Lisa Le Feuvre

BIOGRAFIA

Lisa Le Feuvre é curadora, escritora, editora e palestrante. Ela é a Diretora Executiva inaugural da Holt/Smithson Foundation, uma fundação de artistas dedicados a promover os legados criativos de Nancy Holt (1938-2014) e Robert Smithson (1938-73).

Concentrando-se na arte como uma força poderosa para reajustar as percepções, a pesquisa de Le Feuvre assume a forma de exposições, publicações, acervos e palestras públicas.  Empenhada em comunicar e testar ideias, ela organizou exposições em museus e galerias em toda a Europa, publicou seus textos em jornais e publicações internacionais, palestrou em museus e universidades em todo o mundo e desempenhou um papel fundamental na formação de organizações acadêmicas e artísticas.

Entre 2010 e 2017, Le Feuvre foi Chefe de Estudos de Escultura no Henry Moore Institute, uma parte da Henry Moore Foundation.  Dirigindo a parte de pesquisa da maior fundação de artistas da Europa, ela liderou um programa de educação, pesquisa, publicações e exposições. Ela foi curadora de exposições que incluem Jiro Takamatsu: The Temperature of Sculpture, The Body Extended: Sculpture and Prosthetics, Gego: Line as Object, Katrina Palmer: The Necropolitan Line e The Event Sculpture e editou o jornal do Instituto Essays on Sculpture.

Antes disso, ela foi co-curadora da exposição quinquenal British Art Show 7: In the Days of the Comet (2009-10) com Tom Morton, deu aulas no Programa de Pós-Graduação de Curadoria no Goldsmiths College (2004-10), liderou programa de arte contemporânea no National Maritime Museum (2005-09), e até 2004 foi Diretora de Curso do programa de pós-graduação em Política e Gestão de Artes no Birkbeck College, University of London.

Le Feuvre atuou no Comitê de Seleção do Prêmio Turner de 2018 e no Prêmio de Escultura Arnaldo Pomodoro de 2019; no painel de seleção do Pavilhão Britânico de 2015 na Bienal de Veneza; e no júri do primeiro Prêmio Hepworth de Escultura em 2016.  Ela é diretora não-executiva da Book Works e participa do Comitê Consultivo para a Vida dos Artistas, parte do programa de história oral Histórias de Vida Nacional da Biblioteca Britânica.

Twitter: @llefeuvre
Instagram: @lefeuvrelisa

PROJETO

Lisa Le Feuvre (Diretora Executiva da Holt/Smithson Foundation) convidou a artista Charlotte Prodger para se juntar a ela na Residência de Curadoria de 2019.  Atualmente, ela está pesquisando o interesse de Nancy Holt em viagens, sistemas e paisagens, com um interesse particular em seu trabalho de imagem em movimento.  Holt é uma referência importante para Prodger e, durante o tempo que elas passarão no Rio, elas vão pensar sobre o que significa olhar para os filmes de Holt hoje e vão apresentar uma série de exibições públicas.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ARTISTA

Museus e galerias

2017 – presente Diretora Executiva Inaugural, Holt/Smithson Fundação, EUA
2010–17 Chefe de Estudos de Escultura, Instituto Henry Moore, Reino Unido
2005–09 Curadora de Arte Contemporânea, Museu Marítimo Nacional, Reino Unido
2004–09 Codiretora, Uma Conversa em Muitas Partes, Reino Unido
2003–05 Coordenadora de Parknights, Galeria Serpentine, Reino Unido
2003–04 Curadora de Exposição, The Photographers ‘Gallery, Reino Unido (um ano de visita)
2002–03 Curadora de Programas Públicos, Tate Britain, Reino Unido (um ano de visita)
2001–04 Instrutora de Desenvolvimento Profissional de Artistas, Space Place, Reino Unido
2000 – presente Curadora independente e escritora
2000–01 Diretora Fundadora, Hoxton Distillery, Reino Unido
1997–2002 Organizador de Programa: Palestras e Eventos, The Photographers’ Gallery, Reino Unido Academia
2016–17 Supervisora de Doutorado:  University of the Arts, Londres
2015 Examinadora Externa:  PhD em Belas Artes, University of Leeds
2014 -17 Examinadora Externa: Programa de Curadoria, Royal College of Art, Londres 2015 Examinadora Externa: PhD em Belas Artes, Goldsmiths, University of Leeds
2013 Examinadora Externa: Mestrado em Belas Artes, Malmo Art Academy, Suécia 2012 Examinadora Externa: PhD em Belas Artes, Royal College of Art, Londres 2011 Examinadora Externa: Mestrado em Pesquisa, História da Arte, Edinburgh University
2006 -11 Examinadora Externa: Mestrado em Belas Artes, Ruskin School of Art, Oxford University 2004–10 Professora Sênior, Programa de Curadoria, Goldsmiths, University of London 2007–08 Professora, Mestrado em Arte Contemporânea, Sotheby’s Institute, Londres 2004–07 Professora, Bacharelado em Gestão de Artes, London Southbank University 1998–2004 Diretora de Curso, Mestrado em Política e Gestão de Artes, Birkbeck College, Londres 2002–03 Professora, Fundação de Arte e Design, Chelsea School of Art, Londres

Ensino, Treinamento e Residências

Residência de Curadoria do Instituto Inclusartiz, Brasil (em breve, 2019)
Seminário de Liderança de Aspen Institute of Artist-Endowed Foundations, University of Miami
Aula de Improvisação Keith Johnstone, Londres
Bolsa de Pesquisa do Instituto Henry Moore
Aula de Artes Eletrônicas e Digitais em Londres
Mestrado em Cultura Visual, Middlesex University
Diploma em Administração e Gestão de Arte, Instituto Roehampton
Bacharelado em Arquitetura, University of Westminster
Fundação em Ciências Sociais, University of Westminster 3

