Lisa Le Feuvre é curadora, escritora, editora e palestrante. Ela é a Diretora Executiva inaugural da Holt/Smithson Foundation, uma fundação de artistas dedicados a promover os legados criativos de Nancy Holt (1938-2014) e Robert Smithson (1938-73).
Concentrando-se na arte como uma força poderosa para reajustar as percepções, a pesquisa de Le Feuvre assume a forma de exposições, publicações, acervos e palestras públicas. Empenhada em comunicar e testar ideias, ela organizou exposições em museus e galerias em toda a Europa, publicou seus textos em jornais e publicações internacionais, palestrou em museus e universidades em todo o mundo e desempenhou um papel fundamental na formação de organizações acadêmicas e artísticas.
Entre 2010 e 2017, Le Feuvre foi Chefe de Estudos de Escultura no Henry Moore Institute, uma parte da Henry Moore Foundation. Dirigindo a parte de pesquisa da maior fundação de artistas da Europa, ela liderou um programa de educação, pesquisa, publicações e exposições. Ela foi curadora de exposições que incluem Jiro Takamatsu: The Temperature of Sculpture, The Body Extended: Sculpture and Prosthetics, Gego: Line as Object, Katrina Palmer: The Necropolitan Line e The Event Sculpture e editou o jornal do Instituto Essays on Sculpture.
Antes disso, ela foi co-curadora da exposição quinquenal British Art Show 7: In the Days of the Comet (2009-10) com Tom Morton, deu aulas no Programa de Pós-Graduação de Curadoria no Goldsmiths College (2004-10), liderou programa de arte contemporânea no National Maritime Museum (2005-09), e até 2004 foi Diretora de Curso do programa de pós-graduação em Política e Gestão de Artes no Birkbeck College, University of London.
Le Feuvre atuou no Comitê de Seleção do Prêmio Turner de 2018 e no Prêmio de Escultura Arnaldo Pomodoro de 2019; no painel de seleção do Pavilhão Britânico de 2015 na Bienal de Veneza; e no júri do primeiro Prêmio Hepworth de Escultura em 2016. Ela é diretora não-executiva da Book Works e participa do Comitê Consultivo para a Vida dos Artistas, parte do programa de história oral Histórias de Vida Nacional da Biblioteca Britânica.
Twitter: @llefeuvre
Instagram: @lefeuvrelisa
PROJETO
Lisa Le Feuvre (Diretora Executiva da Holt/Smithson Foundation) convidou a artista Charlotte Prodger para se juntar a ela na Residência de Curadoria de 2019. Atualmente, ela está pesquisando o interesse de Nancy Holt em viagens, sistemas e paisagens, com um interesse particular em seu trabalho de imagem em movimento. Holt é uma referência importante para Prodger e, durante o tempo que elas passarão no Rio, elas vão pensar sobre o que significa olhar para os filmes de Holt hoje e vão apresentar uma série de exibições públicas.