15 de maio de 2023

Oficina de desenho e pintura no Instituto Inclusartiz: Um mergulho na representação do negro pela poética de Dalton Paula

No último sábado (13), o Instituto Inclusartiz proporcionou uma experiência enriquecedora para crianças através da realização de uma oficina de desenho e pintura. Sob a mediação da historiadora Karla Gama, a atividade teve como propósito contar uma breve história sobre a trajetória da representação do negro no Brasil, por meio da poética do renomado artista Dalton Paula.

A oficina ofereceu às crianças a oportunidade de explorar uma auto representação artística, incentivando-as a descobrir suas visões e emoções únicas através das cores, formas e traços, de forma similar ao que o artista realiza em suas pinturas. Karla Gama, mediadora do evento, destacou a importância dessa abordagem ao afirmar: “Foi um convite para que elas descobrissem por meio das cores, formas e traços, visões e emoções únicas, assim como o artista faz em suas pinturas.”

Essa oficina é uma parte integrante do projeto “Interseções – diálogos entre a arte contemporânea e a literatura”, atualmente em exposição no centro cultural do Instituto Inclusartiz até o dia 28 de maio. O projeto estabelece um diálogo inspirador entre a arte contemporânea e a literatura, proporcionando uma imersão cultural e estimulando reflexões sobre identidade, representatividade e expressão artística.