9 de setembro de 2021

Instituto Inclusartiz inaugura nova sede na Praça da Harmonia, na Gamboa

Criado em 1997, no Rio de Janeiro, o Instituto Inclusartiz acaba de ganhar um novo endereço. Uma das grandes fomentadoras de arte contemporânea no país e no exterior, a instituição agora está sediada em um amplo sobrado de 600 metros quadrados, que antes abrigava uma confecção de roupas, na charmosa e bucólica Praça da Harmonia, no bairro da Gamboa, localizado na Zona Portuária, no Centro. 

Instalar a nova matriz na região era um desejo antigo de Frances Reynolds, fundadora do Inclusartiz, pois, além de ser um ponto histórico e turístico, abriga uma série de museus e centros culturais relevantes da cidade. O espaço, inaugurado em julho deste ano  – após uma minuciosa pesquisa de locação iniciada em 2019 – com a residência do incensado artista urbano gaúcho Xadalu Tupã Jekupé (cujo ateliê no local está aberto para visitação até o final da ArtRio 2021), faz parte de um projeto grandioso da organização sem fins lucrativos. 

Além de prosseguir com a programação já existente – que inclui intercâmbios culturais de artistas e curadores; realização de exposições; edição de publicações de artes visuais; programa de residências artísticas; e projetos educacionais –, o instituto deseja expandir os horizontes para além das portas do imóvel em que se situa. O novo centro cultural pretende revitalizar a praça e adjacências com uma série de iniciativas, sempre em consonância com a comunidade e comércio locais, entendendo e priorizando as suas necessidades.

Inspirado em parques da Europa e dos Estados Unidos, o projeto prevê exposições de arte pública; festivais de música; feiras gastronômicas; uma área de lazer multidisciplinar, com um centro esportivo e pista de caminhada; atividades ao ar livre, como aulas de ioga e tai chi chuan, entre outros. 

Reconhecido no Brasil e no exterior, o Programa Internacional de Residências do Instituto Inclusartiz já hospedou mais de trinta artistas, curadores e pesquisadores de todo o mundo. Desde 2020, a fundação vem mapeando o Brasil de Norte a Sul de modo a receber novos talentos interessados em aprofundar suas pesquisas, estabelecer colaborações e produzir novos trabalhos. 

A nova sede nasce para potencializar ainda mais os valores intrínsecos ao DNA do Instituto Inclusartiz: incluir através da arte, do diálogo e da troca de experiências.