas brasileiras influenciaram a arquitetura, o design e a industrialização no contexto britânico. Na lista das instituições que espero visitar estão as coleções do Kew Gardens e do Victoria & Albert Museum”, conta a artista.

O PROGRAMA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.