27 de fevereiro de 2023

Instituto Inclusartiz prorroga prazo de inscrição para seu Programa de Residência Artística e Pesquisa

Artistas, curadores e pesquisadores de todo o Brasil e das demais nações integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa podem submeter seus portfólios até 12 de março

O Instituto Inclusartiz prorrogou até 12 de março o prazo de inscrição para a edição de 2023 de seu Programa de Residência Artística e Pesquisa, um dos mais prestigiados e completos do país. Este ano, além de contemplar artistas, curadores e pesquisadores do Brasil, o programa também oferece oportunidades para candidatos oriundos de outras nações integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A decisão de abrir o programa para candidatos dos demais países lusófonos é reflexo do desejo contínuo do instituto de expandir a sua atuação para outros territórios e também uma continuidade do que já foi iniciado no ano passado, quando a convocatória foi aberta para candidatos de países da África Meridional.

O residente Hal Wildson recebeu a artista Adriana Varejão no open studio de encerramento de sua residência no último dia 11 de fevereiro / Foto: Beatriz Gimenes

>> Confira entrevista completa com Lucas Albuquerque, Coordenador do Programa de Residência Artística e Pesquisa, sobre o processo de seleção.

As residências terão duração de quatro semanas e serão realizadas ao longo do ano na sede do instituto, na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro. Ao todo, são oferecidas dez vagas, sendo cinco para artistas e cinco para curadores/pesquisadores. Dentro de cada categoria, quatro vagas são destinadas a candidatos brasileiros e uma para estrangeiros. Os interessados em participar devem submeter seus portfólios e projetos inéditos, que precisam estar relacionados com as diretrizes do instituto. A análise das propostas será feita pela equipe de residência do Inclusartiz e por um júri convidado composto por profissionais das cinco regiões do Brasil, que será anunciado em breve.

“A proposta é que os dez residentes sejam recebidos em duplas, formadas por um artista e um curador ou pesquisador. Cada dupla passará quatro semanas no instituto, configurando um ciclo. Neste edital, estão previstos cinco ciclos. Dentro dessas propostas de união, pretendemos costurar o programa de maneira que as pesquisas tenham um ponto de contato, entendendo que não necessariamente elas precisam tratar de um mesmo tópico, mas que podem apresentar intercâmbios que auxiliem as duplas a trocarem e a se complementarem”, explica Lucas Albuquerque, Coordenador do Programa de Residência Artística e Pesquisa.

Inscreva-se!

>> Edital completo
>> Formulário de inscrição


O PROGRAMA

Realizado desde 2014, o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz tem como objetivo fomentar a produção artística nacional e internacional e já hospedou mais de quarenta nomes, incluindo profissionais renomados, como Amanda Abi Khalil (Líbano), Yuko Hasegawa (Japão), Gerda Steiner & Jorg Lenzlinger (Suíça), Hans Ulrich Obrist (Inglaterra) e Valeska Soares (Brasil); além de jovens talentos brasileiros, como Hal Wildson, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Manauara Clandestina, Vivian Caccuri e Xadalu Tupã Jekupé.

Em 2022, o instituto remodelou o programa e lançou a sua primeira chamada aberta, direcionada a candidatos brasileiros e de países da África Meridional (África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue). A convocatória de estreia recebeu mais de 530 inscrições.

Neste novo formato, o programa é dividido em ciclos, com duração de quatro semanas cada. Cada ciclo conta com uma dupla formada por um artista e um curador/pesquisador, que recebem todo o suporte necessário para o desenvolvimento de suas pesquisas, como espaço de habitação, ateliê coletivo na sede do Instituto Inclusartiz, acompanhamento curatorial personalizado, equipe de produção e comunicação dedicadas e uma bolsa residência para custear alimentação, transporte e compra de material.

Como parte do programa, o Inclusartiz ainda organiza uma série de atividades educacionais, como workshops, oficinas, publicações, falas públicas e sessões de crítica voltadas para estudantes de arte de instituições de ensino do Rio de Janeiro, ampliando o intercâmbio cultural entre os residentes e a comunidade artística local.

CRONOGRAMA

Período de inscrição:
 23 janeiro a 12 de março
Período de seleção do júri: 13 de março a 4 de abril
Entrevistas com pré-selecionados: 10 a 14 de abril
Divulgação do resultado: 25 de abril
Início do 1º ciclo de residência: 15 de maio