Afiliações atuais

Conselho Consultivo: Histórias de Vida da British Library National, Vidas dos Artistas, 2010-presente
Conselho Editorial:  Tate Etc, Londres
Embaixadora: Chelsea Arts Club Trust, Londres, 2011-presente
Curadora e Presidente do Comitê Consultivo dos EUA: Book Works, 2018-presente
Nomeadora: Prêmio de Escultura Nasher Center, Dallas 2015-presente
Nomeadora: Prêmio Jarman, Londres 2009-presente

Afiliações Concluídas

Júri: Prêmio Arnaldo Pomodoro Foundation, 2019
Júri: Prêmio Turner, 2018
Jurada: Prêmio Red Mansion 2017
Jurada: Prêmio Solo 2017
Conselheira: Royal Botanic Garden, Edimburgo 2017
Conselheira: Minha Arte / Sua Escultura 2015-17
Comitê de Seleção:  Birmingham Big Art Foundation 2017
Comitê de Seleção: Prêmio Hepworth Wakefield de Escultura 2016
Selecionadora: Mousse (edição 51): Exibições de 1985-1995
Painel de Seleção: Representação britânica na Venice Biennale 2015
Conselheira: Museu Nacional de Mulheres nas Artes, Washington, Mulheres para Observar 2015
Conselho Editorial: Arte na Tradução, Edimburgo, 2014-17
Jurada: Prêmio de Arte e Escultura da Woon Foundation, Newcastle 2014
Selecionadora: Prêmio Stephen Cripps / Acme Studio 2013
Nomeadora: Prêmio Paul Hamlyn 2013
Jurada: Prêmio Max Mara 2013
Jurada: Prêmio Mark Tanner de Escultura 2013
Jurada: Prêmio FUAM da Leeds University 2013
Conselheira: galerias emergentes internacionais na Feira de Arte Art First London 2012-13
Nomeadora: Armsden London Art Now 2012
Assessora: Prêmios dos Escritores da Warhol Foundation 2012
Conselheira: Herança no Lugar do Imposto 2012
Conselheira: Aquisições de Financiamento de Arte 2012
Comitê Diretivo:  Repensando o Centro de Pesquisa em Modernismos, Tate Liverpool 2011-13
Jurada: 176 / Aberto de Curadoria de Coleção Zabludowicz 2011
Curadora: Book Works 2010–15; Tesoureira: Book Works 2015-17
Jurada: Aberto de Claremont, Irlanda 2010
Curadora: Pavilion, Leeds 2009-14
Conselheira: The Arts Catalyst, Londres 2008–12
Avaliadora-Piloto de Avaliação do Conselho de Artes da Inglaterra 2008
Conselheira: Curadoria de Arquitetura, Goldsmiths College 2006–08
Painel de Financiamento Wellcome Trust SciArt 2005–07
Conselheira: Rede de Artistas de Axis 2005–07 4

Bolsas recebidas

14–18 ATUALMENTE: Comissões Centenárias da Primeira Guerra Mundial
Art Fund
artEDU Foundation
Conselho de Pesquisa em Artes e Humanidades
Conselho de Artes da Inglaterra
Associação de Historiadores da Arte
Fundação Cultural Austríaca
Conselho Britânico
Serviços de Artes de Camden
Chelsea Arts Club Trust
Creative Scotland
Fundação Anglo-Japonesa Daiwa
Fundação Erste
Fundación Cisneros
Prêmios de Financiamento
Fundação Cultural Federal Alemã
Fundo de Pesquisa Goldsmiths
Fundação Graham
Fundação Sasakawa da Grã-Bretanha Reino Unido
Fundação Henry Moore
Fundação James Cohen
Fundação do Japão
Câmara Municipal de Leeds
Leeds Art Fund
Mike Holland Trust
Instituto Cultural Romeno
Stanley Thomas Johnson Stiftung
Fundação Terra
O Conselho de Artes Suíço Pro Helvetia
Fundo de Subsídios para Compra V&A
Visiting Arts
Conselho Wakefield
Conselho Westminster
Festival Yorkshire
Outros apoios privados e anônimos

