6 de março de 2023

Instituto Inclusartiz anuncia júri consultivo da Open Call para seu Programa de Residência Artística e Pesquisa

Brígida Campbell, Divino Sobral, Keila Sankofa, Josué Matos e Maria Rosa serão responsáveis pela seleção dos candidatos junto à equipe de curadoria do instituto

O Instituto Inclusartiz já definiu o corpo de jurados convidados que será responsável por selecionar os candidatos da convocatória para a edição deste ano de seu Programa de Residência Artística e Pesquisa. São eles Brígida Campbell (Belo Horizonte, MG), Divino Sobral (Goiânia, GO), Keila Sankofa (Manaus, AM),  Josué Matos (Florianópolis, SC) e Maria Rosa (Recife, PE).

Os cinco irão atuar junto à equipe de curadoria do instituto no processo seletivo que se propõe a selecionar dez residentes (sendo cinco artistas e cinco curadores/pesquisadores) para integrar um dos mais completos programas de residência do país. Lançada no dia 23 de janeiro, a convocatória este ano irá contemplar, além de artistas, curadores e pesquisadores do Brasil, candidatos oriundos de outras nações integrantes da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

As residências terão duração de quatro semanas e serão realizadas ao longo do ano na sede do instituto, na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro. As inscrições foram prorrogadas até o dia 12 de março.

Inscreva-se!

>> Edital completo
>> Formulário de inscrição

Saiba mais sobre os membros do júri:

Brígida Campbell (Belo Horizonte, MG)

Brígida Campbell / Foto: divulgação

Brígida Campbell é professora da EBA-UFMG, doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e mestre pela EBA-UFMG. É também artista e pesquisadora, transitando por diversas linguagens artísticas, como a pintura, o desenho, a instalação, o vídeo, as intervenções urbanas e as artes gráficas. Em suas produções artísticas, explora as sutilezas poéticas do cotidiano criando imagens e/ou situações que estimulam o imaginário e a criação. Seu trabalho também envolve aulas, curadorias, palestras, publicações, workshops e exposições. Em 2022, foi selecionada para o Programa de Residência e Pesquisa do Instituto Inclusartiz, onde pôde dar seguimento a sua pesquisa em torno das relações entre arte, ecologia e transformação social. A investigação busca relacionar práticas artísticas e ecológicas por meio do estudo de obras e projetos que lidam com os desafios ambientais atuais. São proposições que buscam ampliar o papel da arte na sociedade atuando no campo político, simbólico e artístico e visam criar soluções criativas para os problemas ambientais que tanto ameaçam a vida.

Divino Sobral (Goiânia, GO)

Divino Sobral / Foto: divulgação

Artista visual e desenhista autodidata, Divino Sobral desenvolve trabalhos como pesquisador e curador independente. Escreve textos críticos publicados no Brasil e no exterior. Sua obra, que transita entre desenho, pintura, escrita, objeto, escultura, instalação e performance, reúne elementos de sua memória pessoal entrelaçados com a mitologia – como um modo de estabelecer metáforas de um controle imaginário do tempo e do espaço – e com a história, quase como uma reconstituição da estética medieval. Em suas instalações, incorpora cordões fiados a partir de cabelos com os quais tece redes; livros que imobiliza (fossiliza) pela imersão em cera; roupas que são ora oxidadas, ora bordadas, formando estampas que parecem reproduzir textos sobre o tecido; e, algumas vezes, incorpora suas narrativas textuais que se inscrevem como desenhos.

Keila Sankofa (Manaus, AM)                     

Keila Sankofa / Foto: divulgação 

Keila Sankofa é artista visual e cineasta. Compreende a rua como espaço de diálogo com a cidade, produzindo instalações audiovisuais que exibem filmes, fotos e videoartes. Utiliza a fotografia e o audiovisual como ferramenta para propor autoestima e questionar apagamentos de pessoas negras. Atualmente, utiliza seu próprio corpo como protagonista na construção de suas obras. Tem uma vasta experiência na direção de projetos audiovisuais, como séries e curtas, além de produção de mostras, festivais e espetáculos de diversas linguagens artísticas. Gestora do Grupo Picolé da Massa, Diretora Artística do Projeto Direito à Memória, membra da APAN Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro, do Nacional Trovoa e do Coletivo Tupiniqueen.

