EnglishPortuguese

LESLIE SARDINIAS

Nascido em 1974, Leslie Sardinias se formou na National School of Fine Arts, em Havana (1994) e na Parsons The New School for Design, em Nova York (2000). Possui mestrado em design e animação. Após viver na Europa por muitos anos, Sardinias voltou para Nova York, onde mantém seu trabalho investigativo de pintura, animação e design. Participou exaustivamente de exposições individuais e em grupo, sendo a mais significativa a VII Bienal de Florença em 2001, onde recebeu o prêmio Lorenzo de Medici. Em 2012, Watching You, vídeo de animação de Sardinias, foi exibido em outdoors no Times Square de Nova York. O artista expôs individualmente no 8th Floor Museum em Nova York Aguas Malas, projeto focado em pintura e desenho e, mais recentemente, La Comunidad, no Museo de Arte Colonial, em Havana, Cuba, por ocasião da Bienal de Havana de 2015. Suas obras fazem parte de diversas coleções importantes em nível internacional, incluindo a Spanish Royal Collection, a coleção particular Alex Rosenberg e a coleção da Arte Viva Foundation. Seu trabalho foi exibido no National Museum of Fine Arts em Havana, Cuba; no Angel Museum em Segovia, Espanha; na Casa Lamm Collection na Cidade do México, México; no Deposito Bagagli Musei Vaticani, em Roma, Itália; e na coleção particular Shelley e Donald Rubin.

Compass Locator [Localizador de bússolas]

1º de setembro de 2013

Frances Reynolds tem o orgulho de apresentar novas obras de Leslie Sardinias durante sua residência no Rio de Janeiro, no Instituto Inclusartiz. A série Compass Locator discute a busca de um objetivo, e como a pesquisa é, frequentemente, mais importante do que o resultado. Ao pesquisar, nos concentramos no resultado e muitas vezes ignoramos o que já está ao redor de nós. Sardinias emprega materiais diferentes, em muitas camadas, para proporcionar riqueza aos trabalhos. As camadas imitam a estrutura da memória humana, cuja fragilidade leva ao esquecimento, à exclusão desnecessária, à redução ao mínimo e ao concreto. Nesse sentido, elas representam o fim do processo de formação da memória, no qual é possível ver apenas fragmentos do original no âmbito do resultado final.

Nessa série, o objeto é cercado por um universo composto de mapas, lugares, coisas, pessoas e emoções. Esses pontos formam um cosmos de mundo possível, onde se pode obter de maneira abstrata o que se deseja, mas nunca o resultado específico, pretendido. Por conseguinte, os títulos são apenas pontos de referência para a pesquisa: Compass Locator, Rio do Janeiro; ou Compass Locator, sad days [Localizador de bússolas, dias melancólicos]. A construção das obras é estruturada com um astrolábio, uma ferramenta historicamente usada por astrônomos e marinheiros, bem como com bússolas a laser, como as usadas em ambientes marinhos modernos. Essas composições são profundamente esclarecidas pelos significados simbólicos das cores primárias, com nuances originários tanto da emoção como da localização. A tristeza é transmitida em tons azuis, ao passo que o Rio de Janeiro é representado por verde, azul e amarelo. A cor amplifica a emoção da mensagem. As formas orgânicas das obras são influenciadas por Paul Klee e Malevich; pelos músicos Shostakovich, Philip Glass, Camille Saint-Sans e Sigur Ros; pelo designer Isamu Noguchi; pelos arquitetos Zaha Hadid e Calatrava; e pela dançarina Martha Graham.

Leslie Sardinias nasceu em Havana, Cuba, em 1977 e cresceu em Madri. Concluiu o mestrado em design e animação em 2000 na Parsons School of Art, em Nova York, onde atualmente reside e trabalha. Recebeu o título de Bacharel em Belas Artes da National Academy of Plastic Arts, em Havana,

Cuba. Expôs na Times Square Alliance durante o Frieze NY, em

2012, no Palacio del Conde de Lombillo e na Galeria Origenes durante a Bienal de Havana em 2006, além de galerias em nível internacional. Sua obra faz parte das coleções a seguir: Fundación ArtNexus, Casa Lamm, Museo de las  Americas  em Porto Rico,  the  Opus   Havana Collection  e  ArteViva  Foundation, entre outras.  Sua obra estará disponível na Johannes Vogt Gallery, estande E7, durante a Art Rio 2013.

Para obter mais detalhes e/ou agendar visitas ao estúdio, entre em contato com: Maria Garcia-Luben Iban Mariaglubeni@gmail.com ou Adriana Farietta @adriana@adrianafarietta.com

TRABALHO/PESQUISA

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O PROGRAMA

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error.