Residentes

Maxwell Alexandre

Brasil

A poética urbana de Maxwell Alexandre (1990) passa pela construção de narrativas e cenas estruturadas a partir de suas vivências cotidianas pela cidade do Rio de Janeiro e na Rocinha, local onde vive e trabalha. Sobre diferentes suportes, como lonas de piscinas Capri, portas e esquadrias de ferro, surgem personagens anônimos em situações recorrentes na favela. São pinturas em grande formato nas quais os corpos negros são apresentados de forma empoderada, mas também em momentos de confronto com a polícia, retratando uma rotina comunitária e radicalmente contemporânea.

Em 2018, foi selecionado pelo Instituto Inclusartiz para uma bolsa de residência artística na Delfina Foundation, em Londres. No ano seguinte, inaugurou no Museu de Arte Contemporânea de Lyon a exposição “Pardo é papel”, que, com apoio do Inclusartiz, ganhou itinerância pelo Brasil, com passagem pelo MAR – Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro), Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre) e Instituto Tomie Ohtake (São Paulo).

Acompanhe o trabalhe do artista em www.instagram.com/maxwell__alexandre

Additional Information

Sua obra integra o acervo da Pinacoteca de São Paulo.

Como parte de sua primeira viagem ao exterior, Maxwell Alexandre vai explorar uma experiência imersiva em uma nova cultura e contexto durante sua residência na Delfina Foundation, dialogando sua própria prática artistica e entendimento do cenário das artes em Londres.

FORMAÇÃO

2017 Graduação, Departamento de Artes & Design, PÙC-RJ

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2017 Laje só existe com gente, Escola Surfe – Complexo Esportivo da Rocinha, Rio de Janeiro, Brasil

2016 Universo Clandestino, Escola Surfe – Complexo Esportivo da Rocinha, Rio de Janeiro, Brasil

2015 Exposição Cínica, PUC-Rio, Rio de Janeiro, Brasil

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

2017 Carpintaria para todos, Fortes D’Aloia & Gabriel

2016 Desenho como matriz fotográfica, Studio Line, Rio de Janeiro, Brasil

Descamada, Fábrica Bhering, Rio de Janeiro, Brasil

COLEÇÕES

Pinacoteca de São Paulo

OUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS Residentes