Josué Matos  (Florianópolis, SC)

Josué Mattos / Foto: divulgação

Josué Mattos é historiador da arte e curador. Graduou-se em História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre, onde obteve o título de Master 1 e 2 em História da Arte Contemporânea. Em 2009, concluiu o mestrado em Práticas Curatoriais na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. A convite do Sesc-SP, concebeu e assumiu a curadoria geral da primeira edição de Frestas – Trienal de Artes / O que seria do mundo sem as coisas que não existem? e Nossa proposição é o diálogo, em Sorocaba (2014-2015). Entre os projetos realizados, destaca-se o programa de ações e performances É crédito ou débito? (Sesc SP, 2010-2013), que circulou por 90 cidades do Estado de São Paulo. Desde 2010 realiza ateliês de acompanhamento de projetos de arte, debates e júris de salão de artes, em cidades como Fortaleza (Porto Iracema das Artes), Piracicaba (Pinacoteca Municipal), Salvador (Secult e MAM-BA), Brasília (Caixa Cultural e CCBB), Recife (IAC-UFPE), Ribeirão Preto (MARP e Sesc), São Paulo (ProAC e Sesc), Joinville (MAJ) e Florianópolis (FCC).  É editor da Revista Binômios, projeto contemplado pelo Prêmio Redes Nacional Funarte Artes Visuais. Atualmente, trabalha no desenvolvimento do Centro Cultural Veras, em Florianópolis (SC).


Maria Rosa (Recife, PE)

Maria Rosa / Foto: divulgação

Desde de 1997 atua com a criação e coordenação de projetos culturais, trabalhando com produção de filmes publicitários nacionais e internacionais, produção de cinema e exposições. Em 2004, criou a Fanzine Ltda. ME, empresa de produção cultural com experiência em elaboração, desenvolvimento e administração de projetos culturais, produção e montagem de exposições, documentação fotográfica e criação de banco de imagens, edição de livros de arte, captação de vídeo e cinema digital.  Em 2013, trabalhou como produtora na instalação do Centro Cultural Cais do Sertão, em Recife, ocupando posteriormente os cargos de Supervisora de Programação e Coordenadora de Conteúdo. Desde de 2019, é Gerente do centro cultural.

O PROGRAMA

Realizado desde 2014, o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz tem como objetivo fomentar a produção artística nacional e internacional e já hospedou mais de quarenta nomes, incluindo profissionais renomados, como Amanda Abi Khalil (Líbano), Yuko Hasegawa (Japão), Gerda Steiner & Jorg Lenzlinger (Suíça), Hans Ulrich Obrist (Inglaterra) e Valeska Soares (Brasil); além de jovens talentos brasileiros, como Hal Wildson, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Manauara Clandestina, Vivian Caccuri e Xadalu Tupã Jekupé.

Em 2022, o instituto remodelou o programa e lançou a sua primeira chamada aberta, direcionada a candidatos brasileiros e de países da África Meridional (África do Sul, Botsuana, Comores, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, Eswatini, Zâmbia e Zimbábue). A convocatória de estreia recebeu mais de 530 inscrições. Neste novo formato, o programa é dividido em ciclos, com duração de quatro semanas cada. Cada ciclo conta com uma dupla formada por um artista e um curador/pesquisador, que recebem todo o suporte necessário para o desenvolvimento de suas pesquisas, como espaço de habitação, ateliê coletivo na sede do Instituto Inclusartiz, acompanhamento curatorial personalizado, equipe de produção e comunicação dedicadas e uma bolsa residência para custear alimentação, transporte e compra de material.

Como parte do programa, o Inclusartiz ainda organiza uma série de atividades educacionais, como workshops, oficinas, publicações, falas públicas e sessões de crítica voltadas para estudantes de arte de instituições de ensino do Rio de Janeiro, ampliando o intercâmbio cultural entre os residentes e a comunidade artística local.

CRONOGRAMA ATUALIZADO

Período de inscrição: 23 janeiro a 12 de março
Período de seleção do júri: 13 de março a 4 de abril
Entrevistas com pré-selecionados: 10 a 14 de abril
Divulgação do resultado: 25 de abril
Início do 1º ciclo de residência: 15 de maio