Projetos de curadoria selecionados

2017 Aleksandra Domanović: Votives
Instituto Henry Moore, Leeds
Jiro Takamatsu: A temperatura da escultura
Instituto Henry Moore, Leeds
2016 Eleanor Antin: ENTALHE: Uma escultura tradicional’ (1972)
Instituto Henry Moore, Leeds
Uma lição de escultura com John Latham
Bernard Aubertin, Marcel Broodthaers, Barry Flanagan, Mary Kelly, Yves Klein, John Latham, Gordon Matta-Clark, Annea Lockwood, Josiah McElheny, Cornelia Parker, Katie Paterson, Michelangelo Pistoletto, Carey Young
Instituto Henry Moore, Leeds
O Corpo Estendido; Escultura e Próteses
Bruce Angrave, Matthew Barney, Yael Bartana, Blatchford Ltd., Louise Bourgeois, Martin Boyce, Stuart Brisley, Anna Coleman Ladd, Francis Derwent Wood, Jacob Epstein, Charles & Ray Eames, James Gillingham. Heinrich Hoerle, Rebecca Horn, Michael Kienzer.
Wyndham Lewis, Alice Lex-Nerlinger, MacKay Ltd., Horace Nicholls, Walter Pichler, Oskar Schlemmer, Hugh Steeper Ltd., Rebecca Warren, Franz West
Instituto Henry Moore, Leeds
2015 Eileen Agar: Pré-fabricados naturais
Instituto Henry Moore, Leeds
Paul Neagu: Escultura Palpável
Instituto Henry Moore, Leeds
Katrina Palmer: A Linha Necropolitana
Instituto Henry Moore, Leeds
Christine Kozlov: Informações (com Jo Melvin e Pavel Pyš)
Instituto Henry Moore, Leeds 5
2014 Papéis de escultores do Instituto Henry Moore
Lawrence Bradshaw, Jacob Epstein, Rose Finn-Kelcey, Alfred Hardiman, Paul Neagu, Oscar Nemon, Neal White
Whitechapel Gallery, Londres
Thomas Houseago para a Yorkshire Sculpture Triangle, Leeds Art Gallery e Yorkshire Sculpture Park
The Event Sculpture
Lara Favaretto, Urs Fischer, Ceal Floyer, Simone Forti, Simon Martin, Anthony McCall, Maria Nordman, Tino Sehgal, Roman Signer
Instituto Henry Moore, Leeds
Ian Kiaer: Tooth House
Instituto Henry Moore, Leeds; Ponto Focal, Southend
D’Arcy Wentworth Thompson: Crescimento e Forma
Instituto Henry Moore, Leeds
Lygia Clark: Aviões Orgânicos
Instituto Henry Moore, Leeds; Fundação Henry Moore, Perry Green
2013 Robert Filliou: O Instituto das Possibilidades Infinitas
Instituto Henry Moore, Leeds
Dennis Oppenheim: Fábricas de Colisão de Pensamento
Instituto Henry Moore, Leeds
Gego: Linha como Objecto
Hamburger Kunsthalle, Stuttgart Kunstmuseum e Instituto Henry Moore, Leeds
2012 Michael Dean: Governo
Instituto Henry Moore, Leeds
John McCracken: ‘IV’ e ‘Neon’
Instituto Henry Moore, Leeds
Vlassis Caniaris: Composição
Instituto Henry Moore, Leeds
Sarah Lucas: Coisas Comuns
Instituto Henry Moore, Leeds
Paisagem em Escultura: Seis Interrupções de Filmes
National Film Theatre, Londres
Seleção de Salão
S1, Sheffield
2011 Henry Moore: Impressões e Portfólios
Instituto Henry Moore, Leeds, com David Mitchinson
Mario Merz: O Que é Para Ser Feito?
Instituto Henry Moore, Leeds e Bildmuseet, Umea, Suécia
Stephen Sutcliffe: Grande Sucesso
Stills, Edimburgo
2010 Alexander e Susan Maris: A busca da fidelidade (uma “retrospectiva”)
Stills, Edimburgo 6
História Parcial de Exposições de Donald Smith 1993-2010
Chelsea Space, Londres
Jeremy Millar: Entre outros
Plymouth Arts Centre
British Art Show 7: Nos Dias do Cometa (com Tom Morton)
Charles Avery, Karla Black, Becky Beasley, Juliette Blightman, Duncan Campbell, Varda Caivano, Spartacus Chetwynd, Steven Claydon, Cullinan Richards, Matthew Darbyshire, Milena Dragicevic, Luke Fowler, Michael Fullerton, Alasdair Gray, Brian Griffiths, Roger Hiorns, Ian Kiaer, Kirschner & Panos, Sarah Lucas, Christian Marclay, Simon Martin, Nathaniel Mellors, Haroon Mirza, David Noonan, The Otolith Group, Mick Peter, Gail Pickering, Olivia Plender, Elizabeth Price, Karin Ruggaber, Edgar Schmitz, Maaike Schoorel, George Shaw, Wolfgang Tillmans, Sue Tompkins, Phoebe Unwin, Tris Vonna Michell, Emily Wardill, Keith Wilson
