26 de abril de 2023

Tadáskía dá início a residência artística no Centro Cultural Inclusartiz

Após temporada de três meses no Salzburger Kunstverein, na Áustria, artista dá continuidade à sua pesquisa no ateliê coletivo da instituição carioca

A artista visual Tadáskía iniciou no final de abril um período de residência artística de dois meses no Centro Cultural Inclusartiz. De volta ao Rio de Janeiro após uma temporada de três meses na Áustria, onde participou de residência no prestigiado Salzburger Kunstverein — provida em parceria com Instituto Inclusartiz —, a carioca dá continuidade à sua pesquisa, que envolve desenho, aparição, fotografia, instalação e têxtil.

Por meio de sua prática, que mobiliza paisagens inventadas e místicas, Tadáskía busca também elaborar as experiências imaginativas da diáspora negra em torno de encontros familiares e estrangeiros. Recentemente, criou uma publicação de páginas soltas bilíngue chamada “Ave Preta Mística/Mystical Black Bird”. Nesta história, narra a transformação de uma ave em muitas coisas, inclusive incitando a emancipação da população negra, em uma livre interpretação de Sankofa. E é a partir da produção de livros de desenhos e textos poéticos que está dando seguimento aos estudos iniciados em Salzburgo.

Tadáskía dá início a residência artística no Centro Cultural Inclusartiz / Foto: Lydia Metral

“Quando eu cheguei no Salzburger, já sabia que o escopo da residência era bem livre em relação a produção e entrega de trabalhos. De todo modo, no momento em que o avião estava pousando, pela primeira vez na minha vida, eu vi uma quantidade imensa de coelhos pulando no escuro da mata. Foi uma cena que me deixou extremamente comovida. A partir dela, penso em realizar mais uma história, misturando amor e magia, emergindo de alguma escuridão até o brilho”, conta a artista.

Na residência no Centro Cultural Inclusartiz, Tadáskía conta com acompanhamento personalizado do curador do programa, Lucas Albuquerque, e ocupa um dos espaços do ateliê aberto localizado no segundo pavimento da instituição. Durante este período, os visitantes podem acompanhar de perto a produção de seus trabalhos e a evolução da pesquisa.

SOBRE A ARTISTA

Tadáskía possui licenciatura em Artes Visuais pela UERJ, é mestre em Educação pela UFRJ e já participou de diversas exposições coletivas no Brasil e no exterior. Em 2022, realizou sua primeira mostra individual “Tadáskía: noite dia” na sede da Sé Galeria, em São Paulo. Possui trabalhos nas coleções do Museu de Arte do Rio (MAR), Inhotim, MAM-SP, Institute for Studies on Latin American Art, Instituto Cultural Çarê e em importantes acervos privados.