EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

INSTITUTO INCLUSARTIZ INICIA NESTA SEXTA-FEIRA (14/01) CHAMADA ABERTA PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DE 2022

Edital deste ano da prestigiada iniciativa que já recebeu nomes como Valeska Soares, Hans Ulrich Obrist, Maxwell Alexandre, Ana Lira e Vivian Caccuri será destinado a artistas, curadores e pesquisadores de todo o Brasil e, pela primeira vez, contemplará também projetos do continente africano

À frente de um dos mais importantes e completos programas de residências artísticas do país, o Instituto Inclusartiz inicia o ano de 2022 convidando artistas, curadores e pesquisadores de arte de todas as regiões do Brasil para se inscreverem, a partir do dia 14 de janeiro, na próxima edição da iniciativa. Pela primeira vez na história do projeto, o processo de seleção contemplará também candidatos do continente africano, ampliando ainda mais a missão do instituto de promover o intercâmbio cultural com outros países através da inclusão e da diversidade.  

Os interessados devem ter experiência mínima de seis meses dentro do campo da arte contemporânea ou em áreas correlatas (dança, cinema, moda, arquitetura, filosofia, antropologia, ciências sociais etc.), além de justificarem no formulário como a residência seria capaz de contribuir para o desenvolvimento de suas práticas.

Um júri consultivo de cinco profissionais do segmento da arte e cultura – um representante de cada região do país – escolherá oito nomes (quatro artistas e quatro curadores/pesquisadores) para ingressarem no programa de quatro semanas, cuja base será na nova sede do Inclusartiz, um casarão de 1906 recém-reformado situado na Praça da Harmonia, no bairro da Gamboa, no Centro do Rio. 

O programa pretende receber um amplo espectro de nomes atuantes no cenário de arte contemporânea, que terão uma bolsa-auxílio para o trabalho de pesquisa e apoio curatorial personalizado, com atividades de acompanhamento, promoção e exposição, de modo a construir um espaço de diálogo múltiplo e diverso. 

Ao longo do programa, que nos últimos anos já recebeu nomes como Valeska Soares, Hans Ulrich Obrist, Maxwell Alexandre, Xadalu Tupã Jekupé e Vivian Caccuri, entre outros, serão ofertados também visitas a ateliês e instituições, encontros com curadores e pesquisadores, bem como indicações de leitura pela equipe de residência do Instituto Inclusartiz. A ideia é oferecer aos residentes a oportunidade de se envolver na cena artística brasileira por meio de atividades estruturadas e independentes, promovendo o acesso a um programa de atividades e visitas a organizações culturais do país. 

ACESSE O EDITAL E OS ANEXOS NOS LINKS ABAIXO:

Edital Residência e Pesquisa Inclusartiz 2022

Anexo I – Formulário de Aplicação

Anexo II – Projeto de Pesquisa

SERVIÇO

Inscrições através do email: residente@inclusartiz.org

Período de inscrições: 14 de janeiro a 13 de fevereiro

Período de seleção do Júri: 14 de fevereiro a 13 de março

Divulgação do resultado: 18 de março 

Início das residências: 28 de março 

Vagas: 8 (4 para artistas e 4 para curadores/pesquisadores)

Divisão: 3 artistas brasileiros, 3 curadores/pesquisadores brasileiros, 1 artista africano e 1 curador/pesquisador africano.

Duração: 4 semanas por dupla; 16 semanas no total

INSTITUTO INCLUSARTIZ INICIA NESTA SEXTA-FEIRA (14/01) CHAMADA ABERTA PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS DE 2022

TRABALHO/PESQUISA

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O PROGRAMA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.

siga @institutoinclusartiz no instagram