Nottingham Contemporary; Museu do Castelo Nottingham; New Art Exchange
Hayward Gallery, Londres
CCA; Tramway; Gallery of Modern Art, Glasgow
Consórcio de Artes Plymouth
2009 Renée Green: Sonhos sem fim entre águas
Museu Marítimo Nacional, Londres
Jeremy Millar: Dado
Museu Marítimo Nacional, Londres
Joachim Koester: Protocolos Venenosos e Outras Histórias
Stills, Edimburgo
2008 Economias de Atenção: Lazer, Resistência, Desejo e Trabalho
Arte e Linguagem, Claire Barclay, Fiona Banner, Patrick Caulfield, Susan Collis, Dan Graham, Gary Hume, Emma Kay, Idris Khan, Michael Landy, Paul Lincoln, Jeremy Dellar. Gregory Green, Mona Hatoum, Richard McConnell, David Noonan, Toby Paterson, John Stzeaker, Keith Tyson, Rebecca Warren
Conselho de Artes do Escritório Nacional da Inglaterra, Londres
Simon Patterson: O Mundo Submarino e Outras Histórias
Museu Marítimo Nacional, Londres
Jem Finer: Longplayer
Observatório Real Greenwich, Museu Marítimo Nacional, Londres
2007 Esther Shalev-Gerz: Ecos na Memória
Museu Marítimo Nacional, Londres
Lawrence Weiner: Inerente na Linha Rhumb
Museu Marítimo Nacional, Londres
2006 Dan Holdsworth: Na Bora do Espaço Partes 1 a 3
Museu Marítimo Nacional, Londres; Stills, Edimburgo (2007)
Simon Faithfull: Iceblink
Stills, Edimburgo; Parkers Box, Nova York; Cell, Londres
Dennis Oppenheim: Recall
MOT, Londres
2005 Avalanche 1970-1976
Chelsea Space, Londres 7
2004 Hashem El Madani: Práticas de Estúdio (com Akram Zataari)
The Photographers’ Gallery, Londres; Sfeir-Semler Gallery, Beirute (2005); La Caixa Forum, Barcelona (2006)
Pierre Bourdieu: Na Argélia Testemunhos de desenraizamento (com Camera Austria)
The Photographers’ Gallery, Londres
Donovan Wylie: O Labirinto (com Magnum Photographs)
The Photographers’ Gallery, Londres
Prêmio de Fotografia Citigroup 2004
Robert Adams, Peter Fraser, David Goldblatt, Joel Sternfeld
The Photographers’ Gallery; Museum Kunst Palast, Düsseldorf
Mediterrâneo Entre Realidade e Utopia
Edouard-Denis Baldus, Gabriele Basilico, Bleda y Rosa, Christophe Bourguedieu, Martin Cole, Dmitris Constantin, Louis De Clerq, Ad van Denderen, Eric Fischl, Gunter Förg, Julie Ganzin, Eric Kessels, Jacques-Henri Lartigue, Rosell Meseguer, Vesna Pavlovic, Mark Räder, Guy Raz, Xavier Ribas, Youssef Safieddine, August Sander, Sebah & Joallier, Efrat Shvily, Joel Sternfeld, Enrico Verzaschi, Seçil Yersil
The Photographers’ Gallery, Londres
2003 Gordon Matta-Clark: O Espaço Entre
CCA, Glasgow; Architectural Association, Londres
Edgar Schmitz: i s o l a d o r
1000000mph Project Space, Londres
Per Hüttner: Eu Sou Um Curador
Chisenhale Gallery, Londres
2001 Simon Woolham
Hoxton Distillery, Londres
Richard Couzins
Hoxton Distillery, Londres
Neil Chapman & Steven Claydon
Hoxton Distillery, Londres
Perto de Você: Tom Gleeson e Claudine Hartzel
Hoxton Distillery, Londres
O Cartaz O Show
Tonico Lemos Auod, Steven Claydon & Neil Chapman, John Hanson & Richard Paul, Jens Kabbish. Marcelle Price, Yeu Lai Mo, Robert Wilson
Hoxton Distillery, Londres
2000 Cegueira de Sódio
Helen Couchman, Sarah Conway, Lyn Marsh, Vicki Wetherill, Shizuka Yokomizo
APT Gallery, Londres
A superfície reflexiva / onde você me encontrou?
Martyn Simpson, Shizuka Yokomizo, Anna Brag, Per Hüttner, Bengt Olof Johansson, Clifton Steinberg
Cable Factory, Helsinque; Fargfabriken, Estocolmo; Fotogalerie, Viena; Incubator, Londres; James Hockey Gallery, Farnham
Fotocine: David Shrigley e Gregory Crewdson
Curzon Soho, Londres; Clapham Picture House; Stratford East Picture House, Londres; Duke of York’s Picture House, Brighton; Exeter Picture House; Cambridge Picture House; Phoenix Picture House, Oxford 8

