11 de setembro de 2022

“Open-Studio – estudos em trânsito”: coletiva com trabalhos de artistas e curadores residentes do Instituto Inclusartiz será inaugurada em 15 de setembro

Mostra apresenta processos, estudos inéditos e obras que apontam para as futuras pesquisas ainda a serem desenvolvidas pelos selecionados para a edição de 2022 do programa de residências do instituto

Em consonância com a exposição “Por Detrás da Retina”, o Instituto Inclusartiz inaugura no dia 15 de setembro – semana da ArtRio 2022 – a exposição coletiva “Open-Studio — estudos em trânsito”. Tomando o formato de Estúdios Abertos como ponto de partida, a mostra, que fica em cartaz até o fim deste ano, irá exibir trabalhos e pesquisas em processo dos nove artistas, curadores e pesquisadores que passaram ou ainda passarão pelo programa de residências artísticas do instituto ao longo do ano de 2022: Brígida Campbell, Filomena Mairosse, Luisa Brandelli, Mariana Souza, Mkutaji Wa Nija, Moara Tupinambá, Nay Jinknss, Patfudyda e Paulete Lindacelva. 

Obra de Filomena Mairosse que estará presente em “Open-Studio — estudos em trânsito”

Com curadoria de Lucas Albuquerque, coordenador do programa, a coletiva apresenta um caráter heterogêneo, mesclando trabalhos em vídeo, fotografia, publicações, esquemas e metodologias de pesquisa.

“A mostra pretende apresentar ao público o caráter processual e altamente experimental que a nossa residência é capaz de proporcionar àqueles que possuem a oportunidade de participar. Para isso, a mostra faz uso da ideia de estudo, considerando que a residência é uma experiência imersiva onde o residente tem a chance de se envolver em sua pesquisa sem a necessidade de apresentar um ‘produto finalizado’, como também a ideia do trânsito, levando em consideração a riqueza que o deslocamento físico e intelectual proporcionado pela residência é capaz de oferecer ao artista ou pesquisador”, observa o curador.

Obra de Patfudyda que estará presente em “Open-Studio — estudos em trânsito”

A coletiva apresenta processos e estudos inéditos ou, ainda, trabalhos artísticos que apontam para as futuras pesquisas ainda a serem desenvolvidas. À frente de um dos mais prestigiados e completos programas de residências artísticas do país, o Instituto Inclusartiz aproveita a oportunidade para reafirmar seu interesse e compromisso em ser um espaço de experimentação e fomento artístico. “Open-Studio — estudos em trânsito” dá, assim, um primeiro olhar dos esforços do instituto para ampliar o seu programa de residências, apresentando nomes cujas produções despontam no circuito contemporâneo.

Obra de Luisa Brandelli que estará presente em “Open-Studio — estudos em trânsito”

SERVIÇO

Open Studio – estudos em trânsito

Centro Cultural Inclusartiz
Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa, Rio de Janeiro – RJ
Abertura: 15 de setembro, às 18h
Encerramento: 31 de dezembro
Visitação: quinta-feira a domingo, das 11h às 18h
Entrada gratuita.