EnglishPortuguese

GERDA STEINER & JÖRG LENZLINGER

Gerda Steiner e Jörg Lenzlinger

Desde 1997 são co-criadores de instalações imersivas in situ. Transformação, proliferação e cristalização funcionam como componentes de pleno direito de sua obra, que se metamorfoseia de acordo com as reações químicas que se desenvolvem em seu interior. Os espectadores são convidados a mergulhar em um fantástico universo vegetativo ou a participar de experimentos que despertem os sentidos e a mente. As instalações dos artistas, tão inquietantes quanto encantadoras, forjam elos entre mundos antagônicos e propõem observar, com sua biodiversidade, o estranho laboratório dos seres vivos, e ponderar sobre conceitos de fertilidade e crescimento.

Gerda Steiner e Jörg Lenzlinger moram na Suíça. Eles participaram da Expo02 com a gigantesca obra “Heimatmaschine”. Na Bienal de Veneza de 2003 representaram a Suíça com um delicado “Falling Garden” [Jardim Suspenso] dentro da igreja de San Stae e outras instalações invasivas no Museu 21st Century em Kanazawa, no Japão; na biblioteca barroca em St.Gallen; na Bienal de Arte Contemporânea em Sevilha; na Bienal de Moscou; e, mais recentemente, na Kunsthaus Bregenz. A instalação permanente “Vegetative Nervous System” [Sistema Nervoso Vegetativo] é exibida no Museu Kunstpalast, em Düsseldorf.

www.steinerlenzlinger.ch

PROJETO

PROJETO NO RIO

Vamos visitar vários jardins e ter uma ideia de como a terra é cultivada. Interesses especiais são projetos de permacultura e agricultura em todo o Rio de Janeiro.

Nós gostaríamos de aprender mais sobre as plantas que crescem no Rio, como essas plantas se comunicam, e o que acontece nos sistemas subterrâneos das raízes.

Estamos interessados na gestão de recursos hídricos do Rio. De onde vem a agua? Como é limpa? Para onde isso vai?

Ligado a esses encontros está o livro “A Vida das Plantas: uma Metafísica da Mistura”, de Emanuele Coccia, que vamos ler no Rio.

“Nós mal falamos sobre eles e raramente sabemos seus nomes. A filosofia sempre os negligenciou; até mesmo a biologia os considera como mera decoração na árvore da vida. E, no entanto, as plantas dão vida à Terra: produzem a atmosfera que nos rodeia, são a origem do oxigênio que nos anima. As plantas incorporam a conexão mais direta e elementar que a vida pode estabelecer com o mundo ”.

TRABALHO/PESQUISA

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O PROGRAMA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.