25 de janeiro de 2023

Maxwell Alexandre inaugura exposição “Nuevo Poder: pasabilidad” na La Casa Encendida, em Madri

Realizada com apoio do Instituto Inclusartiz, mostra individual marca a primeira incursão do artista na Espanha

Após realizar exposições de sucesso em instituições do Brasil, Estados Unidos e França, o carioca Maxwell Alexandre segue desbravando novos territórios. Agora, o artista inaugura no dia 3 de fevereiro, na La Casa Encendida, em Madri, “Nuevo Poder: pasabilidad”,  a sua primeira mostra individual na Espanha.

Realizada com apoio do Instituto Inclusartiz e d’A Gentil Carioca, a exposição apresenta ao público espanhol dezenas de obras monumentais da série “Novo Poder” (2021–). Sempre utilizando o papel como suporte principal de sua produção, Maxwell Alexandre aprofunda nesta nova montagem a ideia de incluir a comunidade negra dentro dos “templos dedicados à contemplação da arte contemporânea”, como galerias, museus, fundações e centros culturais, retratando personagens negros que vagam por cubos brancos (ou salas de exposição) com atitudes e posições de poder.

“Nuevo Poder: pasabilidad” tem curadoria do francês Matthieu Lelièvre e fica em cartaz na La Casa Encendida até o dia 16 de abril de 2023.

Mais sobre o artista

A poética urbana de Maxwell Alexandre (1990) passa pela construção de narrativas e cenas estruturadas a partir de suas vivências cotidianas pela cidade do Rio de Janeiro e na comunidade da Rocinha, local onde nasceu, viveu e trabalhou a maior parte de sua vida. Sobre diferentes suportes, como lonas de piscinas Capri, portas e esquadrias de ferro, surgem personagens anônimos em situações recorrentes na favela. São pinturas em grande formato nas quais os corpos negros são apresentados de forma empoderada, mas também em momentos de confronto, retratando uma rotina comunitária e radicalmente contemporânea.

Em 2018, foi selecionado pelo Instituto Inclusartiz para uma bolsa de residência artística na Delfina Foundation, em Londres. No ano seguinte, inaugurou no Museu de Arte Contemporânea de Lyon a exposição “Pardo é papel”, que, com apoio do Inclusartiz, ganhou itinerância pelo Brasil, com passagem pelo MAR – Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro), Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre) e Instituto Tomie Ohtake (São Paulo). Em 2022, a exposição fez sua estreia nos Estados Unidos, no The Shed, em Nova York.

SERVIÇO

Nuevo Poder: pasabilidad, de Maxwell Alexandre
Curadoria: Matthieu Lelièvre
Período de visitação: 3 de fevereiro a 16 de abril de 2023
Local: La Casa Encendida – Rda. de Valencia, 2, 28012 Madrid, Espanha