23 de novembro de 2022

Instituto Inclusartiz apoia exposição colaborativa de Vivian Caccuri e Miles Greenberg em Nova York

Mostra, com curadoria de Bernardo Mosqueira, propõe diálogo entre as instalações sonoras da paulistana com esculturas do canadense até o dia 5 de fevereiro de 2023, no New Musem

Inaugurada no dia 10 de novembro no New Musem, em Nova York, a exposição “The Shadows of Spring” (“As sombras da primavera”) marca a primeira colaboração criativa entre a paulistana Vivian Caccuri e o canadense Miles Greenberg. Apoiada pelo Instituto Inclusartiz e com curadoria de Bernardo Mosqueira, a mostra investiga o fenômeno da vibração e sua capacidade de desencadear experiências transformadoras coletivas. Até o dia 5 de fevereiro de 2023, o duo apresenta esculturas, instalações, bordados e trabalhos sonoros comissionados, desenvolvidos separadamente e em conjunto, que criam um ambiente de formas alternativas de experimentação da dimensão sonora.

Vivian Caccuri na abertura da exposição “The Shadows of Spring” no New Museum / Foto: divulgação

Conhecido por suas performances emotivas e hipnotizantes, o canadense de Montreal apresenta três esculturas encomendadas, em que cada peça foi produzida a partir de escaneamentos 3D de seu próprio corpo durante a intervenção “Fountain I” (2022), uma peça performática de sete horas de duração. Tratam-se de esculturas tridimensionais abstratas com fontes que jorram água de vários pontos, somando-se à paisagem sonora do espaço. Os trabalhos estão espalhados pela galeria, flutuando – aparentemente – na superfície de misteriosas piscinas de profundidade desconhecida, cercadas por pedras vulcânicas.

Obras de Vivian Caccuri e Miles Greenberg em Nova York / Foto: divulgação

Em lados opostos do espaço, as instalações de grande escala de Vivian Caccuri, artista que passou pelo programa de residências artísticas do Instituto Inclusartiz em 2019, combinam sistemas de som com trabalhos bordados, em continuidade às suas  investigações sobre som e percepção sensorial por meio de objetos, instalações e performances. As duas peças bordadas ecoam as formas das esculturas de Greenberg, aludindo a cenas abstratas em que grupos de dançarinos desafiam os limites convencionais entre corpos individuais. Cuidadosamente feitos à mão, adornam os tecidos plásticos normalmente usados como mosquiteiro, esticados dentro de uma moldura de caixas de som de alta fidelidade, expandindo um corpo de pesquisa apresentado anteriormente na Bienal de Veneza em 2019.

Detalhe da obra Vessel Body (2022), de Vivian Caccuri / Foto: divulgação

Os dois conjuntos de trabalhos relacionados tematicamente são ainda conectados por uma nova peça sonora criada em conjunto por Caccuri e Greenberg envolvendo o público e toda a instalação em uma experiência de reorientação espacial.

Miles Greenberg, Bernardo Mosqueira e Vivian Caccuri / Foto: divulgação

Serviço

Vivian Caccuri e Miles Greenberg: The Shadow of Spring
Período de visitação: até 5 de fevereiro de 2023
New Museum – 235 Bowery, New York, NY 10002, Estados Unidos