14 de outubro de 2022

Instituto Inclusartiz e Collegium lançam novo programa de residências artísticas na Espanha

Brasileira Ayla Tavares é a primeira artista a integrar o projeto “Entre Tiempos”, realizado na sede da instituição espanhola, na cidade de Arévalo

O Instituto Inclusartiz e o Collegium, centro de educação, pesquisa e experimentação de arte contemporânea baseado em Arévalo, cidade ao norte de Madri, fecharam uma parceria inédita que culminou em um novo programa de residências artísticas iniciado em setembro deste ano.  

A iniciativa, desenvolvida pelo curador e pesquisador Aldones Nino, colaborador das duas instituições, tem o objetivo de promover a circulação de artistas no pequeno município espanhol e seus arredores, histórica zona de produção artesanal. Intitulado “Entre Tiempos”, o projeto contempla em sua primeira edição a carioca Ayla Tavares, que passará uma temporada de três meses na Espanha, entre setembro e novembro de 2022.

Ayla Tavares passará uma temporada de três meses na Espanha, entre setembro e novembro de 2022 / Foto: Vicente de Mello.

Nascida no Rio de Janeiro em 1990, Ayla Tavares é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em produção cerâmica e arqueologia. Em seus trabalhos, investiga artefatos arqueológicos e sagrados, arquitetura e objetos do cotidiano, estabelecendo relações com diferentes camadas de tempo para pensar o dia a dia, a memória e a vida em comum. Compreendendo a materialidade com todas as suas complexidades, Tavares cria constelações de objetos sob outras ordens, gerando a partir desses novos corpos relações de estranhamento, especulação e narrativa.

Em seus trabalhos, a artista investiga artefatos arqueológicos e sagrados, arquitetura e objetos do cotidiano / Foto: Vicente de Mello
Em seus trabalhos, a artista investiga artefatos arqueológicos e sagrados, arquitetura e objetos do cotidiano / Foto: Vicente de Mello

“A partir da cidade de Arévalo, estou investigando micronarrativas que dialogam com sua paisagem e condição geográfica entre rios, tendo como matéria de fabulação o barro que se converte em processos cerâmicos, propondo diferentes relações com o entorno”, afirma a artista.

A artista visitou o armazém do Museu Provincial de Ávila como parte de sua investigação sobre a história, a cultura e as tradições da região / Foto: divulgação

O programa “Entre Tiempos” propõe uma investigação artística acerca de questões relacionadas com a história, a cultura e as tradições da região, além de contribuir para a coesão social ao gerar espaços de conhecimento e confiança no contexto local, fortalecendo o sentimento de vínculo e pertencimento ao território. Em formato semelhante ao programa realizado pelo Instituto Inclusartiz no Rio de Janeiro, os artistas serão auxiliados com apoio cultural personalizado, hospedagem, ateliê de trabalho e conexões com outros agentes culturais ao longo de um período de oito semanas.

Ayla Tavares já começou a elaborar suas primeiras obras no ateliê do Collegium / Foto: divulgação

As residências serão encerradas com uma apresentação pública do trabalho desenvolvido e um curta-metragem que mostrará o processo de pesquisa e criação de cada artista em seu contexto. O integrante da próxima edição do programa, que será realizada de janeiro a março de 2023, será o artista mestiço Xadalu Tupã Jekupé, de Porto Alegre (RS).  

Sobre o Collegium

Collegium é um centro de exposição, educação, pesquisa e experimentação de arte moderna e contemporânea. Localizado na cidade de Arévalo, em Castilla y León, a instituição desenvolve um programa expositivo, educativo e de atividades enquanto prepara seu prédio físico no antigo Colégio Jesuíta da cidade. O projeto Collegium visa a contribuir para a recuperação e valorização da riqueza do patrimônio cultural, histórico e arquitetônico de Arévalo e arredores, revitalizando o contexto local e colocando a cidade no mapa da arte contemporânea nacional e internacional.