Convidada em Palestras/Seminários de A a Z.

A Arnolfini, Bristol; Arts Council England, Londres; Aspen Institute of Artist Fundação Endowed no MoMA PS1; Aspen Institute of Artist Endowed Foundation no Museu Whitney de Arte Americana; Aspex Gallery, Portsmouth
B Barbican Art Gallery, Londres; Bath Spa University; Bartlett School of Architecture, Londres; BBC Radio 3 e 4; Serviço Mundial da BBC; Book Works, Londres; British Council, Pequim
C Camberwell School of Arts, Londres; Camden Arts Centre, Londres; Cell Project Space, Londres; Centro de Humanidades, Graduate Center, City of New York University; Central Saint Martins School of Art, Londres; Chelsea School of Art and Design, Londres; Chisenhale Gallery, Londres; Christies Education, Londres; Common Guild, Glasgow; Contemporary Art Society, Londres; Cornerhouse, Manchester; Courtauld Institute of Art, Londres; Crawford College of Art and Design, Cork
D David Roberts Art Foundation, Londres; David Zwirner Gallery, Londres; Dia Art Foundation, Duncan of Jordanstone College of Art, Dundee
E Eastside Projects, Birmingham; Ecole de beaux arts, Paris
F Flat Time House, Londres; Folkestone Triennial
G Galerie M Bochum, Alemanha; Galleria Nazionale d’Arte Moderna, Roma; Glasgow School of Art; Glasgow University; Graduate Centre, City University of New York; Cidade da Cultura Guimarães 2012, Portugal
H Harris Museum, Preston; Hauser and Wirth, Zurique; Hay on Wye Literary Festival; Henry Moore Institute, Leeds; Henry Moore Studios and Gardens, Much Hadham; Humboldt University, Berlim
I ICA, Londres; Ingelby Gallery, Edimburgo; Inverleith House, Edimburgo
J Japan Foundation, Londres
K Kettles Yard, Cambridge; Kingsgate Gallery, Londres; Kunsthalle Fridericianum, Kassel
L Leeds Beckett University; Leeds Communities Foundation; Leeds School of Art; Leeds University; Lismore Castle Arts, Irlanda; Lisson Gallery, Londres; London College of Communication, Londres
M Malmo Art Academy, Suécia; Manchester Chinese Arts Centre; Manchester Art Gallery; Manchester Metropolitan University; Mead Gallery, Warwick Arts Centre; MiArt 2014, Milão; Modern Art Oxford; Museion, Bolzano, Itália; Museums Association Conference, Liverpool; Muzeum Narodowe, Varsóvia, Polônia; Muzeum Sztuki, Łódź, Polônia; Musashino University, Tóquio
N National Museum of Women in the Arts, Londres; New Art Gallery, Walsall; Newcastle University; Nomas Foundation, Roma; Nottingham Trent University; Nottingham Contemporary
P Periferico Centro Arte Contemporanea, Caracas; Pitt Rivers Museum, Oxford; Portikus, Frankfurt
Q Queensland College of Art, Brisbane
R Rational Rec, Londres; Resonance FM; Roehampton Institute, Londres; Royal Academy of Arts, Londres; Royal College of Art, Londres
S S1, Sheffield; Sabanci University, Istambul, Turquia; San Francisco Art Institute; Serpentine Gallery, Londres; Sheffield Hallam University; The Showroom, Londres; Simon Lee Gallery, Londres; Site Gallery, Sheffield; Slade School of Art, Londres; Städelschule, Frankfurt; Stills Gallery, Edimburgo; South London Gallery; Stroud Valley Arts; Sprueth Magers Gallery, Londres; Sudeley Castle
T Talbot Rice Gallery, Edimburgo; Tate Britain; Tate Modern; The Hepworth Wakefield; The Tetley, Leeds; Tirade Art Foundation, Timisoara, Romênia; Touchstones, Rochdale
U University College Dublin; Universität der Künste Berlim; University of Queensland Art Gallery, Brisbane; University of Salford
V Valand Art School, Gothenburg University, Suécia
W Western Washington University, Bellingham; Whitechapel Gallery, Londres; White Space Gallery, Londres; Wimbledon School of Art 9
Z Zabludowicz Collection, Londres

