Residências Artísticas em Londres

O Instituto Inclusartiz em parceria com a Delfina Foundation oferece anualmente uma residência de três meses a um artista brasileiro em Londres com o intuito de contribuir para o aumento da presença de artistas brasileiros no cenário global e posicionar práticas artísticas locais em diferentes contextos e perspectivas. 

Fundada em 2007, a Delfina Foundation é uma fundação independente, sem fins lucrativos, com sede em Londres, que promove intercâmbios artísticos e experimentação por meio do seu programa de residências, exposições e eventos. A fundação proporciona plataforma para residentes refletirem sobre suas práticas, posicionarem seus trabalhos dentro de um discurso de relevância global e desenvolverem pesquisas artísticas. O incentivo à colaboração entre artistas, curadores, comunidades e instituições se dá por meio da extensa rede de network local e internacional da fundação. Durante a residência, os artistas participam da cena artística de Londres e de uma programação semiestruturada. Os residentes recebem assistência individual para desenvolver pesquisas, participar de discussões e ações coletivas com outros residentes, além de obter orientação por meio de visitas de curadores institucionais e independentes.

Em 2018, o processo seletivo da residência era somente para artistas do Rio de Janeiro que tivessem sido indicados por curadores locais e internacionais. Em 2019, o processo seletivo da residência era para artistas da região Nordeste do Brasil que tivessem sido nomeados por curadores locais e internacionais. Em 2020, propôs-se uma chamada aberta para artistas da região Norte do Brasil. A decisão será feita pela Delfina Foundation.