
Mostra “Lua Coelho Negra” será aberta ao público no dia 2 de junho no centro cultural do instituto, no Rio de Janeiro Na sexta-feira, dia
Instituto sobre
Fundado em 1997, o Instituto Inclusartiz é uma organização cultural não governamental, sem fins lucrativos, sediada no Rio de Janeiro. A nossa ambição é promover a arte contemporânea global: um corredor artístico que possa interligar o mundo lusófono, por meio da formação de artistas, curadores, acadêmicos e patrocinadores ao longo de suas carreiras.
À frente de um dos mais prestigiados e completos programas de residências artísticas do país, o Inclusartiz já hospedou mais de trinta nomes do segmento, incluindo profissionais renomados, como Yuko Hasegawa (Japão), Hans Ulrich Obrist (Suíça), Amanda Abi Khalil (Líbano) Gerda Steiner & Jorg Lenzlinger (Suíça) e Valeska Soares (Brasil), além de talentos promissores, como Maxwell Alexandre (Brasil), Manauara Clandestina (Brasil), Vivian Caccuri (Brasil) e Xadalu Tupã Jekupé (Brasil).
Acreditamos no poder da arte para mudar vidas, como um ponto de partida para a transformação sociocultural, levando as melhores práticas às comunidades onde atuamos.
O INSTITUTO INCLUSARTIZ iniciou em 2021 uma nova fase com a inauguração de um centro cultural na Praça da Harmonia, na região da Gamboa, localizada na Zona Portuária, coração da cidade do Rio. O polo cultural e criativo abriga um conjunto de iniciativas nas áreas da arte, educação e sustentabilidade, com uma programação orientada a partir de núcleos diversos: residências artísticas; educativo; comunitário; expositivo; pesquisa & publicações; sustentabilidade e engajamento social.
O imponente casarão, um imóvel histórico datado de 1906, serve como motor de desenvolvimento social realizando ações em prol da democratização da cultura em uma das regiões mais destacadas da cidade do Rio de Janeiro. Os 600 metros quadrados funcionam como um vital centro de cultura contemporânea, com o objetivo de reunir distintos atores sociais que já atuam na região, a partir de programas públicos formatados em diálogo com as demandas locais de acesso e fruição.
Mostra “Lua Coelho Negra” será aberta ao público no dia 2 de junho no centro cultural do instituto, no Rio de Janeiro Na sexta-feira, dia
A primeira edição do projeto promove a pesquisa da artista carioca, que produziu a série “Ustão” de obras inéditas em cerâmica e desenhos, expostas do
O artista Marcos Roberto chegou ao Rio de Janeiro para passar uma temporada de um mês em residência artística no Centro Cultural Inclusartiz, na Gamboa.