Contribuições selecionadas de revistas e periódicos

Art in America, Nova York
Art Forum, Nova York
Artists’ Newsletter, Newcastle
Art Monthly, Londres
Burlington, Londres
D<Tour, Londres
Ditched, Londres
Engage, Londres
Galleries, Londres
Index Estocolmo
KATALOG, Copenhagen
Lux on-line, Londres
Make, Londres
Map, Glasgow
Next Level, Londres
Parachute, Montreal
Tema Celeste, Milão
Time Out, Londres
The East newspaper, Londres
Tank, Londres
Themepark, Londres

Publicações escritas selecionadas

2019 Vidas dos Artistas: sobre Paul Neagu em Tate Etc 45; ISSN 1743-8853; pp101-103
Mario Merz: uma arte que importa
Hangar Bicocca, Milão [em breve]
Eva Rothschild: Adereços do Poder
Escócia na Veneza [em breve]
2018 Encenação/Objeto/Filme: considerando Robert Morris na Tate Gallery em 1971
em Escultura e Filme; Routledge; ISBN 9781409419389; pp 142-157
Linguagem e Objetos: A Gravidade de Katrina Palmer
em Katrina Palmer: The Coffin Jump; Yorkshire Sculpture Park; ISBN 9781908432407; pp13-18
‘Eu não sou um escultor’: essa escultura insatisfatória de Günther Förg’
em Günther Förg: Uma beleza frágil; Yale University Press; ISBN 9780300229226; pp111-144
”Bônus” ‘Estenda, exceda, melhore: prótese e escultura’
em Sportification: Eurovisões, Performatividade e Playgrounds 1965-99 Vianindustriae Publishing;
ISBN 9788897753292; pp101-5 (reimpressão editada do texto de 2016)
2017 ‘On Museo di Castelvecchio por Carlo Scarpa’
em Mousse 61: Em Exibição; Milão; ISSN 20352565; p73
David Magán: O Peso da Cor;
Galeriá Cayon; ISBN 9788469775332
Densidade Solta
em Michael Kienzer; Gerhard Marcks Haus; ISBN 9783868324204; pp58-93
‘Pública? Escultura?’
Art Monthly nº. 409; ISSN 01426702; pp11-15
‘Ajuste de Percepção’
em Jiro Takamatsu: A temperatura da escultura; Instituto Henry Moore; ISBN 9781905462599; pp10-32
‘Sobre o Fracasso do Artista’ (com Peter Lewis)
EM Beaux Artes de Paris; ISBN 9782840565055; pp87-103 10
‘Respostas: Giacometti e Arte Contemporânea’
em Alberto Giacometti; Tate Publishing; ISBN 9781849764605; pp84-87
‘Fatos Simples’
em Fred Sandback: Construções Verticais; David Zwirner Books; ISBN 9781941701577; pp40-47
‘A Escultura do Evento’
em Esculturas e Tempo nos Séculos 20 e 21; Böhlau Verlag; ISBN 9783412504533; pp161-180
‘Quatro Provocações sobre a Experiência do Fogo por Stephen Cripps’
em Stephen Cripps: Máquinas de Execução; Verlag fur Moderne Kunst; ISBN 9783903131910; pp19-24
2016 ‘Encontros’
em Sophia Yadong Hao e Edgar Schmitz (eds) Lugares e Ficções; Sternberg Press; ISBN 9783956790256; pp17-34
O Tempo de Uma Obra de Arte
em Katie Paterson; Locus+ / Kerber Verlag; ISBN 9783735602619; pp161-166
‘Estenda, exceda, melhore: Próteses e escultura’
Mousse 54; ISSN 20352565; pp61-69
‘Corpos Extensíveis’
Tate Etc, Edição 36: 977174388501836; pp61-67
‘Campo Gêmeo’
Em Anne Hardy: Campos/Campo Gêmeo; Common Guild ISBN 9780955858383; pp133-141
‘Hoje eu Falhei’
em Lara Favaretto: Processo de Envelhecimento; Sternberg Press; ISBN 9783956791666, pp178-190
‘Escultura Injustificada’
em Uma lição de escultura com John Latham; Instituto Henry Moore; ISBN 9781905462551, pp22-35
‘Do pensamento da ilha para o pensamento da água: Sonhos Infinitos Renée Green’s e Entre Águas’
em O Oceano Depois da Natureza; Curadores Independentes Internacionais; ISBN 9780916365936; pp44-45
2015 ‘IP’
em Matthew Darbyshire: Uma Exposição Para a Vida Moderna; Manchester Art Gallery;
ISBN 9780901673983; pp95-97
‘Colecionando Encontros’
em Colecionando para Amanhã: Novas Obras no Museion; em Museion; ISBN 97888983011; pp49-65
‘Dedos na Caixa de Fósforo / Mãos nas Luvas’
em Paul Neagu: Escultura Palpável; Instituto Henry Moore; ISBN 9781905462513; pp15-23
‘Falha na Utopia’
em Companhia Para Arte e Política; Routledge; ISBN 9780415645102; pp75-82
2014 em Contradição Flagrante’
em Nathan Coley; Hatje Canz; ISBN 9783775736756; pp8-19
‘Objetos Urgentes’
em Thomas Houseago: Meu Terno Genghis Khan; Xavier Hufkens; ISBN 9789491245084; pp4-7
‘Tooth House’
em Ian Kiaer: Tooth House; Instituto Henry Moore; ISBN 9781905462445 11
2013 ‘Criando Linhas na Escultura’
em Gego: Linha como Objeto; Hatje Cantz; ISBN 978377573740; pp30-51
‘Espaços de percepção: Esther Shalev-Gerz’s Deadalus’
em Esther Shalev-Gerz: A Arte Contemporânea de Confiar em Incertezas e Desdobrar Diálogos
Art and Theory Publishing, Estocolmo; ISBN 9879198087475; pp41-48
Livros e Escultura Lisa Le Feuvre e Fraser Muggerige’
em Ensaios sobre Escultura 67, ‘Escultura e Livro’
Instituto Henry Moore;ISBN 9781905462414
‘Tempo Presente’
em Artistas como Pesquisadores – Um Novo Paradigma Para a Educação Artística na Europa
Academy of the Fine Arts Helsinque; ISBN 9789515334695, pp171-189
2012 ‘O Milagre dos Objetos’, ou ‘O Vento Sopra Onde Quer’
em Michael Dean: Escritas Selecionados; Mousse/Fundação Henry Moore; ISBN 9788896501504; pp15-23,
‘Possibilidades presentes: o trabalho de Josiah McElheny‘
em Josiah McElheny: ‘O Passado Foi Uma Miragem Que Eu Deixei Para Trás’ Whitechapel Art Gallery; ISBN 9780854882014; pp15-26
‘Materiais Protagonistas’
em Mario Merz: O que deve ser feito?; Bildmuseet, Suécia; ISBN 9789174593556; pp11-41
‘Coisas Comuns’
Em Sarah Lucas: ‘Coisas Comuns’ Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462-391; pp8-16
Dupla culpabilidade/dupla subjetividade: Um Pequeno Filme Sobre A Guerra de Thomson e Craighead
Haus der Kunst
‘Fail Me’
Em Diário Anual de Cultura Visual:  O Poder do Fracasso; Fundação Bienal de Gwangju,
Coreia; pp123-142
