Residentes

Manauara Clandestina

Brasil

Manauara Clandestina (Manaus) é uma artista cujo trabalho dialoga com novas perspectivas da vida travesti e questiona as condições das existências que as permeiam.

Nascida em Manaus, filha de um casal de pastores missionários, ainda pequena seguiu em missões, para o interior do Amazonas com sua família. Desde cedo cantava na igreja e ajudava na organização do teatro e outras expressões que cabiam no culto evangélico pentencostal. No retorno a Manaus, durante a adolescência, teve seu primeiro contato comum grupo de teatro amador, na qual semeou a sede de conhecer mais sobre performance. A vida clandestina a trouxe até a maior capital do país, e, no meio de uma transição e da necessidade de ser ouvida, nasce a Manauara Clandestina, como uma performer da noite. Hoje ainda performa, tendo expandido suas linguagens para além desse formato, desenvolvendo de maneira transversal seu trabalho como artista. Atualmente, além de sua pesquisa individual, se dedica à direção de criação de projetos junto à estilista Vicenta Perrotta.

Manauara Clandestina é a próxima artista em residência da Delfina Foundation, Londres, em parceria com o Instituto Inclusartiz durante o período de Setembro a Novembro de 2020.

OUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS ResidentesOUTROS Residentes