26 de janeiro de 2023

Centro Cultural Inclusartiz exibe filmes de Daniel Frota de Abreu neste sábado (28)

Em confluência com a exposição “Por detrás da retina”, que chega ao seu último fim de semana em cartaz, programação conta ainda com conversa entre o artista e o curador da mostra, Victor Gorgulho

Neste sábado, dia 28 de janeiro, o Centro Cultural Inclusartiz promove mais uma série de atividades relacionadas à exposição “Por detrás da retina”, que chega ao seu último fim de semana em cartaz. Aberta ao público em setembro de 2022, a coletiva reúne trabalhos de 16 artistas brasileiros contemporâneos cujas obras investigam, de diferentes formas e por meio de variados suportes, as relações entre o espaço físico e a virtualidade, ao passo em que buscam instaurar novos territórios que extrapolam a capacidade convencional da visão humana.

A programação tem início às 19h com a exibição de dois filmes do artista carioca Daniel Frota de Abreu: “Sol Preto” (2016) e “Sumidouro” (2021) — que integra o conjunto de obras da mostra. Em seguida, será realizada uma conversa com Abreu acerca das duas produções e sobre os seus processos artísticos, que contará com a mediação do curador da exposição, Victor Gorgulho.

Por meio de pesquisa de arquivo, filmes, esculturas e paletras-performances, Daniel Frota de Abreu investiga o lugar da montagem e da fabulação na documentação de eventos naturais e históricos. Sua pesquisa costura relações entre práticas de preservação, deslocamentos geográficos de objetos e implicações políticas na geração de conhecimento.


CONFIRA A SINOPSE DOS FILMES: 

Sol Preto
2016, HD vídeo, estéreo, 24 min

Em 1919, uma expedição científica britânica chega à cidade de Sobral, no Ceará, para a documentação de um eclipse solar. Durante um mês, astrônomos se instalaram na cidade a fim de realizarem o experimento fotográfico que ficaria conhecido como comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein. O filme “Sol Preto” narra o acontecimento científico quase um século depois, a partir da ótica dos habitantes de Sobral.

Cena de “Sol Preto” (2016)

Sumidouro
2021, HD vídeo, estéreo, 4 min

Crateras abertas no solo de maneira repentina recebem o nome de sumidouro. O fenômeno geológico causado pela erosão subterrânea em decorrência de práticas de mineração e obras infra-estruturais serve como método de montagem. Realizado durante a pandemia da Covid-19, o filme remete ao isolamento de animais em zoológicos e à privação dos sentidos em terapias de flutuação. Um buraco cinematográfico para onde memórias são dragadas e projetadas é criado com filmagens de arquivo pessoal, clipes retirados da internet e pela trilha sonora do duo eletrônico Onça Monstra.

Cena de “Sumidouro” (2021)


SERVIÇO

19h – Exibição dos filmes “Sol Preto” (2016) e “Sumidouro” (2021)
19h30 – Conversa com Daniel Frota de Abreu mediada por Victor Gorgulho

Centro Cultural Inclusartiz – Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa – Rio de Janeiro.