Parcerias

INSTITUTO INCLUSARTIZ APOIA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA FRANÇA EM PARCERIA COM TERRITOIRE SENSIBLE E INC-PHOTOGRAPHY

Inaugurando a parceria entre o Instituto Inclusartiz , Territoire Sensible e INC-Photography, dez fotógrafos brasileiros – André Cunha, Bernardo Dorf, Leonardo Jucá, Lucas Pacífico, Marcelo Hein, Márcio Távora, Monica Paes e Paola Vianna, além de Helena Rios e Marcelo Greco, que são também coordenadores do projeto Territoire Sensible no Brasil – participarão em janeiro de 2018 da residência artística “Mudança de biótopo e outra perspectiva”, na região da Provence, França, com direção de Pierre Devin e participação de Bernard Plossu.

MARCELO GRECO

mgrecco-ok

 

Marcelo Greco (São Paulo, SP, Brasil, 1966) atua como fotógrafo desde 1997. Desenvolve cursos e oficinas de fotografia autoral no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Orienta fotógrafos no desenvolvimento de projetos pessoais, assim como coordena e edita o trabalho de diversos fotógrafos para exposições em eventos nacionais e internacionais. Foi curador geral do Festival de Fotografia Paraty em Foco 2008. Realizou exposições nacionais em instituições como Pinacoteca do Estado – SP, Museu da Imagem e do Som – SP, Centro Cultural São Paulo Caixa Cultural – SP, Museu da Imagem do Som – Santos. Realizou também exposições internacionais nas instituições Tropenmuseum (Holanda), Leica Gallery Solms (Alemanha), Leica Gallery Frankfurt (Alemanha). Publicou os livros: Brasília – Coleção Passaporte, Tempos Misturados, Internal Affair e Sombras Secas – todos estes pela Schoeler Editions – e A Sombra da Dúvida – pela Sensible édition.

ANDRÉ CUNHA

andre-cunha

 

André Cunha é graduado em Desenho Industrial e pós graduado em docência em Artes Plásticas, nasceu em 1971 Niterói/RJ.
Com a sua produção fotográfica foi um dos selecionados para o evento Caravana Magnum, 70 anos, que ocorreu no Festival de Fotografia de Tiradentes e no Rio de Janeiro, gerenciado pela icônica agência Internacional Magnum Photos.
Entre as suas atividades como autor, se destaca a exposição na Galeria Espaço 1338 em São Paulo. Foi também o premiado com a Menção Honrosa no Prêmio Brasil Fotografia 2017.
Atualmente é representado pela Galeria Utópica (antiga Faas), terá sua exposição individual em abril/2018 e também irá participara da IPAD 2018, Está finalizando a edição do seu primeiro livro “Santuário” (a ser lançado em março também) tendo como curadora Monica Paes, Marcelo Greco e Helena Rios.

HELENA RIOS

helena-rios

 

Helena Rios (São Paulo, SP, Brasil, 1982) graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP em 2007 e desde então trabalha como fotógrafa freelancer e desenvolve seu trabalho artístico com fotografia, desenho e aquarela. Tem participado de exposições, intercâmbios e residências artísticas. Publicou independentemente os livros Contraviento (2011), Espelho (2012), Margens, Grezen (2015), Revoada (2016).

www.helenarios.com

MÁRCIO TÁVORA

marcio-tavora

 

Márcio Távora, teve seu primeiro contato com a fotografia em um curso básico de fotografia feito em São Paulo, em 1998. Cursou 2 anos na Milwaukee Institute of Art and Design especialização em fotografia fine art., nasceu em Fortaleza, CE
Transfere o restante do curso para São Paulo na Faculdade Senac de Comunicação e Artes onde conclui como Bacharel em Fotografia. Desde 2010 frequenta um grupo de estudos com o fotógrafo Marcelo Greco e expõe regularmente em galerias e instituições como Sesc, Itaú Cultural e Casa das Rosas.
Em 2013 lança Livro de Visitas, uma coletânea de interiores de hotéis antigos.
A alguns anos participa de grupos de estudo de fotografia autoral em busca de seu crescimento pessoal através da sua fotografia.
Já fez três exposições individuais na Matilha Cultural e participou de exposições coletivas no Sesc Santo André, no Mube de SP e na Galeria Virgilio em SP.
Em 2017 publicou seu primeiro livro autoral “Entre Chiens et loups” editado por Pierre Devin.

