EnglishPortuguese
EnglishPortuguese

Sobre o instituto

Fundado em 1997, o Instituto Inclusartiz é uma organização cultural sem fins lucrativos sediada no Rio de Janeiro cuja missão é promover iniciativas e alianças entre os setores público e privado, promovendo o diálogo e a integração social por meio da cultura e da educação.

O Instituto fundamenta todas as suas iniciativas na valorização da diversidade cultural e da sustentabilidade, aderindo também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Apoiamos o processo de formação de artistas em várias etapas de sua trajetória, por meio de residências nacionais e internacionais, desenvolvimento de exposições e outras experiências artísticas, por onde já passaram mais de trinta artistas e curadores, brasileiros e estrangeiros.

Acreditamos nos nossos artistas e no legado que eles deixam para a sociedade, como agentes multiplicadores da formação artística, levando oportunidades para jovens que não têm acesso ao mundo da arte. Valorizamos a inclusão de diferentes raças, gêneros, culturas e orientações sexuais. Incluir significa valorizar, apreender e respeitar essas diferenças.

CENTRO CULTURAL INCLUSARTIZ
NA GAMBOA/RJ

Sede Centro Cultural Inclusartiz

O INSTITUTO INCLUSARTIZ inicia uma nova fase com a mudança da sede para a região da Gamboa, zona portuária e coração da cidade do Rio. O Centro Cultural Inclusartiz, um pólo sociocultural e criativo, vai abrigar várias atividades nas áreas da arte, educação e sustentabilidade. A programação será orientada a partir dos núcleos: Residências; Educativo; Comunitário; Expositivo; Pesquisa & Publicações; Sustentabilidade & Engajamento Social.

O Casarão, um imóvel histórico datado de 1906, buscará servir como motor de desenvolvimento social realizando ações em prol da democratização da cultura em uma das regiões mais destacadas da cidade do Rio de Janeiro.

Os 600 metros quadrados irão funcionar como um vital centro de cultura contemporânea que reunirá distintos atores sociais que já atuam na região, a partir de programas públicos formatados em diálogo com as demandas locais de acesso e fruição.

Sede Centro Cultural Inclusartiz

Praça da Harmonia

Praça da Harmonia

Notícias

Em cartaz a partir de 9 de dezembro, Tekoa Xy “A terra de Tupã” traz cerca de 20obras de toda a carreira do artista e

Leia mais

Intitulado ‘Novo Poder’, projeto a ser inaugurado no dia 26 de novembro, no Palais de Tokyo, é um desdobramento de “Pardo é Papel”, mostra que

Leia mais

Encontro virtual debateu os desdobramentos da COP26 e sugerir propostas políticas concretas para o futuro Conhecido por sua forte atuação no universo da arte contemporânea,

Leia mais