Parceria – Inc Photography

logo-inc-photographyeu-ok

MONICA PAES, EM PARCERIA COM A MISSÃO LANCE VENTOUX, MARCELO GRECO E HELENA RIOS, APRESENTAM O PROJETO INC_PHOTOGRAPHY.

O INC_PHOTOGRAPHY pretende promover a discussão e o aprendizado, incentivando o artista/autor a refletir sobre seu trabalho e sobre o trabalho dos demais, criando assim um ambiente de troca e experimentação. O INC_PHOTOGRAPHY, visa desenvolver uma visão e pensamento crítico sobre a sociedade, a cultura e o ambiente.

Por meio dos seus orientadores, o INC_PHOTOGRAPHY irá auxiliar o artista/autor a identificar sua linguagem visual, a refinar e desenvolver uma visão pessoal, crítica e criativa.

O projeto prevê parcerias do Instituto com diferentes residências artísticas voltadas para o desenvolvimento em fotografia. As residências artísticas são aqui abordadas como ferramentas de formação do olhar e preservação da memória. Entende-se aqui o conceito de residência artística como uma troca entre artista e sociedade: o artista, para além de seus benefícios particulares (aprendizado e desenvolvimento de seu trabalho pessoal) deve, com seu trabalho, estar engajado na construção da memória e na reflexão sensível sobre determinada região, assim como na transmissão de conhecimento. O artista se faz na sociedade.

OBJETIVOS

  • Criação de um acervo fotográfico para o Instituto;
  • Publicação de uma coleção de livros de fotografia em parceria com diretores artísticos reconhecidos;
  • Publicação de periódicos (formato de jornal);
  • Difusão de conhecimento;
  • Disponibilização do conteúdo gerado no âmbito desta parceria no site do Instituto – democratização e difusão de conhecimento. Inicialmente, propõe- se uma parceria do Instituto com a Missão Lance Ventoux – MLV (Provence, França), dirigida por Pierre Devin – www.territoiresensible.com As características da residência MLV, citadas a seguir, podem servir de base para a busca de novas parcerias.
  • Reflexão sensível sobre um determinado biótopo
  • Criação de um acervo sobre a região
  • Conhecimentos específicos na criação de livros de autor: edição/finalização de ensaio fotográfico, projeto gráfico, tratamento de imagens, técnicas de impressão de livros, acabamentos e materiais. Ao final de cada residência:
  • O diretor artístico, em parceria com o artista, fará uma seleção de imagens a serem doadas para o acervo do Instituto. Garante-se desta forma a qualidade das obras que comporão o acervo.
  • Publicação de livro com o trabalho final apresentado. A decisão sobre a publicação do livro fica a cargo do diretor artístico. Desta forma, garante-se a qualidade da coleção de livro proposta. Esta coleção de livros será publicada em colaboração entre o INC_PHOTOGRAPHY e a Sensible édition (www.territoiresensible.com/sensible-edition/) – um selo de direção artística e de qualidade de produção, francês e brasileiro. Para a Sensible édition, o livro é concebido como um espaço artístico e não como um catálogo. Trata-se de um espaço superior para o sensível e para o inteligível, para o imaginário.
  • O artista, ao retornar para o Brasil, fica responsável pela difusão de conhecimento adquirido na residência por meio de palestra, workshop, etc. Ações possíveis a curto prazo no âmbito da parceria do Instituto com a MLV:
  • Doação de obras de Marcelo Greco e Helena Rios para que seja inaugurado o acervo fotográfico do Instituto.
  • Publicação de dois livros – Marcelo Greco e Helena Rios – com o resultado das residências realizadas na MLV (entre 2015 e 2017). Estas publicações inaugurarão a parceria do Instituto com a Sensible édition.
  • Workshops e palestras sobre a residência para divulgação do projeto;
  • Residência artística coletiva “Déconditionnement visuel dans un autre biotope” (Descondicionamento visual em um outro biótopo) para 8 fotógrafos brasileiros, em janeiro de 2018, com Pierre Devin e Bernard Plossu. Publicação de um jornal com o resultado desta residência. Como segunda etapa do projeto, propõe-se a elaboração de um projeto de residência artística em fotografia na sede do Instituto no Rio de Janeiro. Para as etapas seguintes, propõe-se, além de novas parcerias com residências existentes em outros países, a criação de uma residência artística em São Paulo – a Missão Santos -, com foco no eixo Santos – São Paulo.

DIFUSÃO

O livro é o pilar da transmissão e difusão de uma educação visual. Pesquisar formas de distribuição, parcerias (IMS, outros);
Em periodicidade a definir, pode-se realizar exposições com o resultado das residências bem sucedidas no eixo Brasil/França, inicialmente. Nestes eventos podem acontecer atividades com os artistas cujos trabalhos serão expostos.

E-mail: inc@inc-photography.com