8 de fevereiro de 2023

Hal Wildson encerra residência no Instituto Inclusartiz com oficina de colagem e open studio

Neste sábado (11), artista goiano irá ministrar atividade voltada para crianças e adolescentes e também receber o público para um open studio com estudos em desenvolvimento e trabalhos produzidos no último mês

Para encerrar o seu período de residência no Instituto Inclusartiz, o artista Hal Wildson irá ministrar neste sábado, dia 11 de fevereiro, às 14h, uma oficina de colagem intitulada Bloquinho da Re-Utopya, voltada para crianças e pré-adolescentes. Utilizando fragmentos de imagens em papel, o artista irá convidar o público a criar novas flâmulas para um novo Brasil, reimaginando bandeiras, brasões e estandartes.

“Os brasões e as bandeiras são capazes de simbolizar cidades, países, famílias, escolas de samba e estão presentes em importantes manifestações culturais brasileiras, como o carnaval. Estes objetos simbólicos são constituídos por elementos capazes de sintetizar os projetos e os interesses de uma nação”, explica Wildson, cujo trabalho faz uma investigação sobre a memória, muitas vezes tendo como ponto de partida lembranças e arquivos pessoais. 

Oficina de colagem Bloquinho da Re-Utopya será realizada neste sábado, 11 de fevereiro / Foto: divulgação

A utilização de brasões, bandeiras e estandartes é frequente em sua produção, assim como a apropriação de outros materiais e processos de documentação usados nas últimas décadas para registrar oficialmente a história do país, como a datilografia, datilograma, carteiras de identidades e carimbos.

>> Confira entrevista completa com Hal Wildson

Após a atividade, Hal Wildson também irá receber os visitantes, a partir das 16h, para um open studio no segundo pavimento do Centro Cultural Inclusartiz, que contará com estudos em desenvolvimento e trabalhos produzidos ao longo de sua residência.

A utilização de brasões, bandeiras e estandartes é frequente na produção de Wildson, que encerra residência no Inclusartiz este mês / Foto: Thales Leite

O goiano foi selecionado para o programa por meio de uma parceria inédita entre o instituto e o Arte Pará, que ofereceu uma bolsa para que um dos participantes da 40ª edição da tradicional mostra de arte paraense integrasse o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Inclusartiz.

SERVIÇO

Oficina de colagem Bloquinho da Re-Utopya: 14h às 16h
Open studio com Hal Wildson: 16h às 20h
Centro Cultural Inclusartiz – Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa – Rio de Janeiro.