MONICA PAES

eu-ok

 

Monica Paes, graduada em Psciologia e Direito, nasceu em São Paulo, 1975. Atualmente trabalha em uma empresa de entretenimento, tendo sua atividade profissional voltada para os números e contratos. Nos últimos 10 anos, o seu contato com as artes se intensificou, onde desde então iniciou seus estudos de fotografia de forma individual, com o tempo sentiu a necessidade de trocar experiências e passou a realizar alguns cursos no: MAM-SP, MOMA “Seeing Through Photographs”, MUBE, CEI (Centro de Estudos Madalena). Há cerca de 5 anos, iniciou seu projeto de fotografia autoral.

Há cerca de 2 anos, foi convidada pelo Fotografo André Cunha, para atuar como sua curadora no projeto “Santuário”, que agora em 2018 terá sua primeira exposição individual, o lançamento do seu livro, e uma participação junto com sua galeria na AIPAD – 2018.

MARCELO HEIN

marcelo-hein

 

Marcelo Hein, é formado pela Escola Panamericana em fotografia técnica, profissão a qual exerço há 10 anos, nasceu em 1986, em São Paulo, mas há 4 anos que abandonou a fotografia comercial para se dedicar às imagens como um amadurecimento de sua relação com os ambientes e devaneios com a matéria.

LECO JUCÁ

leco-juca

 

Leco Jucá, formado em jornalismo pela universidade Uninorte, mas dedica-se principalmente a fotografia autoral e artística, nasceu em (Manaus, AM, em, 1975) Amazonense radicado no Ceará. O fotógrafo Já participou de algumas convocatórias coletivas.

LUCAS PACÍFICO

lucas-pacifico

 

Lucas B. Pacífico graduado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado em 2007, nasceu em São Paulo, em 1984, até o presente momento atua com direção criativa e de arte na área de comunicação.
Desde 2013 desenvolve seu trabalho de fotografia autoral e poética em livros sob orientação de Marcelo Greco, como os projetos “Em cada (íntima) cor e Ode”.

PAOLA VIANNA

paola-vianna

 

Paola Vianna, graduada em Publicidade e Propaganda desde 2006 pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), nasceu em São Paulo, em 1983.
Desde 2005 trabalha na área de fotografia tendo passado por redação de revista, estúdio de moda e por agências de publicidade. A fotografia publicitária ainda é sua maior fonte de renda, teve seu estúdio fotográfico dentro de uma agência por 10 anos.
A alguns anos participa de grupos de estudo de fotografia autoral em busca de seu crescimento pessoal através da sua fotografia.

BERNARDO DORF

bernardo-dorf

 

Bernardo Dorf, graduado em Engenharia Mecânica, pela escola de Engenharia Mauá, nascido em São Paulo, 1953, Póa Graduado em fotografia no Senac 2010.
Realizou algumas exposições ao longo dos últimos anos, a individual 2015- Purple Rain- Individual Galeria Sancovsky, e as coletivas, 2015: Distancias Sutis – Casa das Rosas, SP; Identidade – Estúdio Tavora, SP, 2013: Mural SP 4º Mostra SP de Fotografia – Espaço Ophicina, SP; 2013 – Garagem Ocupada SP; 2012: Formas Curiosas de Respirar – Espaço Contraponto, SP e 2011: Labirintos – Espaço Ophicina, SP.
Publicações: Plantel Renovado 2015 ; Purple Rain 2015; Zero to infinite 2011,
Publicações Colaborador: Identidade, Revista Liris #1
www.bernardodorf.com
www.mundoliris.com

logo-territorie-sensible
O Territoire Sensible é um espaço de liberdade e uma ferramenta para ação e reflexão. Dirigido por Pierre Devin, é fruto da iniciativa de um coletivo de fotógrafos, a princípio brasileiros e franceses. No Brasil o Territoire Sensible é representado por Helena Rios e Marcelo Greco. O projeto tem como foco os questionamentos trazidos por um mundo em plena mutação. A fotografia é a linha condutora do projeto, mas não se exclui qualquer abertura às artes visuais, à literatura, à sociologia, à história, etc.
http://territoiresensible.com/
logo-inc-photography

O INC-Photography é um projeto idealizado por Mônica Paes que tem por objetivo promover a discussão e o aprendizado, incentivando o artista/autor a refletir sobre o seu trabalho e o dos demais participantes, criando um ambiente de troca e experimentação. Desenvolver uma visão e um pensamento crítico sobre a sociedade, a cultura e o ambiente também faz parte deste projeto.
https://www.instagram.com/inc_photographybr/