9 de janeiro de 2023

Xadalu Tupã Jekupé é o segundo brasileiro a integrar o programa de residências “Entre Tiempos”

Artista do Rio Grande do Sul chega a Espanha no próximo dia 9 de janeiro para um período de pesquisa e criação de dois meses

O artista Xadalu Tupã Jekupé é o segundo brasileiro a integrar o programa de residências artísticas “Entre Tiempos”, realizado pelo Instituto Inclusartiz em parceria com o Collegium, centro de arte contemporânea baseado em Arévalo, cidade ao norte de Madri. O artista chega a Espanha no dia 9 de janeiro para uma temporada de dois meses de imersão no ambiente sociocultural do pequeno município espanhol e de seus arredores.

Durante a residência, terá como objeto de sua pesquisa as missões fundadas pela Companhia de Jesus na América Colonial, com foco na figura de San Ignacio de Loyola, personagem fortemente ligada a Arévalo e promotor do grande projeto educativo da ordem. Ao longo deste período, o artista terá como ateliê de trabalho a igreja de San Martín, sede do Collegium e, ao final da estadia, uma apresentação pública e um curta-metragem mostrarão como foi o seu processo de trabalho e criação, suas descobertas e o resultado de sua inserção neste território. Os trabalhos produzidos por ele no programa “Entre Tiempos” farão parte de uma exposição individual que será realizada no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, ainda este ano. 

Xadalu Tupã Jekupé é o segundo brasileiro a integrar o programa de residências artísticas “Entre Tiempos” / Foto: Mayra Silva

Natural de Alegrete, no Rio Grande Sul, Xadalu Tupã Jekupé é um artista de origem indígena que utiliza elementos da serigrafia, pintura, fotografia e objetos para abordar a tensão entre a cultura indígena e a ocidental nas cidades por meio da arte urbana. Em 2021, foi residente do Instituto Inclusartiz e realizou a exposição “Tekoa Xy ‘A Terra de Tupã’” no centro cultural do instituto.

Desenvolvido pelo curador e pesquisador Aldones Nino, o projeto “Entre Tiempos” teve início em 2022, com a participação da artista carioca Ayla Tavares, e propõe uma investigação artística acerca de questões relacionadas à história, à cultura e às tradições da cidade de Arévalo e de seu entorno. Em formato semelhante ao programa realizado pelo Instituto Inclusartiz no Rio de Janeiro, a iniciativa auxilia os artistas contemplados com apoio curatorial personalizado, hospedagem, ateliê de trabalho e conexões com outros agentes culturais ao longo do período de residência.

Em 2021, o artista realizou a exposição “Tekoa Xy ‘A Terra de Tupã’” no Centro Cultural Inclusartiz / Foto: Wagner Kox

Sobre o Collegium

O Collegium é um centro de exposição, educação, pesquisa e experimentação de arte moderna e contemporânea. Localizado na cidade de Arévalo, em Castilla y León, a instituição desenvolve um programa expositivo, educativo e de atividades enquanto prepara seu prédio físico no antigo Colégio Jesuíta da cidade. O projeto Collegium tem como objetivo contribuir para a recuperação e valorização da riqueza do patrimônio cultural, histórico e arquitetônico de Arévalo e arredores, revitalizando o contexto local e inserindo o a cidade no mapa da arte contemporânea nacional e internacional.