2011 Mario Merz: O Que é Para Ser Feito?’
em Ensaios sobre Escultura 63, ‘Mario Merz: O Que é Para Ser Feito?’ Instituto Henry Moore;
ISBN 9781905462360
‘Coisas e Objetos’
em Thomas Houseago: O Que Desceu; Modern Art Oxford; ISBN 9781901352504
‘Exibindo a nova arte:  Op Losse Schroeven e quando as atitudes se tornam forma’
em Art Monthly; p35
2010 ‘Nada está escrito. Todos nós sabemos.  Não sabemos’
em Esther Shalev-Gerz’ Jeu de Paume, Paris; ISBN 9782849751879; pp24-35
‘Joachim Koester’
em 100 Artistas de Vídeo; Exit Publications; ISBN 9788493734701; pp254-257
‘Mudança Radical’
em Zineb Sedira: Sob o Céu e Sobre o Mar; Pori Art Museum, Finlândia; ISBN 9789525648188; pp40-59
‘Distúrbio de Excesso de Atenção’
em Oliver Godow; Stills, Edimburgo; folheto
‘Do pensamento da ilha para o pensamento da água: Sonhos Infinitos Renée Green’s e Entre Águas’
em Renée Green; Yerba Buena Center for the Arts / DAP; ISBN 9780982678909; pp16-23 12
British Art Show 7: Nos Dias do Cometa (co-autora com Tom Morton)
South Bank Centre, Londres; ISBN 9781853322860
Shelagh Cluett: Escultura 1977-1980
Chelsea Space; ISBN 9781906203467
‘Se no começo você não tiver sucesso… Comemore’
Tate Etc, Londres; Edição 18 – Primavera 2010 pp30-37
2009 ‘44’ em Simon Faithfull: Indo a lugar nenhum
Film and Video Umbrella; ISBN 9781904270317
‘Steve McQueen: Falhas de representação’
em Sons & Visões: Filmes e Vídeos de Artistas da Europa da última Década; Silvana Editorale; pp120-123
‘Falhas de fato e ficção’
em Anna Lucas: Pequena pena branca e o caçador; Commissions East, ISBN 9780954144746
‘Atenção amplificada’
em Quatro Exibições, HICA, Loch Ness; ISBN 0953217523; pp14-21
‘53º Bienal de Veneza: Criando Mundos’
Art Monthly Edição 328; pp25-26
2008 ‘Sem falhar’
em Adam Chodzko: Paroxigean Tide; Tate; ISBN 9781854378255; pp48- 56
‘Nada a Sessenta: Alguns Paradoxos E Parâmetros’
em Nada a Sessenta, Edição 1 / Maio, ICA, Londres; reimpresso em Nada a Sessenta: 60 Projetos / 6 Meses; ICA; ISBN 9781900300599; pp233-236
‘Eu Prefiro Não’
em Bill Beckley: Diálogos Ping Pong; Chelsea Space; ISBN 9781906203191; pp12-17
‘Noemi Lakmaier’
Camden Arts Centre; ISBN 9781900470827
‘Acconci, Graham, Nauman, Foucault’
em A Prisão Impossível: Um Leitor de Foucault; Nottingham Contemporary; pp26-27
‘Wolfgang Tillmans: Isqueiro/Manual’
Espuma, Inverno 2007/8; Edição 13; pp55-74
‘Fracasso da Arte’
Art Monthly, Londres; Fevereiro de 2008; número 313; pp5-8
‘Dennis Oppenheim: Dente e Unha’
Art Monthly Junho de 2008; número 317; pp36
Memória Seletiva: Pavilhão Escocês, Bienal de Veneza e Galeria Nacional de Arte Moderna da Escócia, Conselho de Artes Escocesas e Conselho Britânico; ISBN 9781851191642; pp98-101; reimpressão do texto de 2005
2007 ‘Possibilidades do Passado Para Um Museu Futuro:  Partes 1-15’
em Adam Chodzko; MAMBO /Skira, Milão; pp105-120 13
‘Funções Obsoletas e Duradouras’
em Estúdio de Artistas; Cultureshock Media; ISBN 0954699955; pp25-29
‘Navio fantasma’
em Chris Burden; Locus+ / Thames and Hudson, Londres; ISBN 1899377182; pp364-367
‘Cerith Wyn Evans: Quatro Prevenções: Descrevendo, Olhando, Repetindo, Encarando’
em Kunst/Art: Lufthansa Aviation Centre; Revolver; ISBN 9783865883841; pp140-151
‘Contando Histórias Cinco Vezes Sobre Simon Woolham’
em Simon Woolham: Fragmentos da Evidência; Parabola; ISBN 0954761774; pp10-22
‘Lembrando por Outro’
em A Mãe de Todas as Jornadas: Dinu Li; Dewi Lewis; ISBN 9781904587415; pp87-89
2006 ‘Arquitetura de Evento’
em Wolfgang Weileder: House-project; Ikon; ISBN 190486418X; pp73-97
‘Um Espaço de Desejo Ambivalente:  Uma Vida Cheia De Buracos de Yto Barrada – Projeto Strait’
no Prêmio Alemão Borse Photography de 2006; The Photographers’ Gallery; ISBN 0907879705; pp44-47
‘Descrevendo o Impossível’
em Stephen Farthing: Pintando o Atlântico; Chelsea Futurespace pp6-8
Aaron Plant
Catherine Clark Gallery; ISBN 0974354139; pp3-6
Sonhos de Calha
Chelsea School of Arts; ISBN 1870504840; pp12-166
‘Joel Sternfeld: Doce Terra’
Espuma Inverno 2006/7; Edição 9; pp35-44
‘Lisa Oppenheim: Perfil’
Art Monthly Novembro de 2006; edição 301; ISSN 01426702; pp32-33
‘A Instituição Interna’
Art Monthly Junho de 2006; edição 297; ISSN 01426726; pp7-10
‘Viagem no Tempo Urbana: Frações e Ilhas Flutuantes’
em Espécies de Espaços
Diffusion E-books series; Proboscis; ISBN 9781901540465
2005 ‘Flavia Muller Medeiros: Depende das Circunstâncias e das Pessoas’
Daniel Eatock; ISBN 0955119405
Eu Sou Um Curador
Föreningen Curatorial Mutiny; ISBN 9163151324; pp57-67
Esther Shalev-Gerz: Deadalu(s)
Fire Station, Dublin; ISBN 0953805514; pp23-25
Esther Shalev-Gerz
Kunstler: Kritshes Lexikon der Gegenwartskunst, Munique; ISSN 09341730 14
‘Sem Hora e Tédio: uma entrevista com Anthony Shapland’
em Algo da Noite: Pensamentos Sobre a Cidade; Leeds Art Gallery; ISBN 0901981702
2004 ‘Não Nada: Miles Thurlow’
in Local de Trabalho; Art Editions North, Newcastle; ISBN 1873757158; pp76-81
‘O Presente Contínuo’
em Anthony McCall: Instalações de Filmes; Mead Gallery; ISBN 0902683667; pp33-41
‘Avalanche 1970-6: Arte na Página’
Art Monthly Julho – Agosto de 2004; ISSN 01426702; pp7-10
Perfil: Lis Rhodes; LUX, Londres;
www.luxonline.org.uk/artists/lis_rhodes/essay(1).html
2003 ‘Jitka Hanzlová’
no Prêmio de Fotografia The Citibank 2003; The Photographers’ Gallery, Londres;
ISBN 0907879659; pp12-27
Gordon Matta-Clark: O Espaço Entre
Nazraeli Press, Arizona; ISBN 1590050495
Claudine Hartzel: Quem Está Jogando Dados Com o Universo
Streetlevel Photoworks, Glasgow; folheto

