8 de agosto de 2022

Centro Cultural Inclusartiz inaugura exposição em parceria com a Escola Sem Sítio

“Quermesse” apresenta trabalhos de dez alunos da 11ª edição do curso Imersões Poéticas

O Centro Cultural Inclusartiz abriu ao público no dia 6 de agosto a exposição “Quermesse”, coletiva que marca o encerramento da 11ª edição do programa Imersões Poéticas. Pela primeira vez, o Instituto Inclusartiz, organização à frente do espaço cultural, e a Escola Sem Sítio, projeto que promove o curso, somam seus esforços para o fomento e disseminação da arte contemporânea e da cultura brasileira, valores presentes no DNA das duas instituições.

Abertura da exposição “Quermesse” no último dia 6 de agosto / Foto: Thales Leite

“Esta exposição, que é o resultado de um longo acompanhamento entre artistas e curadores, mostra que a arte está sempre relacionada a um processo de diálogo e escuta, capaz de culminar na complexa pluralidade poética apresentada aqui. Pretendemos, por meio desta parceria, somar nossos esforços ao grande trabalho que já vem sendo realizado pela Escola, criando um espaço propício para o desenvolvimento de manifestações artísticas em sua máxima multiplicidade”, conta Frances Reynolds, presidente e fundadora do Instituto Inclusartiz.

Fruto desta parceria, a mostra, com curadoria de Cadu e Pollyana Quintella, apresenta trabalhos – entre desenhos, pinturas, fotografias e vídeo-artes – desenvolvidos por dez artistas que integraram o programa de formação neste primeiro semestre de 2022, são eles: Ana Bia Novais, Antonio Tebyriçá, Bernardo Liu, Bia Lopes, Carlos Mello Carvalho, Emilliano Freitas, Guilherme Tarini, Juliana Ronchesel, Suelen Lima e Thaís Iroko.

Obras da série “Os cavalinhos do Mutirama” (2022), de Emilliano Freitas / Foto: divulgação

O Imersões Poéticas, ainda realizado de forma virtual por conta da pandemia, tem duração de quatro meses e propõem aos seus participantes exercícios de criação e concepção de ideias, aulas teóricas e elaboração de projetos de pesquisa para futuros trabalhos, sempre culminando em uma exposição com as obras produzidas ao longo do curso. 

“Talvez por efeito da pandemia e pelo fato de as aulas terem sido realizadas via videoconferência muitas obras trazem narrativas de contemplação ortogonal e têm características de fixação na parede. Suponho que tenha algo do Zoom e da planaridade que afeta de alguma forma os resultados, em que o meio e a mensagem se confundem”, afirma o artista visual e professor universitário Cadu, um dos fundadores da Escola Sem Sítio e orientador desta edição do “Imersões Poéticas” ao lado da pesquisadora e crítica de arte Pollyana Quintella.

“Mural Sinestésico” (2022), trabalho da artista Bia Lopes na coletiva / Foto: divulgação
Abertura da exposição “Quermesse” no último dia 6 de agosto / Foto: Guilherme Tarini

Escolhido coletivamente pelos alunos do curso, o título da exposição remete às festas religiosas, embora nada tenha a ver com as crenças, mas com a tradição em que cada indivíduo colabora com alguma contribuição, neste caso, com arte. 

“Os trabalhos produzidos falam muito de memória, infância e ancestralidade. Tem também uma inclinação antropofágica que lembra a semana de 1922. A partir deste conceito, de apropriação e incorporação de alteridades, em que cada um entra com um pouco, criamos juntos o título ‘Quermesse’”, revela Cadu. 

O fato de os encontros serem virtuais permitiu também que artistas residentes de outras cidades participassem do curso, que nesta edição contou com alunos do interior do Rio de Janeiro e dos estados de São Paulo e Goiás. A exposição marcará o primeiro encontro presencial entre os alunos e os professores.  


A ESCOLA SEM SÍTIO E O IMERSÕES POÉTICAS

Criada em 2017, a Escola sem Sítio é uma escola de ideias que procura refletir, por meio de seus programas, sobre as demandas e lacunas do sistema da arte, em seus aspectos dos campos da prática e da teoria, entendendo-os integrados, como parte de um grande universo de conhecimento. Foi idealizada pelos artistas Cadu e Efrain Almeida, pelo curador Marcelo Campos, e por Tania Queiroz. Integram a equipe Vanessa Rocha e Thais Sousa.

Artistas participantes da exposição “Quermesse” junto dos curadores Cadu e Pollyana Quintella / Foto: divulgação

A programação da Escola sem Sítio inclui palestras, exposições, cursos curtos, acompanhamento de trabalhos de artistas e programas imersivos, em que o participante se dedica intensamente à essa formação. A parceria com o Instituto Incluzartiz se justifica pela afinidade entre seus projetos e, em especial, pela intenção de ampliação das fronteiras dos campos de conhecimento da arte.

O programa Imersões Poéticas, realizado no âmbito desta parceria, tem como fundamento a proposição desse espaço de imersão para um grupo de artistas. A proposta inclui encontros de acompanhamento e revisão de portfólio, exercícios de criação e concepção de ideias, aulas teóricas, elaboração de projeto de pesquisa para futuros trabalhos e exposição. São realizados encontros com artistas e profissionais do sistema da arte, incluindo curadores e críticos de arte ministrando palestras, além de uma agenda de leituras individuais de portfolios e eventuais visitas a ateliês de artistas e mostras de artes. Os professores orientadores, assim como os convidados, podem se alternar a cada semestre.


SERVIÇO:

Quermesse
Centro Cultural Inclusartiz
Rua Sacadura Cabral, 333
Gamboa, Rio de Janeiro

Visitação: quinta-feira a domingo, das 11h às 18h, até 3 de setembro.
*Não há a necessidade de agendamento prévio.

Entrada gratuita.