23 de novembro de 2022

Artista brasileira Ayla Tavares inaugura exposição individual na Espanha

“Alfarería del agua” marca o encerramento de uma residência artística de dois meses no Collegium, centro de arte contemporânea baseado em Arévalo, ao norte de Madri

Entre os dias 26 de novembro e 8 de janeiro, a Igreja de San Martín, ao norte de Madri, recebe a exposição “Alfarería del agua”, individual da brasileira Ayla Tavares. A mostra reúne os trabalhos desenvolvidos pela artista ao longo do programa de residências “Entre Tiempos”, realizado pelo Instituto Inclusartiz em parceria com o Collegium – centro de arte contemporânea baseado em Arévalo –, e tem curadoria do pesquisador Aldones Nino, colaborador das duas instituições.

Ayla Tavares inaugura exposição individual na Espanha no dia 26 de novembro / Foto: Vicente de Mello

Durante dois meses, Ayla propôs vários pontos de contato, tanto com a tradição da cerâmica na região, como com o entorno histórico, paisagístico e fluvial do pequeno município espanhol. “A partir da cidade de Arévalo, estou investigando micronarrativas que dialogam com sua paisagem e condição geográfica entre rios, tendo como matéria de fabulação o barro que se converte em processos cerâmicos, propondo diferentes relações com o entorno”, afirma a artista.

Aldones Nino, Ayla Tavares e Frances Reynolds, presidente do Instituto Inclusartiz / Foto: divulgação

Parte central deste processo foi a colaboração com a Alfarería Hernandez, que integra a Federação das Organizações Artesãs de Castilla y León (FOACAL), e o intenso processo de aprendizado junto à ceramista Vicen Hernandez. Esta alfarería (olaria) vem transmitindo o ofício há gerações, colaborando assim com a construção e a manutenção da tradição cerâmica. Esse projeto incluiu também jornadas de trabalho no ateliê do escultor Julio Galán, em Arévalo, que há mais de três décadas realiza esculturas monumentais que se espalham pelo entorno.

“Litificação é um conjunto de processos que convertem sedimentos em rocha consolidada, e o seu estudo chama-se litologia – ramo voltado à pesquisa das categorizações referentes aos tempos geológicos e seus processos de formação. Essa mostra parte desse pressuposto, onde a produção contemporânea pode integrar a comunicação entre uma instituição de arte, o barro e as histórias e tradições que a circundam”, conta Aldones Nino.

Escultura “Forma Humeda” (2022) integra a exposição “Alfarería del agua” / Foto: divulgação

Sobre Ayla Tavares

Nascida no Rio de Janeiro, Ayla Tavares é mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com especialização em produção cerâmica e arqueologia. Em seus trabalhos, investiga artefatos arqueológicos e sagrados, arquitetura e objetos do cotidiano, estabelecendo relações com diferentes camadas de tempo para pensar o dia a dia, a memória e a vida em comum. Compreendendo a materialidade com todas as suas complexidades, Tavares cria constelações de objetos sob outras ordens, gerando a partir desses novos corpos relações de estranhamento, especulação e narrativa.

Entre Tiempos

O programa de residência artística “Entre Tiempos” tem o objetivo de promover a circulação de artistas no pequeno município espanhol de Arévalo e seus arredores, histórica zona de produção artesanal. O projeto propõe uma investigação artística acerca de questões relacionadas à história, cultura e tradições da região, além de contribuir para a coesão social ao gerar espaços de conhecimento e confiança no contexto local, fortalecendo o sentimento de vínculo e pertencimento ao território. Em formato semelhante ao programa realizado pelo Instituto Inclusartiz no Rio de Janeiro, os artistas são auxiliados com apoio cultural personalizado, hospedagem, ateliê de trabalho e conexões com outros agentes culturais ao longo de um período de oito semanas.

O integrante da próxima edição do programa, que será realizada entre janeiro e março de 2023, será o artista Xadalu Tupã Jekupé, natural de Porto Alegre (RS).