Programa Internacional de Residências

O Programa Internacional de Residências do Instituto Inclusartiz tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e outros países para incentivar colaborações entre instituições, organizações e diferentes agentes culturais.

Atualmente o Instituto Inclusartiz oferece residências artísticas no Rio de Janeiro e em Londres, em parceria com a Delfina Foundation. 

Nas residências artísticas no Rio de Janeiro, o Instituto Inclusartiz recebe artistas, curadores ou pesquisadores internacionais que queiram pesquisar diferentes aspectos do país, inserir-se na comunidade artística local, desenvolver trabalhos e formar colaborações no Brasil. A partir de 2020, as residências artísticas no Rio de Janeiro passam a receber também artistas brasileiros fora do eixo Rio-São Paulo que queiram aprofundar suas pesquisas, estabelecer colaborações e produzir novos trabalhos. 

Para os artistas brasileiros, o Instituto Inclusartiz, em parceria com a Delfina Foundation oferece uma residência de três meses a um artista brasileiro em Londres com intuito de contribuir para o aumento da presença de artistas brasileiros no cenário global e posicionar práticas artísticas locais em diferentes contextos e perspectivas.