Entrevistas Publicadas Selecionadas 

2018 ‘Jupiter Artland: Um Convite Para Ouvir Histórias:  Maria Balshaw e Lisa Le Feuvre em Conversa’
em A Paisagem Generosa: 10 Anos de Júpiter Artland; Jupiter Artland Foundation;
ISBN 9780995783010; pp 13-20
‘Tudo é Escultura / Tudo é Escultura ?:  Uma Conversa entre Jordan Baseman, Jaspar Joseph-Lester e Lisa Le Feuvre’
em Tudo é Escultura: Construções Imateriais / Realidades Materiais; Ponto de Montagem;
ISBN 9780995769120; pp54-59
‘Cornelia Parker entrevistada por Lisa Le Feuvre: Coisas’
‘Dennis Oppenheim entrevistado por Lisa Le Feuvre: Exorcismos’
em Conversa sobre Arte 2 Art Monthly Interviews desde 2007; Ridinghouse; ISBN 9781909932425;
pp137-147; pp172-180
2017 ‘Contando Histórias: Emilia Kabakov entrevistada por Lisa Le Feuvre’
Art Monthly nº. 411; ISSN 01426702; pp11-15
2016 ‘Produto da Chance: Uma conversa com Pavel Büchler’
em Pavel Büchler: em Entre as cinzas; Ludion; ISBN 9789491819308; pp22-20
2015 ‘Virginia Overton e Lisa Le Feuvre’
em Virginia Overton; White Cube; ISBN 9781906072940; pp65-82
‘Uma Conversa Como Prelúdio’
EM Um Corte Um Arranhão Um Ponto; Cooper Gallery / Duncan of Jordanstone College of Art; ISBN 97819068320223; pp15-38
2014 ‘Exorcismos: Dennis Oppenheim entrevistado por Lisa Le Feuvre’
Art Monthly No. 373; pp3-4
2013 ‘Conversa: Caroline Douglas, Roger Hiorns e Adam Khan’
em Roger Hiorns: Apreensão 15
Southbank Centre, Londres; pp21-41
‘Lisa Le Feuvre e Angela Ferreira
em Angela Ferreira: Câmeras Políticas
Stills Edimburgo; pp25-31
Livros e Escultura Lisa Le Feuvre e Fraser Muggerige’
em Ensaios sobre Escultura 67, ‘Escultura e Livro’
Instituto Henry Moore;ISBN 9781905462414
‘Conversa entre Lisa Le Feuvre e Haroon Mirza’
Tectônico, o Museu Móvel, Sharjah; ISBN 9780957585300
2012 ‘Olhando Fotos: uma conversa entre Roger Palmer e Lisa Le Feuvre’
em Roger Palmer: Circulação
Fotohof, Viena, sem paginação; ISBN 9783902675651
2011 ‘Conversa entre Lisa Le Feuvre e Haroon Mirza’
em Haroon Mirza: Movimento
Lisson Gallery / Black Dog Publishing; ISBN 9781907317330
2009 ‘Sobre Estar Desconfortável De Novo’
em Laura White: As Coisas das Imagens
Castlefield Gallery; ISBN 9780955955716
2007 ‘Uma conversa com Mark Titchner’
em Vertigo: Mark Titchner / Marcel Duchamp
Chelsea Space; ISBN 9781906203009; pp6-25
‘Charles Danby e Lisa Le Feuvre: Espaços Entre Palavras
em A Invenção da Solidão, Parte II;
Aston and Horrox; ISBN 9780954974816; pp62-69
2006 ‘Conversa’
Em Beth Derbyshire: Mensagem
Thames and Hudson; ISBN 9780500512944; pp122-129

Publicações editadas selecionadas

2018 A Paisagem Generosa: 10 anos de Jupiter Artland
Jupiter Artland Foundation; ISBN 9780995783010
2017 Ensaios Sobre Escultura 78 ‘Katrina Palmer:  O Circo Que Viaja No Tempo
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462582
Ensaios sobre Escultura 77 ‘O Pai Dele Nunca Falou Sobre Coisas Assim:  A vida de Benedict Read em Escultura
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462575
Jiro Takamatsu: A temperatura da escultura
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462599
2016 Uma lição de escultura com John Latham
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462551
Ensaios sobre Escultura 75 ‘As virtudes das coisas’
Fundação Henry Moore; ISBN 97781905462544 16
Ensaios sobre Escultura 76 ‘Projetos de Escultura da Cidade 1972’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462568
2015 Arte na Tradução: A Questão da Escultura, Volume 7, Edição 3
Taylor & Francis Group; ISBN 1756-1310
Paul Neagu: Escultura Palpável
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462513
Ensaios sobre Escultura 72, ‘Um Estudo da Escultura Moderna Japonesa’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462489
Ensaios sobre Escultura 73, ‘’Arquivos Ativos’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462506
Ensaios sobre Escultura 74, ‘Christine Kozlov: Informação’
Fundação Henry Moore; ISBN 9778190546251
2014 Ian Kiaer: Tooth House
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462445
Carol Bove / Carlo Scarpa
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462469
Ensaios sobre Escultura 69, ‘’Vidas dos Artistas’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462438
Ensaios sobre Escultura 70, ‘D’Arcy Wentworth Thompson: Crescimento e Forma’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462452
Ensaios sobre Escultura 71 ‘Papéis de Escultores do Instituto Henry Moore’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462476
NOIT-2 / Burning
Flat Time House; ISBN 98719089713
2013 Ensaios sobre Escultura 67, ‘Escultura e Livros’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462414
Ensaios sobre Escultura 68, ‘Anton Lesseman, Uma Vida’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462421
2012 Ensaios sobre Escultura 64, ‘Phyllida Barlow: Cópias Ruins
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462384
Ensaios sobre Escultura 65, ‘Helen Chadwick: Ego Geometrica Sum’
Fundação Henry Moore; ISBN 978905462377
Ensaios sobre Escultura 64, ‘1913: A Forma do Tempo’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462407
2011 Ensaios sobre Escultura 63, ‘Mario Merz: O Que é Para Ser Feito?’
Fundação Henry Moore; ISBN 9781905462360
2010 Falha, Documentos da Arte Contemporânea
Whitechapel Gallery / MIT Press; ISBN 9780262514774 17
2006 Simon Faithfull: Iceblink
Book Works, Londres; ISBN 1870699920
Dialogue on-line journal: Dentro da Entrevista: Explorando as obras da entrevista do artista
Axis, Leeds; ISSN 1749-4990
2005 A História Inicial do Avalanche: 1968-1972
Chelsea Space; ISBN 1870540093
2004 Hashem El Madani
The Photographers’ Gallery, Londres / Arab Image Foundation, Beirute / Mind The Gap, Beirute;
ISBN 9953003238; vencedora do Prêmio John Kobal Photography Book
Prêmio de Fotografia Citigroup 2004
The Photographers’ Gallery, Londres; ISBN 090787967